Vereadores de Duque de Caxias prestam homenagens às mulheres

Em 08, março, 2022
Vereadores de Duque de Caxias prestam homenagens às mulheres

Eles repudiaram a fala do deputado estadual Arthur do Val (SP) que vazou na internet, sobre as mulheres da Ucrânia

Na sessão plenária de 08/03, a pedido do presidente Claudio Thomaz (DEM), o secretário Nivan Almeida (PT) fez a leitura do Expediente do Dia contendo diversos Projetos, indicações e requerimentos.

Também foi lido o Ato nº 002/22, da Mesa Diretora da Câmara convocando, de acordo com o Art. 18, inciso IV, §1º da Lei Orgânica Municipal, Janaina da Conceição Santos Melo (Jana do Coronel Melo/ MDB) para, no prazo de 30 dias, assumir o cargo de vereadora, em razão do afastamento do vereador Carlos Augusto Pereira Sodré (Carlinhos da Barreira/MDB).

Manifestações

Nas manifestações, os vereadores exaltaram a data de 8 de março, Dia Internacional da Mulher, abordando a sua participação na família, no trabalho e na sociedade com o passar dos anos, assim como, suas conquistas e desafios que ainda precisam ser superados.

A presença da mulher na política foi destaque nos discursos pois, principalmente, a 19ª Legislatura, congrega seis vereadoras: Andréa Conselheira (SD), Deisi do Seu Dino (PSL), Delza de Oliveira (Patriota), Drª Fernanda Costa (MDB), Leide (Republicanos) e Rosinha Lima (MDB).

Os vereadores de Duque de Caxias repudiaram a fala do deputado estadual Arthur do Val (SP) que vazou, recentemente, na internet, sobre as mulheres da Ucrânia, e que tem gerado amplas discussões. “Uma falta de respeito com as mulheres, pelas falas imorais e pelo desprezo e difamação de um povo tão sofrido”, disse o vereador Junior Reis (MDB), destacando, em especial, a situação das ucranianas.

Contra qualquer forma de preconceito, o vereador Catiti (Avante) chamou a atenção para a vulgarização e discriminação nas falas do deputado, pelas mulheres, e fez questão de enaltecê-las pelas suas conquistas. “É importante não só o dia 8 de março, mas o reconhecimento e as conquistas da mulher ao longo dos anos”.

Catiti ainda enfatizou que as redes sociais promovem perfis que não condizem com a realidade, fazendo com que as pessoas sejam manipuladas, principalmente, sobre o caráter das outras.

O vereador Nivan Almeida corroborou com as palavras de Catiti e ainda questionou a postura do deputado estadual Arthur do Val como representante do povo. “Esse rapaz teve milhares de votos e, quem é ele? Foi isso que foi demonstrado. Um homem mal, irresponsável, desprezível, um inconsequente. Como é que uma pessoa dessa pode representar a sociedade?”.

A mulher também permeou as manifestações de Aquiciley Filho (Republicanos), Michel Vila Nova (PSDB), Marquinho Oi (DEM), Alex da Juliana do Táxi (MDB), Fabinho Martins (PSD), Delza de Oliveira, Deisi do Seu Dino, Leide e de Claudio Thomaz. “A importância da mulher nesta Casa, no país, no mundo, porque nós somos 29 vereadores. Seis são mulheres. Só que nós todos, somos filhos de mulheres”, disse emocionado, Claudio Thomaz.

Ordem do Dia

Na sessão plenária de 08/03, os vereadores também aprovaram, em 1º e 2º turnos de discussão e votação, Projeto de Lei, de Decretos Legislativos e de Resoluções. O pedido para a discussão e votação em 2º segundo turno foi da vereadora Rosinha Lima. Também foi registrada a presença do secretário municipal de Meio Ambiente, Marcos Tavares.

Skip to content