Vereadores cobram providências da Secretaria de Saúde quanto às denúncias recebidas

Em 10, fevereiro, 2022

Falha nos atendimentos, servidores faltosos e desvio de funções foram alguns pontos abordados na tribuna

Na sessão plenária de 10/02, presidida pelo vereador Claudio Thomaz (DEM) e secretariada por Nivan Almeida (PT), foram lidos Projetos de Lei, de Decretos Legislativos, indicações e requerimentos dos vereadores.

Na tribuna, a vereadora Leide (Republicanos) que retornou à Câmara, após exercer por dez meses o cargo de secretária municipal de Agricultura, agradeceu o suplente Paulo Afonso e falou de suas expectativas. “Retornei a esta Casa com muita honra e espero contribuir bastante com todos e continuar o trabalho, exercendo esse mandato com excelência, como os demais vereadores estão exercendo”. Ela também fez a prestação de contas sobre quando esteve na Secretaria de Agricultura, destacando os projetos direcionados aos produtores do município.

Saúde

O vereador Alex da Juliana do Táxi (MDB) enalteceu os trabalhos do secretário municipal de Saúde, Dr. Daniel Puertas. Como presidente da Comissão de Saúde, Alex solicitou reunião com os demais vereadores para que possam fazer vistorias nas unidades de saúde a fim de conhecerem as situações que, geralmente, são denunciadas pela população e, assim, contribuírem com a secretaria.

“O secretário tem visto algumas unidades de saúde avançarem, outras não e, às vezes, não é por conta de atendimento e, sim, da estrutura. Têm unidades que precisam ser reformadas e, essas reformas vêm quando os vereadores levam para a secretaria a necessidade delas”, explicou Alex da Juliana do Táxi, completando que muitas pessoas se deslocam para unidades de saúde fora de suas regiões em busca de atendimentos.

A vereadora Drª Fernanda Costa (MDB) disse que o secretário Dr. Daniel Puertas esteve na Unidade de Saúde da Vila Operária devido a denúncias recebidas por ela, por meio de moradores. “Existem funcionários naquela unidade que recebem e não trabalham. Estive na unidade tentando conversar com o diretor em relação ao tratamento dele com os pacientes e, foi dito por ele mesmo e posso provar: ASG com desvio de função, ASG na farmácia”.

De acordo com a vereadora, a visita do secretário ocorreu uma semana após seu pedido e, neste período, os funcionários ausentes estiveram na unidade “talvez para assinarem ponto ou ficarem cientes das denúncias. Espero que o secretário tome posição em relação a isso”, cobrou Drª Fernanda Costa que irá entrar com requerimento de informações sobre a relação dos servidores da Unidade de Saúde da Vila Operária e os dias que precisam estar atendendo.

O vereador Marquinho Oi (DEM) também chamou a atenção que os atendimentos são os principais motivos de denúncias da população e que eles precisam melhorar não apenas nos postos de saúde como também nos hospitais. Já a vereadora Leide citou a importância das denúncias reforçando que elas podem ser feitas diretamente aos vereadores e também através da ouvidoria da Secretaria de Saúde.

Fazenda Paraíso

Na tribuna, o vereador Catiti (Avante) não se furtou em elogiar os trabalhos da Fazenda Paraíso, em Xerém, no 4º distrito. O Centro de Recuperação de Dependentes Químicos foi inaugurado, pela Prefeitura, em dezembro de 2021. “Em visita à Fazenda Paraíso pude comprovar o bom andamento daqueles trabalhos. É, talvez, um dos equipamentos públicos mais importantes para resgatar pessoas que se perderam nas drogas e na bebida”, disse ele, recebendo o apoio do vereador Marquinho Oi. “É um trabalho lindo, maravilhoso, que está salvando vidas”.

O empenho do prefeito Washington Reis (MDB), dos deputados Gutemberg Reis e Rosenverg Reis, e da Câmara Municipal, segundo Catiti, tem feito a diferença em Duque de Caxias. “Esta Casa está à frente de todas as realizações deste governo dando sustentação e estando ao lado para que ele possa fazer as transformações necessárias a fim de que os cidadãos de Duque de Caxias possam acreditar que, nesta cidade, há políticos honestos e sérios, assim como políticas públicas para a população e não politicagem como em tempos anteriores”.

Catiti ainda comentou sua indicação de utilidade pública para a ONG Novo Olhar e pediu apoio dos demais para sua aprovação. “O vereador Catiti e esta Casa estão aqui referendando aquilo que vocês vêm buscando com seriedade, honestidade e parcerias”.

Limpeza

Em relação à limpeza, o vereador Fabinho Martins (PSD) agradeceu o Departamento de Limpeza Urbana pelos serviços realizados no Jardim Anhangá e pediu para que outros bairros sejam também atendidos. “A equipe da limpeza está de parabéns. Temos mais alguns bairros para serem contemplados como Jardim Rotsen, Vila Ema, Vila Gogotá, Parada Morabi, Imbariê e Santa Lúcia”.

Ordem do Dia

A pedido do vereador Vitinho Grandão (SD), o presidente Claudio Thomaz consultou o plenário para colocar em discussão e votação, em bloco, as mensagens com os vetos totais do Executivo. Acatada a solicitação, o secretário Nivan Almeida fez a leitura das mesmas que foram aprovadas à unanimidade, em única discussão.

Fotos: Art Vídeo/ Victor Hugo