Sessão solene celebra o Dia da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

Em 13, maio, 2022
Sessão solene celebra o Dia da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

Homenageados

Os vereadores Catiti (Avante), Moisés Neguinho (PMB) e Alex da Juliana do Táxi (MDB) outorgaram moções àqueles que prezam pela segurança de toda a sociedade

No dia 13/05, os vereadores Catiti (Avante), Moisés Neguinho (PMB) e Alex da Juliana do Táxi (MDB) prestaram homenagens aos policiais militares ativos e reformados.

A cerimônia teve o objetivo de comemorar o Dia da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, criada oficialmente por meio de decreto, assinado em 13/05/1809, pelo Príncipe Regente Dom João VI, data de seu aniversário.

O documento estabelecia a então Divisão Militar da Guarda Real de Polícia da Corte. Esta norma é considerada a certidão de nascimento da PMERJ e também a origem da primeira Polícia Ostensiva do Brasil.

Presidindo a sessão, o vereador Catiti ressaltou a atuação da Polícia Militar. “É uma instituição sólida que, há 213 anos, vem defendendo a sociedade. Eles têm que combater o mal e também são vítimas da própria sociedade que defendem”, disse o vereador, lembrando que a data de 13 de maio tem a relevância da Abolição da Escravatura e que é preciso avanços na questão do racismo e do preconceito com a população negra.

Para o vereador Moisés Neguinho, que é policial militar, o momento foi de agradecimento aos amigos que arriscam suas vidas para proteger a sociedade. “Eu me sinto lisonjeado com esta homenagem a cada policial que esteve aqui que, todos os dias eles fazem o melhor para a sociedade de Duque de Caxias”.

O vereador Alex da Juliana do Táxi falou da valorização dos profissionais da segurança pública. “É muito importante destacar esse trabalho da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. É muito importante destacar o trabalho do 15º Batalhão da Polícia Militar aqui, do nosso município”.

A ex-vereadora Juliana do Táxi também salientou a importância de reconhecer os trabalhos da Polícia Militar. “São 213 anos e, a cada ano que passa, a Polícia Militar vem sendo muito desvalorizada, mas aqui, em Duque de Caxias, a gente tem vereadores de base que estão honrando, como hoje, para lembrar dos policiais”.

Os três vereadores fizeram as entregas das Moções de Aplausos e os presentes acompanharam os discursos de Jorge Batista da Silveira Junior que falou em nome dos homenageados de Alex da Juliana do Táxi; tenente-coronel José Maurício da Silva, agraciado pelo vereador Moisés Neguinho e coronel Melo que recebeu a moção das mãos do vereador Catiti.

O ex-comandante do 15º Batalhão da PM, Coronel Melo, fez uma breve explanação do Dia da Polícia Militar do Rio de Janeiro e do orgulho de ser policial. “É um dia muito feliz para todos, nós, policiais. São 213 anos de uma instituição que vem trabalhando muito, batalhando muito e é muito bom a gente ter esse reconhecimento aqui, nesta Casa do Povo”.

Estiveram presentes na sessão solene, integrantes do Programa Segurança Presente, policiais civis, os ex-vereadores Jana do Coronel Melo, Cowboy Beleza e Marquinho Dentista, a colunista social do Jornal Independência, Zuly Barcelos, familiares e amigos dos homenageados. A cerimônia foi encerrada com o Hino da Polícia Militar que emocionou os policiais e convidados.