Câmara outorga a Medalha Professora Dalva Lazaroni no Dia da Mulher

Em 08, março, 2022
Câmara outorga a Medalha Professora Dalva Lazaroni no Dia da Mulher

Primeira dama, Daniele Reis, e vereador Valdecy Nunes

Ex-deputado André Lazaroni, a diretora geral da CMDC, Júlia Uchôa, e vereador Valdeci Nunes

Grupo das Pastoras de Aquilah

Mesa

Comenda é uma homenagem à primeira vereadora de Duque de Caxias

Em 08/03, no Dia Internacional da Mulher, a Câmara de Duque de Caxias realizou sessão solene para outorga da Medalha Professora Dalva Lazaroni, uma homenagem à primeira vereadora de Duque de Caxias, fundadora do Partido Verde (PV), advogada, professora e escritora. A proposta da comenda foi do vereador e líder de governo, Valdecy Nunes (Patriota).

A cerimônia foi presidida, num primeiro momento, pelo vereador Alex Freitas (SD) e, posteriormente, pela vereadora e 1ª vice-presidente da Câmara, Delza de Oliveira (Patriota).

Estiveram presentes o ex-deputado André Lazaroni, filho de Dalva, e sua esposa Beatriz Percinoto, o vice-prefeito Wilson Reis, a primeira dama de Duque de Caxias e secretária de Cultura, Daniele Reis, os vereadores Vitinho Grandão (SD), Alex da Juliana do Táxi (MDB), Andréa Conselheira (SD), Drª Fernanda Costa (MDB), Anderson Lopes (Republicanos), Catiti (Avante), Zezinho do Mineirão (PSL), Deisi do Seu Dino (PSL), Nivan Almeida (PT) e Fabinho Martins (PSD).

Os ex-vereadores Juliana do Táxi e Gilberto Silva, os secretários municipais de Educação, Roseli Duarte, e de Assistência Social, Marcos Vinícius de Moraes Guimarães (Boquinha) e a diretoria geral da Câmara, Julia Uchôa também participaram da cerimônia.

Os homenageados e convidados foram presenteados com a apresentação musical do Grupo das Pastoras de Aquilah e acompanharam os discursos que ressaltavam as qualidades de Dalva Lazaroni, falecida em 2016, que fizeram com que seu nome fosse dado à comenda. “Primeira vereadora eleita, secretária de Educação, secretária de Cultura. Uma mulher que deixou um legado e, a partir de hoje, nunca mais sairá da nossa memória”, justificou o vereador Valdecy Nunes, a sua proposta.

A homenagem era para as mulheres, mas o primeiro a receber a Medalha Professora Dalva Lazaroni foi o seu filho André que não escondeu a emoção. “Eu tenho certeza de que a luta de minha mãe abriu caminho para seis mulheres, em breve, sete, no parlamento de Duque de Caxias. Vocês são guerreiras!”.

A vereadora Delza de Oliveira ressaltou seu sonho de, nas próximas legislaturas, ter uma Câmara paritária em número de homens e mulheres e a importância do momento, justamente no Dia Internacional da Mulher. “A mulher vai e ela faz o que ela quiser. A mulher consegue fazer muitas coisas ao mesmo tempo ”.

A primeira dama e secretária de Cultura, Daniele Reis, que foi uma das homenageadas, falou sobre a personalidade de Dalva Lazaroni. “Uma mulher que representou muito o nosso município na área política. Uma mulher que quebrou barreiras e fez história”.

Daniele estendeu o elogio às mulheres pelo seu dia. “Parabenizo também todas as mulheres presentes que fazem a diferença na cidade, em suas casas, famílias, ciência, cultura, educação, arte. Tenho certeza de que o mundo não seria o mesmo sem, nós, mulheres atuando, e que possamos seguir em frente mostrando, cada dia, mais a nossa capacidade”.

Em todos os discursos, ficou claro que a mulher, ao longo da sua história, tem obtido várias conquistas e realizações, porém, foi enfatizado que ainda é expressivo o número de violência e de feminicídios. Em nome dessas mulheres que sofrem qualquer tipo de violência doméstica, o vereador Vitinho Grandão, em sua manifestação, pediu um minuto de silêncio.

Entre as homenageadas, esteve Maria do Socorro Silva Ramos, mãe do vereador Alex da Juliana do Táxi (MDB) e da ex-vereadora Juliana do Táxi que, emocionados, entregaram à comenda. Após a entrega das Medalhas Professora Dalva Lazaroni, o Grupo das Pastoras de Aquilah voltou a se apresentar, encerrando a sessão solene com muita música e dança.