Problemas com a iluminação pública voltam a ser citados na tribuna

Em 10, maio, 2022
Problemas com a iluminação pública voltam a ser citados na tribuna

Melhorias no trânsito e obras também estiveram presentes nas manifestações dos vereadores

Na sessão plenária da Câmara de Duque de Caxias, realizada em 10/05, o vereador Junior Reis (MDB) utilizou a tribuna para falar sobre a reunião com os moradores de Xerém, onde foram tratados os problemas com a iluminação pública.

O vereador alertou para a necessidade de, por meio de lei, proibir a instalação de caixas blindadas nos postes do município, assim como já feito em Nova Iguaçu e Belford Roxo. O procedimento adotado pela Light tem a justificativa de combater o furto de energia, os famosos “gatos” realizados diretamente nos postes, e também de proteger os medidores eletrônicos residenciais.

Segundo Junior Reis, em contato com técnicos da Light, foi informado que o equipamento consome mais energia. “O marcador fica na caixa blindada e sai num cabo de alumínio que gasta muito mais energia. Tecnicamente é comprovado que o consumo de energia é muito maior”.

Além desta situação, outra ainda pior é que as ruas, em diversos pontos de Duque de Caxias, estão ficando sem iluminação, pois os braços de luz não estão sendo ligados. Sendo assim, Junior Reis apontou a necessidade de se entrar no Ministério Público com uma ação civil pública contra a Light.

O vereador Marcos Tavares (PDT) destacou que já provocou o Procon com relação aos problemas de iluminação pública e que medidas precisam ser tomadas com urgência. “É um desrespeito, uma covardia o que esta concessionária faz em nosso município, expondo os consumidores a todo risco, com cobranças distorcidas e indevidas”, enfatizou ele.

O preço elevado da conta de luz chegou também à casa da vereadora Delza de Oliveira (Patriota). “Acho que estou pagando a luz de algum vizinho que esteja fazendo ‘gato’. Inclusive, quero entrar no Procon porque situações assim não podem acontecer”, disse ela, indignada.

Para esclarecimentos à Casa Legislativa e à população de Duque de Caxias, o vereador Junior Reis solicitou ao presidente da Casa, Celso do Alba (MDB), a realização de mais uma audiência pública com representantes da Light.

Obras

O vereador do PSD, Fabinho Martins reiterou pedido à Secretaria Municipal de Obras para que faça o recapeamento asfáltico em ruas do Jardim Anhangá, Parada Morabi, Imbariê, Vila Cogotá e Vila Ema. “Devido às grandes demandas do nosso distrito, que é muito grande, ainda não foram atendidas”, explicou ele.

As reformas das praças da Vila Ema e de Cotia e outras melhorias para o 3º Distrito também foram solicitadas por Fabinho Martins. “Somos cobrados todos os dias pelos nossos munícipes que estão com todo direito”, ressaltou o vereador.

Trânsito

A mobilidade urbana, mais precisamente no acesso da Avenida Washington Luiz e da Linha Vermelha, foi abordada pelo vereador Aquiciley Filho (Republicanos). “Fizemos uma indicação legislativa para implantar a faixa reversível na Washington Luiz próxima ao Feirão das Malhas”, disse ele, explicando que isto iria amenizar os problemas com o trânsito no município.

“Fizemos um estudo altamente viável, fizemos uma consulta com os engenheiros de tráfego. Precisamos do apoio da Prefeitura e de uma articulação com a Concer, com a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-RIO) para, realmente, implantar a faixa reversível”, destacou Aquiciley Filho.

O vereador Alex da Juliana do Táxi (MDB) salientou a falta de investimentos da concessionária no município e, até mesmo, na própria rodovia. “Essa concessionária que detém esse monopólio da Rodovia Washington Luiz está muito abaixo em investimentos no município se comparada com outras aqui do Estado do Rio de Janeiro. Ela trabalha de uma forma muito abaixo do esperado”, contestou ele, apontando ainda a falta de limpeza e de manutenção da via.

Convite ao presidente da Fundec

O primeiro secretário da Mesa Diretora, vereador Claudio Thomaz (União Brasil) fez a leitura de indicações e requerimentos dos vereadores. Entre eles, o de nº 1846/2022, de sua autoria com os vereadores Marcos Tavares e Serginho (MDB), convidando o presidente da Fundec, Jonas Santana, a comparecer à Casa Legislativa, no dia 11/05, para apresentar informações sobre as ações de ampliação da Fundec.

Tais informações são referentes ao cronograma de reformas das unidades e de construções de novos polos; descrição dos programas, atividades, projetos, organograma detalhado da autarquia e a relação de cargos e níveis hierárquicos.

Projetos aprovados

Também na sessão plenária de 10/05, os vereadores de Duque de Caxias aprovaram à unanimidade vários Projetos de Decretos Legislativos e o Projeto de Lei nº 115/2022, de iniciativa do vereador Fabinho Martins, denominando Rua Juarez Pinheiro a atual Rua 20, no Jardim Anhangá, 3º Distrito.

Homenagem

Antes de encerrar a sessão, o presidente Celso do Alba anunciou que a vereadora Delza de Oliveira iria homenagear o vereador Nivan Almeida (PT) com Ordem do Mérito Chico Mendes e convidou os demais parlamentares para participarem da outorga.

A honraria contempla as pessoas físicas ou entidades públicas e privadas que tenham trabalhado e contribuído de alguma forma pela preservação e pela conscientização da natureza na cidade.