Mesa Diretora comunica data para eleição de membros da Comissão de Ética da Câmara

Em 09, agosto, 2022

Votação acontece na próxima quinta-feira (11/08), após sessão ordinária

A pedido do presidente da Câmara, Celso do Alba (MDB), o vereador e primeiro-secretário, Claudio Thomaz (União Brasil), fez a leitura do Expediente do Dia da sessão plenária de 09/08, contendo indicações, requerimentos e comunicado. A Mesa Diretora informou ainda que, na próxima quinta-feira (11), após a realização da sessão ordinária, acontecerá a eleição para escolha dos membros da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Duque de Caxias.

Entre as indicações, estavam as sugestões dos vereadores Deise do Seu Dino (União Brasil) e Valdecy Nunes (Patriota) para, respectivamente, disponibilizar um Ônibus Itinerante Saúde da Mulher no bairro Pilar e reformar praça localizada no bairro Cangulo.

Manifestações dos vereadores
O vereador Aquiciley (Republicanos) iniciou os discursos abordando a importância do voto para o exercício da cidadania. “Nós temos esperança em um Brasil melhor”, enfatiza o vereador. O edil ainda alertou os munícipes sobre as inverdades proferidas durante a campanha eleitoral e deu uma dica para que os cidadãos analisem bem as propostas e pesquisem a vida dos candidatos.

Na tribuna, o vereador Claudio Thomaz relembrou indicação de sua autoria, protocolada no ano passado, para a instalação de um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) no bairro Gramacho, com a finalidade de atender também às famílias necessitadas de bairros vizinhos. O vereador repudiou a resposta negativa da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, recebida através de ofício.

Claudio Thomaz esclareceu que os moradores de Gramacho e dos bairros adjacentes não estão assistidos pelo CRAS, no bairro Centenário, conforme indicado pela Secretaria, devido à distância entre as regiões. A unidade sugerida pelo vereador seria, portanto, uma forma de facilitar o atendimento à comunidade local utilizando um ponto estratégico. “Só na região entre Gramacho, Jardim Leal, Bananal e Olavo Bilac temos mais de 50 mil moradores, ou seja, mais de 10 mil famílias para serem atendidas naquela pasta. Não poderia deixar de registrar o meu repúdio, indignação e minha revolta por tantas pessoas estarem desassistidas no município de Duque de Caxias”, justifica Claudio Thomaz.

Ordem do Dia

O primeiro-secretário Claudio Thomaz fez a leitura da mensagem de autoria do Poder Executivo que encaminha Projeto de Lei Complementar para alterar a redação do art.7º do Plano Diretor Urbanístico do Município de Duque de Caxias.

O presidente da Câmara colocou a mensagem em discussão, bem como Projeto de Lei de sua autoria e Projetos de Resolução de iniciativa dos vereadores Alex da Juliana do Táxi (MDB), Leide (Republicanos) e Serginho (MDB) concedendo títulos a cidadãos que contribuem para o desenvolvimento de Duque de Caxias. A pedido do vereador Alex da Juliana do Táxi, todas as matérias foram colocadas em 2ª discussão e votação, sendo aprovadas à unanimidade.