Vereador Alex Freitas homenageia o Reisado Flor do Oriente

Em 12, maio, 2022
Vereador Alex Freitas homenageia o Reisado Flor do Oriente

Há 150 anos, cinco gerações de uma mesma família carregam a bandeira e mantém viva a tradição

No dia 12/05, o plenário da Câmara de Duque de Caxias recebeu a Folia de Reis Flor do Oriente. O grupo, que completou 150 anos, foi homenageado pelo vereador Alex Freitas (SD) com a Moção de Congratulações e com a Medalha Francisco Carlos Maciel. Seus integrantes também receberam moções e títulos.

“É uma história da nossa cidade. A gente tem que incentivar a cultura. É o reconhecimento da luta deles de manter a tradição, passando por gerações. Estou feliz e emocionado. É muito gratificante”, justificou o vereador a sua homenagem.

A Folia de Reis Flor do Oriente é uma das mais antiga do Brasil em atividade e está na sua quinta geração. Fundada em 1872, em Minas Gerais, e com sede em Duque de Caxias, tem a responsabilidade de manter viva a tradição que chegou ao Brasil no século XVI com a colonização. Tombada em 2016 como Patrimônio Cultural e Imaterial do município, agora a Folia de Reis recebe mais um reconhecimento.

“Isso representa uma conquista, uma vitória. Há muitos anos, minha família luta por qualquer que seja o reconhecimento e conseguimos agora, dentro desta Casa. Acreditamos que, daqui por diante, seremos mais notados”, disse o mestre Rogério Silva de Moraes, agradecendo a iniciativa do vereador Alex Freitas.

A alferes Leonor Moraes, a Nôra, falou dos desafios de manter a Folia de Reis. “A emoção é grande. Eu acompanho o dia a dia, a luta, não só da minha bandeira. Venho lutando bastante para não morrer. Aqui, em Caxias, existiam 48 grupos, agora, são três”, destacou ela que, em vários momentos, chegou a se emocionar. Leonor também recebeu das mãos da mestre responsável da Folia Sagrada Família da Mangueira, Eliane, a coroa dos Reis Magos.

O presidente da Comissão Fluminense de Folclore e padrinho da Folia de Reis Flor do Oriente, Afonso Furtado, contou um pouco da história do grupo, dos amigos e mostrou o quanto é importante manter a tradição. “A Folia de Reis é o ritual do catolicismo e tem uma devoção muito profunda nos três reis magos”, disse ele reverenciando a bandeira.

Criada em meio à Folia de Reis, Neusa Morais dos Santos, homenageada com a Moção de Congratulações, falou emocionada da importância de se preservar a história. “A Flor do Oriente nunca vai morrer. Só tenho a agradecer aos Santos Reis, a São Sebastião e a toda minha família por todo o sacrifício que fazem por esta Folia de Reis”.

A jovem Marília Souza de Moraes lembrou do bisavô e do avô que lutaram para dar visibilidade à Folia de Reis e apontou algumas dificuldades. “A gente precisa de ajuda para as roupas, condução. Mas eu me sinto muito feliz em fazer parte, com a minha família, desta cultura”.

Após a entrega das honrarias, os presentes assistiram à apresentação do Reisado Flor do Oriente. O vereador Alex Freitas reiterou a satisfação de homenagear o grupo e explicou que irá dar entrada, na Câmara, com um Projeto de Lei para a instituição da Medalha Marcos Vicente de Moraes para homenagear as folias de reis.

“Estou muito feliz de poder homenagear a Folia de Reis Flor do Oriente e de ver alguns jovens participando. Isso é importante para que todos nós possamos manter a tradição e a cultura. É uma homenagem justa”, disse o vereador.

Fotos: Art Vídeo/ Victor Hugo