Vereadores reiteram problemas com a distribuição de água no município

Em 12, maio, 2022
Vereadores reiteram problemas com a distribuição de água no município

Segundo os parlamentares, a Empresa Águas do Rio ainda não apresentou dados concretos e cronograma de suas atividades

Os serviços prestados pela empresa Águas do Rio, em Duque de Caxias, voltaram a ser abordados pelos vereadores, na sessão plenária de 12/05, presidida por Celso do Alba (MDB). O primeiro a se manifestar na tribuna sobre o assunto foi o vereador do Avante, Catiti, que colocou seu gabinete à disposição daqueles que sentem lesados pela empresa.

Para Catiti, a situação passou dos limites. “Vamos entrar com uma ação judicial coletiva contra a Águas do Rio por estar enganando a população. Ela está cobrando por aquilo que ela não consegue oferecer. É inadmissível o cidadão não receber a água, receber a conta antecipada e ter que pagar pelo serviço que não é prestado”, explicou.

O vereador Nivan Almeida (PT) comentou sobre as dificuldades que os moradores do 2º Distrito estão passando em relação à água. “Quero trazer também a insatisfação de alguns moradores do 3º Distrito, especialmente, de Santa Cruz da Serra, que têm recebido contas sem o devido abastecimento de água”, destacou ele.

A demora na prestação de informações e de serviços foi questionada pelo vereador Alex Freitas (SD). “Várias comunidades que estão há cinco, seis dias sem água e a Águas do Rio, em momento nenhum, apresenta o cronograma de manobra, fala da tarifa social ou de que as comunidades terão água com pressão suficiente”, disse o vereador.

O vereador Marcos Tavares (Avante) foi enfático em sua manifestação ao dizer que repudia as ações de empresas que prometem a realização de melhorias e não cumprem. Foi prometida a solução de todos os problemas. A Cedae foi leiloada, consta no edital que eles seriam obrigados a fazer o investimento em nosso município”.

Tavares repudiou a atuação não apenas da Águas do Rio como também da Light, no município e traçou um paralelo das ações realizadas pela administração municipal com a estadual e a da União. “Muitas das indicações, das leis aprovadas aqui, nesta Casa Legislativa, o sempre prefeito Washington Reis viabilizou. A saúde virou referência em todo o estado. Foram inúmeras conquistas. Mas quando se tratam das competências estaduais e federal, elas deixam a desejar”.

O vereador Nivan novamente interviu para salientar as consequências das privatizações de empresas. “É muito ruim as privatizações que aconteceram da forma como foram, sem dar legitimidade ao Estado e, as Agências Reguladoras não funcionam”.

Segurança

O assassinato do segundo-sargento da Marinha do Brasil, Raphael da Silva Celestino, em São Gonçalo, foi abordado pelo vereador Aquiciley Filho (Republicanos) na sessão plenária de 12/05. Solidarizando com a família, Aquiciley fez um alerta. “Já passou da hora de termos uma mudança no Código Penal Brasileiro. Se os assassinos forem capturados, em breve, estarão nas ruas novamente”.

Dia do Enfermeiro

Em suas manifestações, os vereadores citaram sobre o Dia do Enfermeiro, comemorado neste 12/05. “Os enfermeiros fazem a diferença. Trabalham com o coração, salvando vidas, auxiliando o corpo médico. Nosso total agradecimento a esta classe tão valiosa”, disse o presidente Celso do Alba.

Alex da Juliana do Táxi (MDB) “Tenho uma irmã que pertence a esta classe e tenho o maior dos enfermeiros que lutaram bravamente na pandemia e não recuaram um minuto sequer”, disse ele, ressaltando a recente aprovação da Lei nº 2564/20, aprovado pelo Câmara dos Deputados, no dia 04/05, criando o piso salarial de enfermeiros, técnicos de enfermagem e parteiras.

O vereador Nivan Almeida complementou a fala de Alex, chamando a atenção para o cumprimento da lei e da valorização da categoria. “O momento da pandemia deu uma demonstração para que sociedade pudesse entender realmente a importância do técnico, do auxiliar, do enfermeiro que estão 24h ao lado dos pacientes”.

Dia da Abolição da Escravatura

Outra data importante foi comentada pelo vereador Catiti: 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura. A data remete à assinatura da Lei Áurea, pela Princesa Isabel, que colocou fim à escravidão no Brasil. Porém, mesmo tendo passados 134 anos, ainda é preciso avançar.

“Quando falamos em libertação, precisamos ainda reconhecer esta liberdade. A data simboliza a nossa luta por conquistas, através do nosso trabalho. O negro deu o seu suor, a sua vida e seu sofrimento para reerguer este país”, destacou Catiti.

Fundec

O vereador Alex da Juliana do Táxi também solicitou informações sobre a Fundec. “A gente não consegue ter respostas, ter prazos. Infelizmente, a gente vê o presidente caminhando para um lado, o secretário para outro. Quero entender se é um governo só, se tem divisão”.

O presidente Celso do Alba informou que a Câmara já está apurando os fatos e que o presidente da Fundec, Jonas Santana, esteve na Casa no dia 11/05 atendendo o convite dos vereadores Claudio Thomas (União Brasil), Marcos Tavares (Avante) e Serginho (MDB) para prestar esclarecimentos sobre as ações de ampliação da fundação.

Alex Freitas que, inclusive questionou o decreto que trata da Fundec como autarquia falou da importância de se apurar as informações com mais agilidade. “Desde o ano de 2021, venho questionando ações da Secretaria de Ciência e Tecnologia. Discrepância entre números de alunos atendidos e funcionários, problemas com remanejamento de funcionários e de instalações de unidades da Fundec, entre outros”.

Supervia

Outro assunto que chamou a atenção do vereador Alex Freitas foi sobre os constantes problemas envolvendo a Supervia, principalmente, no ramal Gramacho/ Saracuruna. “A Supervia, além de não prestar o serviço, não respeita os cidadãos desta cidade. Temos um problema crônico no ramal de Saracuruna. Os moradores têm que fazer duas baldeações e as dependências das estações não possuem banheiros, acessibilidade”, reclamou o vereador, apontando urgência de providências do Estado.

“Destaco o seu empenho por sempre lembrar destas dificuldades. Passamos pelo mesmo problema em Para Angélica, Santa Lúcia, Imbariê. O trem que vem da Vila Inhomirim é um desrespeito. A gente começou esta luta há muito tempo e ainda não temos respostas”, enfatizou o vereador Nivan Almeida, apontando também para solicitações feitas pelo vereador Marcos Tavares.

“Todos os dias, vemos notícias sobre os problemas que a população do Rio, principalmente, da Baixada Fluminense, sofre com este transporte de péssima qualidade, hoje, na gestão da Supervia”, apontou Catiti para o desrespeito com os usuários do ramal Gramacho/ Saracuruna e dos constantes furtos de cabos que interrompem as viagens.

A situação do Arco Metropolitano também foi citada pelo vereador Alex Freitas. O vereador pediu melhorias na estrada que está com a iluminação precária, colocando em risco a segurança dos motoristas. “Quero chamar a atenção do Governo do Estado para que possa dar uma definição sobre o Arco Metropolitano. Temos uma rodovia completamente escura, sem policiamento, que causa muita insegurança aos motoristas”, disse ele, alertando que preciso providências urgentes do Governo do Estado, Secretaria de Transportes e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Fabinho Martins vai para a Secretaria dos Direitos da Terceira Idade

O secretário da Mesa Diretora, Claudio Thomaz (União Brasil), fez a leitura do processo do vereador Marquinho Dentista, do mesmo partido, requerendo seu afastamento do cargo de vereador da Câmara de Duque de Caxias, para assumir o cargo de secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda.

Thomaz também leu o processo informando o retorno de Jackson Wagner (PSD) ao cargo de vereador. Ele deixa a Secretaria Municipal dos Direitos da Terceira Idade que passará a ser ocupada pelo ex-vereador Fabinho Martins, também do PSD.

“Fiz dentro desta Casa tudo o que pude para beneficiar a nossa população. Agradeço ao nosso sempre prefeito Washington Reis, ao nosso prefeito Wilson Reis. Quero falar para cada vereador desta Casa: estarei com a secretaria aberta para todos”, disse Fabinho Martins.

O presidente Celso do Alba e os demais vereadores parabenizaram Fabinho pelos seus trabalhos enquanto vereador de Duque de Caxias. “Foi uma honra legislar ao seu lado. O senhor é um bom exemplo de vereador, parabéns”.

“Fez um trabalho brilhante nesta Casa e sempre será o vereador Fabinho Martins porque cuida do povo, está sempre ajudando os munícipes desta cidade”, destacou Alex da Juliana do Táxi.

“Quero que ele leve a certeza de que construiu mais amigos ainda nesta Casa e tenho certeza de que o convívio na comunidade dele agora será diferente, tendo em vista o convite que teve para assumir uma secretaria tão importante para o nosso município”, enalteceu Nivan Almeida.

“Fabinho foi chamado para uma missão. Tenho certeza de que com seu preparo, sua vontade, sua articulação, vai buscar parcerias, projetos, programas junto ao governo federal e garantir recursos para a terceira idade”, ressaltou Marcos Tavares.

Skip to content