Vereadores reivindicam a finalização de obras em diversas regiões

Em 16, agosto, 2022
Vereadores reivindicam a finalização de obras em diversas regiões

Vitinho Grandão, Delza de Oliveira, Clovinho Sempre Junto e Celso do Alba relataram a situação em suas respectivas áreas de atuação

Na sessão ordinária de 16 de agosto, vereadores cobraram à Secretaria de Obras o término das atividades inacabadas em diversos pontos do município.

O vereador Vitinho Grandão (Solidariedade), que já havia mencionado a insatisfação dos moradores dos morros do Cacareco, Paraíso e Caraguatatuba, voltou a mencionar a situação dessas áreas e a falta de asfaltamento em uma rua do bairro Jardim da Paz. “Já vai fazer um ano que as ruas do Jardim da Paz foram asfaltadas e o Beco do Major continua na lama. Da ponte do Pilar até a ponte do Gramacho estão todas as obras paradas”, declarou Vitinho Grandão.

A vereadora Delza de Oliveira (Patriota) também cobrou a atuação da Secretaria de Obras no 1º Distrito de Duque de Caxias, ressaltando que muitas ruas do Centro estão esburacadas. “As ruas principais estão dando vergonha”, avaliou a vereadora.

Na tribuna, o vereador Clovinho Sempre Junto (Patriota) lembrou que as obras no Morro do Cacareco já perduram há cinco anos e fez um apelo à Prefeitura para que haja a conclusão da mesma. Além disso, ele agradeceu a obra de canalização realizada no canal Gaspar Ventura e solicitou a construção de um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e uma Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) para atender os moradores da região. “Não temos creche nenhuma, CRAS nenhum, UBS zero, mas temos muita vontade de transformar”, corroborou o presidente Celso do Alba (MDB) com pedido para que a Prefeitura dê celeridade ao término das obras.

Outras manifestações

O vereador Alex da Juliana do Táxi (MDB) trouxe à tribuna o relato dos mediadores escolares que atuam no município e tiveram seus contratos encerrados. O vereador externou a preocupação de que os alunos que precisam deste acompanhamento fiquem sem aulas durante esse período de ausência de contrato e, por isso, chamou a atenção da Secretaria de Educação para que haja uma rápida solução do caso.

Por meio do vereador Valdecy Nunes (Patriota), a Secretaria de Educação esclareceu que o contrato com os mediadores se encerra no dia 25 deste mês e que o processo de licitação está em andamento para reaver a contratação desses profissionais. De todo modo, está em vigor uma parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) para custear o salário destes funcionários enquanto a licitação não for concluída.

Na tribuna, o vereador Moisés Neguinho (PMB) abordou a importância da indicação de sua autoria para instalação de creche nos bairros Chacrinha e Vila São Luís.

Já o vereador Catiti (Avante) enalteceu a importância do Legislativo para a cidade de Duque de Caxias, citando o compromisso dos vereadores e dedicando sua fala especialmente ao vereador Claudio Thomaz (União Brasil). “Quando nos deparamos com tantos investimentos da Prefeitura, é sinal de que essa Casa está se pautando de maneira correta. Para políticas públicas chegarem ao Executivo, precisam passar pelo Legislativo”, afirmou o vereador.

Nivan Almeida (PT) aproveitou para ratificar a atuação do vereador Claudio Thomaz: “O vereador provocou no Executivo a atenção que aquela região de Jardim Leal e Gramacho precisavam há muito tempo. Essa relação permitiu que agora aquelas comunidades tenham um sentimento de progressão”.

Expediente do Dia
A pedido do presidente Celso do Alba, o vereador e primeiro-secretário Claudio Thomaz fez a leitura do Expediente do Dia, contendo Projeto de Lei, de Decreto Legislativo, Resolução, indicações e requerimentos.

Entre as matérias, estavam as indicações do vereador Marquinho da Pipa (MDB) para revitalização da Praça de Imbariê e construção de quadra poliesportiva no local, e da vereadora Rosinha Lima (MDB) para realizar o recapeamento asfáltico na Rua José Joaquim da Rocha, bairro Parque Felicidade.

Ordem do Dia
Na Ordem do Dia, quatro Projetos de Decreto Legislativo, de autoria dos vereadores Celso do Alba e Serginho (MDB), foram aprovados por unanimidade em dois turnos de discussão e votação, após pedido do vereador Aquiciley Filho (Republicanos).