Vereadores questionam atuação de cooperativa que presta serviços à Secretaria de Educação

A situação da Linha Vermelha também foi discutida em plenário

Na sessão plenária de 19/05, presidida por Celso do Alba (MDB) e secretariada por Nivan Almeida (PT), os vereadores de Duque de Caxias apresentaram Projetos de Decretos Legislativos, indicações ao Executivo e requerimentos.

Nas manifestações da tribuna, o vereador Marcos Tavares (PDT) comentou sobre seu requerimento feito à Cooperativa Central do Trabalho LTDA (Cootrab) que presta serviços à Secretaria Municipal de Educação. “Perseguição, fraude, incompatibilidade. Na verdade, essa cooperativa é uma farsa para poder maquiar e esconder a relação empregatícia”, disse ele.

No ano passado, o vereador Alex Freitas (SD) destacou o recebimento de denúncias sobre possíveis irregularidades cometidas pela prestadora de serviços e chegou a encaminhar um ofício à Secretaria Municipal de Educação, cobrando informações sobre a veracidade ou não das denúncias.

“Desde 2021, nós estamos aqui denunciando, alertando e pedindo. Já fiz apelo ao Executivo para tirar esta cooperativa, colocar uma empresa, assinar a carteira dos funcionários. Fiz novo apelo ao prefeito Wilson Reis para que retire essa cooperativa”, ressaltou Alex, cobrando os direitos dos trabalhadores.

A garantia dos direitos dos trabalhadores foi abordada pelo vereador Catiti (Avante). “Quando se fala de trabalhador, se fala em dignidade. Quando o servidor é desligado desta cooperativa, ele não recebe nada, nenhum tipo de direito. Temos que abolir este tipo de contratação em nossa cidade”.

A vereadora Delza de Oliveira (Patriota) chamou a atenção do Executivo para a questão. “É um absurdo esta contratação em que o funcionário não tem direito a nada. As pessoas trabalham e querem os seus direitos”.

O vereador Marcos Tavares enfatizou a necessidade de convidar os servidores que foram desligados pela Cootrab para que possam dar esclarecimentos sobre as situações vividas no período em que estavam trabalhando. “Peço à Mesa que oficialize no Ministério Público do Trabalho para obter informações sobre a cooperativa para que a gente tenha um embasamento legal para dar as respostas necessárias”, explicou ele.

Linha Vermelha

O vereador Alex Freitas reiterou sobre a precariedade dos transportes municipal e estadual e a mobilidade urbana. “Percorremos vários municípios da Baixada Fluminense e detectamos que o sistema de transporte do Rio de janeiro é um dos piores do Brasil”, disse ele, apontando para a situação da Linha Vermelha, cuja administração foi repassada para a Prefeitura do Rio de Janeiro.

“Da Ilha do Governador para o centro do Rio, temos outra rodovia, iluminada com pavimentação, manutenção. Já da Ilha para a Baixada, temos completo descaso e abandono”, disse ele repudiando o que chamou de “manobras que o Estado tem feito” ao repassar a rodovia para uma prefeitura, sendo que ela corta outros dois municípios.

O vereador Catiti também ressaltou sua indignação com a situação em que se encontra a rodovia. “Discordo da administração da Linha Vermelha pela Prefeitura do Rio. É inadmissível uma rodovia tão importante ser tão maltratada”, contestou Catiti, enfatizando ter feito diversas solicitações de melhorias”.

Assistência Social

Com as temperaturas baixas, a preocupação com a população de rua deve ser redobrada. O vereador Catiti chamou a atenção da Secretaria Municipal de Assistência Social. “As previsões meteorológicas apontam que os próximos dias serão muito frios. É preciso providências para os moradores em situação de rua. Temos que estar atentos para oferecer o tratamento adequado a eles”, disse Catiti.

Delza de Oliveira reforçou o discurso de Catiti. “Peço que a Secretaria de Assistência Social veja esta situação com carinho e que não fique se preocupando em demitir pessoas que fizeram o Processo Seletivo Simplificado ou transferir pessoas para prejudicá-las. Isso se chama perseguição”, destacou a vereadora, alertando que a secretaria deve fazer o papel dela que é de assistir os moradores de Duque de Caxias.

Educação

A creche a ser implantada na Vila Operária foi o assunto da vereadora Rosinha Lima (MDB) na tribuna. “Vai beneficiar várias crianças e as mães que precisam colocar os seus filhos em uma creche”, comemorou ela.

A vereadora Delza de Oliveira parabenizou Rosinha por ter sua demanda atendida e salientou que aguarda a construção de mais creches. “Estou cobrando mais creche e tenho certeza de que serão feitas porque o Executivo se empenha em um futuro melhor para nossas crianças”