Vereadores debatem sobre a empregabilidade no município de Duque de Caxias

Em 24, maio, 2022
Vereadores debatem sobre a empregabilidade no município de Duque de Caxias

Mais apoio do Governo Federal e qualificação profissional foram citados nos discursos

O desemprego em Duque de Caxias foi um dos assuntos abordados pelos vereadores na sessão plenária de 24/05. Alex Freitas (SD) destacou a vocação logística do município, chamando a atenção para a proximidade com portos e aeroportos.

“Temos um índice muito grande de desemprego neste Estado e o que precisamos é fazer com que o Poder Público, o Governo do Estado e as prefeituras possam montar um plano estratégico para gerar emprego e renda à população”, enfatizou ele.

Alex Freitas apontou para jovens que buscam empregos na Reduc, porém, sem a qualificação necessária não são admitidos. “Precisamos investir na qualificação destes jovens. Não podemos perder os empregos da Reduc para outros estados”, disse o vereador, reiterado sua solicitação para a construção de uma Fundec, em Campos Elíseos, a fim de atender a demanda.

A preocupação contínua da administração municipal com os empregos para a população foi citada pelo vereador Marcos Tavares (PDT). “As políticas públicas para a geração de emprego no município de Duque de Caxias têm sido referências para todo o Estado, como o Programa Primeira Chance, a Sala do Empreendedor, etc. Evidente que precisamos avançar ainda mais e tenho certeza que vamos conseguir este objetivo”.

Para o vereador Nivan Almeida (PT), falta de apoio do Governo Federal, mas mesmo assim, o município tem caminhado, principalmente, com a Fundec. “Já capacitamos mais de 130 mil moradores de Duque de Caxias e adjacências. A atuação desta fundação vai ao encontro justamente do que a gente vem trabalhando nesta Casa”, explicou ele.

Ainda de acordo com Nivan, Duque de Caxias é a cidade que mais emprega no Estado do Rio de Janeiro. “A empregabilidade na nossa cidade se faz através de investimentos e eles chegam quando o governo municipal abre as portas para as empresas e aos empreendedores”, concluiu.

Causa animal

As políticas públicas para a causa animal foram destaques na fala do vereador Marcos Tavares. O ex-secretário comentou as diversas ações realizadas pela pasta e o cumprimento, por parte do Executivo, que as tornaram possíveis. Contudo, disse que algumas pessoas o criticam pela sua atuação.

Ele foi veemente ao falar que, em nenhum momento, sobrepôs este setor a outros e que, inclusive, dedicou-se a todos com o mesmo empenho. “Não deixei de desenvolver o trabalho que sempre fiz na busca da garantia do direito à saúde, continuo fiscalizando as unidades de saúde, cobrando do Poder Público um atendimento cada vez melhor e os resultados estão aí”.

O vereador Nivan Almeida corroborou com as palavras de Marcos Tavares. “O que incomoda alguns que tiveram a oportunidade deles como homens públicos e, hoje, optaram pela iniciativa privada, é que eles vêm com um discurso retrógrado, covarde e inoperante”.

Para Catiti (Avante), a atuação de Marcos Tavares na Secretaria de Meio Ambiente e Causa Animal é referência para outros municípios. Ele alertou para o atendimento que, em breve, poderá ser feito no Hospital Veterinário, gratuitamente.

“Esse número tão alto de abandono se dá por conta da falta do equipamento público que já está pronto nesta cidade. Realmente, que tem seu pet sabe. São explorados a preços abusivos”, explanou Catiti, parabenizando Marcos Tavares pelo projeto.

O presidente Celso do Alba (MDB) enalteceu os trabalhos do ex-secretário de Meio Ambiente e Causa Animal e ressaltou que a Câmara está ao seu lado, defendendo suas ações. “O oportunista nunca faz nada, mas quando alguém tira do papel projetos que jamais seriam postos em prática, ele aparece para oprimir, usa o fake e pagar matéria para denegrir”.

O vereador Marcos Tavares agradeceu a confiança do ex-prefeito Washington Reis e do prefeito Wilson Reis em seus trabalhos, destacando que a política precisa entregar resultados à população.

Medalha Tiradentes

Os vereadores parabenizaram o presidente Celso do Alba pelo recebimento da Medalha Tiradentes das mãos do deputado estadual, Rosenverg Reis (MDB), na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), no dia 23/05. Esta é a mais alta honraria concedida pela Casa. Celso do Alba agradeceu o reconhecimento, dividindo com os demais vereadores.

“Este parlamento tem demonstrado a sinergia com o Executivo nas obras assertivas em nossa cidade. A medalha eu dedico a todos os edis desta Casa que, juntos, estamos dando sustentabilidade ao governo tanto de Washington Reis quanto agora com o prefeito Wilson Reis”, destacou o presidente.

Expediente do Dia

No Expediente do Dia, o secretário Nivan Almeida fez a leitura dos projetos, requerimentos e indicações dos vereadores. Também leu o ofício do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) comunicando ao presidente da Casa, Celso do Alba, o parecer prévio favorável com ressalvas e determinações sobre as contas de governo do chefe do Poder Executivo do município referente ao exercício financeiro de 2015.

Ordem do Dia

Ainda na sessão plenária de 24/05, o vereador Nivan Almeida fez a leitura dos pareceres dos projetos que estavam em primeira discussão e votação. Todos foram aprovados à unanimidade. A pedido do vereador Michel Vila Nova (PSDB), eles foram colocados em segunda discussão e votação, sendo novamente aprovados à unanimidade.

Fotos: Art Vídeo/ Victor Hugo