Vereadores comentam o início das obras no Mirante do Pilar

Em 15, março, 2022
Vereadores comentam o início das obras no Mirante do Pilar

Na tribuna, eles também falaram sobre outros bairros atendidos e dos serviços da empresa Águas do Rio no município

Na sessão plenária de 15/03, a pedido do presidente Celso do Alba (MDB), a leitura do Expediente do Dia foi feita pelo vereador e primeiro secretário da Mesa Diretora, Claudio Thomaz (União Brasil).

Na pauta, constavam Projetos de Lei, Decretos Legislativos, Indicações, Requerimentos e o Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal nº 01/2022 alterando o §4º, do Art. 25, da Lei Orgânica. A proposta é assinada pelos vereadores Celso do Alba, Claudio Thomaz, Junior Uios (União Brasil), Clovinho Sempre Junto (Patriota), Leide (Republicano), Alex Freitas (SD), Catiti (Avante), Marquinho da Pipa (MDB), Drª Fernanda Costa (MDB) e Valdecy Nunes (Patriota).

Manifestações

Na tribuna, os vereadores Drº Maurício (Avante), Celso do Alba, Alex Freitas e Deisi do Seu Dino (União Brasil) comentaram o início das obras no Mirante, no bairro Pilar. As ruas receberão drenagem, pavimentação e outras melhorias que, há anos, eram aguardadas pelos moradores.

“O presidente Celso do Alba conduziu os vereadores e, quem soube aproveitar, levou toda a demanda dos moradores da sua região à concessionária Light”, disse Drº Maurício. O presidente Celso do Alba reforçou o empenho do vereador para que o Mirante fosse contemplado com as obras.

“Sou conhecedor da sua luta no Mirante do Pilar e das indicações que o senhor fez a respeito de pavimentação, drenagem, para que possa ser transformado não só todo o Pilar mas, em especial, o Mirante”, disse Celso, elogiando os trabalhos da 19ª Legislatura que tem se diferenciado na conquista de melhorias para a vida dos duquecaxienses.

Drº. Maurício destacou suas indicações para o local e a união dos vereadores com o Executivo para que as demandas sejam atendidas em prol das comunidades. “Sabemos que quando o governo é direcionado por Deus, há mudanças, e vem acontecendo isso, não só por esta sinergia que o chefe do Executivo tem com o governo estadual, com o governo federal, mas com Deus”.

O vereador agradeceu o apoio do presidente Celso do Alba, do secretário municipal de Meio Ambiente, Marcos Tavares, que acompanhava a sessão, do prefeito Washington Reis e dos deputados Gutemberg Reis e Rosenverg Reis.

Em meio ao discurso, o vereador Alex de Freitas reiterou que, a cada dia, melhorias estão chegando ao local. “Os moradores tiveram acesso à energia, acesso à água potável. A gente reconhece a luta do vereador Drº Maurício”.

A vereadora Deisi do Seu Dino também destacou a parceria entre os vereadores e o Executivo. “A união desta 19ª Legislatura faz o nosso município crescer”, disse, citando ainda suas indicações para o bairro Pilar e região que vão ao encontro dos anseios dos moradores.

Também falando de obras, o vereador Aquiciley Filho (Republicanos) chamou a atenção para as obras que serão realizadas no bairro São Judas. “Serão 15 ruas pavimentadas que vão trazer dignidade à população, inclusive, a rua onde eu nasci que, até hoje, não tem asfalto”. Ele agradeceu o Executivo pelo atendimento a sua indicação.

Já o vereador Clovinho Sempre Junto (Patriota) enfatizou o lançamento de obras na Vila Fraternidade em mais 60 ruas e enfatizou a participação dos vereadores Celso do Alba e Vitinho Grandão (SD) na busca de melhorias para a região do Pantanal. “Esta união também conseguiu o retorno das obras no Morro do Cacareco. Juntamente com o nosso presidente, o prefeito Washington Reis prometeu uma escola, uma creche e um PSF 24h para nossa região”.

O presidente Celso do Alba comentou a fala de Clovinho. “Em uma semana, lançamos mais de 108 ruas e, em breve, será lançada uma grande escola de tempo integral para atender o Pantanal e o seu entorno”.

Águas do Rio

O vereador Alex Freitas novamente solicitou urgência em levar ao plenário, a votação de sua resolução para a criação da Comissão de Recursos Hídricos e Esgotos da Câmara para que, segundo ele, os vereadores possam, de forma organizada, cobrar a empresa Águas do Rio.

Ele destacou que a população quer uma resposta da empresa já que está cansada dos problemas relacionados à água, no município. “A Águas do Rio não tem condições de fazer o trabalho de distribuição de água em nossa cidade. A Cedae já era ruim e a Águas do Rio está sendo pior ainda”, disse Alex, apontando que várias comunidades estão agora sem água.

No Dia Mundial de Defesa do Consumidor, 15/03, o vereador Moisés Neguinho (PMB) falou da importância de o cidadão buscar os seus direitos e ressaltou seu apoio a Alex Freitas para a constituição da comissão fiscalizadora.

“Achei também de grande importância em sua fala fazer, novamente, aqui, uma audiência pública para ajustar alguns pontos dessa empresa Águas do Rio que vem tentando evoluir na cidade, mas o resultado ainda é muito pouco”, salientou Moisés Neguinho.

A vereadora Delza de Oliveira (Patriota) abordou a cobrança da empresa Águas do Rio quando há necessidade de enviar caminhão-pipa em alguma localidade. “Não podemos mais conviver com esta falta d’água. Não é só no Centenário, na Vila São Luiz, é em Duque de Caxias inteira e, simplesmente, eles querem vender a água no caminhão-pipa”.

Alex Freitas mostrou-se indignado com a situação. “Eles estão cobrando duas vezes o cidadão. Quem tem tarifa social, como faz? Com a tarifa, ele paga, cerca de R$ 20. Se ele não tiver água e solicitar a empresa, ele tem que pagar R$ 30 pelo caminhão-pipa”.

Repúdio

A vereadora Deisi do Seu Dino fez repúdio ao filme “Como se tornar o pior aluno da escola”. O longa de 2017, que conta com os atores Fábio Porchat e Danilo Gentili, foi acusado de mostrar uma apologia à pedofilia a partir de recorte do filme que circulou nas redes sociais nos últimos dias.

“Isso não é cultura. Isso não é arte. Isso não é comédia. Isso não é entretenimento. Isso é apologia à pedofilia e nossas crianças não estão desemparadas. Temos legisladores que estão olho nessa agressão as nossas crianças”, disse Deisi, citando o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

Insegurança

A situação do Arco Metropolitano também esteve presente no discurso do vereador Alex Freitas. “Uma rodovia totalmente escura, sem sinalização, sem policiamento. Em momento algum, o cidadão se sente seguro na rodovia”.

Ele repudiou o Governo do Estado que pretende instalar pedágio na via. “Isso é um absurdo. Não podemos permitir que a população seja lesada desta forma”.

Ordem do Dia

Na sessão de 15/03, os vereadores aprovaram, à unanimidade em 1ª e 2ª turnos de votações e discussões, os Projetos de Decretos Legislativos concedendo medalhas e títulos a pessoas que, por meio de seus serviços, contribuem com o município.

O pedido para a 2ª discussão e votação foi feito pela vereadora Jana do Coronel Melo (MDB).

Skip to content