Vereadores retornam à Câmara e fazem balanços das secretarias em que atuavam

Em 07, abril, 2022
Vereadores retornam à Câmara e fazem balanços das secretarias em que atuavam

Marcos Tavares (PDT) e Marcos Vinícius Boquinha (SD) agradeceram o Executivo e as equipes de trabalho, ressaltando ações importantes das pastas que ocuparam até março

A sessão plenária de 07/04, presidida por Celso do Alba (MDB) e secretariada por Claudio Thomaz (União Brasil) foi marcada pelos discursos dos vereadores Marcos Tavares (PDT) e Marcos Vinícius Boquinha (SD) que retornaram ao Legislativo, em 01/04, após quase um ano e meio à frente das secretarias municipais de Meio Ambiente e Causa Animal e de Assistência Social e Direitos Humanos. Com eles, Arthur Monteiro (Podemos) e Serginho Corrêa (MDB) também reassumiram a vereança.

O vereador Marcos Tavares agradeceu ao ex-prefeito Washington Reis pela confiança e oportunidade de atuar no Executivo e a toda equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Causa Animal. Reafirmou o comprometimento do Executivo com ações relevantes ligadas à questão animal e as propostas que ainda serão implantadas, como: Disque Maus-Tratos, Programa de Adoção Responsável, Feira de Adoção, Cadastro dos Protetores e o Banco de Ração. Ressaltou ainda a lei, de sua autoria e já sancionada pelo Executivo, instituindo o Hospital Público Veterinário que será, em breve, inaugurado.

Tavares solicitou o apoio dos demais vereadores para a aprovação de seu Projeto de Lei nº 118/2020, que foi lido na mesma sessão plenária, proibindo veículos de tração animal no município. Destacou a necessidade de dar apoio aos cidadãos que dependem deste tipo de serviço, por meio de cursos de capacitação.

“Sei que muitos trabalhadores dependem economicamente, mas estamos em 2022, e não há mais espaço para que a exploração se perpetue. A gente precisa encontrar caminhos, mecanismos, para acabar, de uma vez por todas, com esta covardia, entendendo a situação dos trabalhadores e, que o Poder Público, precisa dar a eles uma nova oportunidade, um novo caminho”, disse o vereador Marcos Tavares.

Os vereadores Nivan Almeida (PT), Valdecy Nunes (Patriota), Alex Freitas (SD), Alex da Juliana do Táxi (MDB), Leide (Republicanos), Victor Hugo (SD), Marcos Vinícius Boquinha, Michel Vila Nova (PSDB), Fabinho Martins (PSD), Serginho Corrêa, Moisés Neguinho (PMB), Aquiciley Filho (Republicanos), Clovinho Sempre Junto (Patriota) e o presidente Celso do Alba falaram do retorno de Marcos Tavares ao Legislativo, ressaltando sua notória passagem pela Secretaria de Meio Ambiente e Causa Animal e, principalmente, as mudanças ocorridas na pasta e o reconhecimento da população pelos trabalhos executados.

O vereador Marcos Vinícius Boquinha também agradeceu o prefeito Washington Reis pelo constante apoio e toda a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. “Reformamos todos os equipamentos, dando aos nossos servidores o melhor para atenderem a nossa população”.

Ele salientou ações realizadas durante o tempo em que permaneceu à frente da pasta, como o 1º Conselho Tutelar Itinerante do Estado do Rio de Janeiro: “Hoje, ele é exemplo para o país, recebo ligações do Amazonas, Espírito Santo, etc. sobre como passar para eles o projeto para que possam criá-lo em suas cidades. Realizamos mais de 15 mil atendimentos”.

A reabertura do Restaurante do Povo e a redução de mais de 70% dos contratos até então existentes foram assuntos incluídos em sua fala na tribuna. Os vereadores Leide e o presidente Celso do Alba abordaram a responsabilidade e o compromisso de Marcos Vinícius Boquinha com a população que o fizeram se destacar enquanto secretário de Assistência Social. “Quando a gente está à frente de uma Secretaria, o trabalho nos leva ao sentimento de realização. E foi assim com o senhor”, disse a vereadora Leide.

Chuvas

Na tribuna, o vereador Aquiciley Filho (Republicanos) comentou sobre as recentes chuvas no município. “Todos os anos, acontecem esses alagamentos que trazem transtornos a nossa população”. Ele pediu providências ao Governo do Estado para que sejam realizadas mais ações nos municípios como a limpeza dos rios e canais e também à Prefeitura para que faça a manutenção preventiva por meio da limpeza dos bueiros e manilhas.

O vereador Claudio Thomaz foi sucinto ao explicar que a situação foi decorrente da quantidade excessiva de chuva, ocorrida no dia 1º de abril. Foram 300 mm de volume de água somente em Duque de Caxias.

“A população, muitas das vezes, nós entendemos (não tendo ainda onde morar, ainda não foram incluídas em programa), muitas delas fazem obras, às margens de rios. Não podemos simplesmente culpar o governo, o secretário de Obras. Precisamos estar atentos a estes detalhes que são da natureza”, explicou Thomaz, acrescentando que, com as chuvas, os municípios situados na Baixada Fluminense, sempre serão afetados por questões geográficas.

“A Prefeitura tem feito grandes ações. As medidas cabíveis foram feitas. O volume foi realmente muito grande. Tenho certeza de que, se não tivessem sido feitas estas ações, as consequências seriam muito piores”, disse o presidente Celso do Alba.

O vereador Alex Freitas (SD) também se manifestou: “temos que estar atentos sobre a prevenção dos desastres naturais. Temos que ter um investimento para fazer as encostas, o escoamento das águas em certas regiões e fazer um trabalho de drenagem mais forte”.

Saúde

O vereador Alex da Juliana do Táxi comentou a reportagem de rádio sobre o Hospital do Olho, considerado referência na saúde até mesmo fora do Estado do Rio de Janeiro. “Para a gente que mora no município de Duque de Caxias, é um enorme orgulho”, destacou Alex, complementando com os números expressivos da reportagem.

“Passam dos quatro milhões o número de atendimentos em quatro anos de existência do hospital. São mais de 65 mil cirurgias de catarata e mais de 20 mil cirurgias de córnea já realizadas”, apontou o vereador, agradecendo aos profissionais da saúde e o ex-prefeito Washington Reis pelos esforços para garantir a qualidade da saúde no município.

Em outro ponto de sua fala, Alex da Juliana do Táxi pediu um minuto de silêncio em homenagem ao professor da Escola Venâncio Pereira Velloso, Oswaldo da Silva Filho, falecido em 06/04. “Ele foi mais que um professor, ele foi grande amigo. Ajudou muitos alunos em sua formação. Um ser humano fora de série”.

O vereador Catiti (Avante) também comentou sobre o professor. “Um ser humano íntegro, visionário. O legado que ele deixa é que o amor está acima de tudo. O amor vem na educação, na família e nos gestos com os quais ele tratava e acolhia a todos que o procuravam”.

Ordem do Dia

Dois Projetos de Lei foram aprovados, à unanimidade, na sessão plenária de 07/04. O de nº 109/2022, da vereadora Drª Fernanda Costa (MDB), denominando Fundec José Raimundo de Souza, a Fundec Parque das Missões e o de nº 117/2022, assinado por nove vereadores, denominando a Unidade Básica de Saúde (UBS) Guilhermina Aparecida Perisse Tavares (Guilhermina Tavares), na Vila São Luiz, 1º Distrito.

A pedido do vereador Serginho Corrêa, as propostas foram colocadas em 2º turno e aprovadas à unanimidade.

Skip to content