Vereadores exaltam parceria com o Executivo para realização de obras

Em 23, dezembro, 2021
Vereadores exaltam parceria com o Executivo para realização de obras

Também encaminharam indicações à administração municipal para os setores de segurança, educação e saúde

Na sessão plenária de 21/12, presidida por Celso do Alba (MDB) e secretariada pelo vereador Claudio Thomaz (DEM), foram lidos, entre outras propostas, o Projeto de Lei nº 096/2021, da Mesa Diretora, dispondo da avaliação de desempenho dos servidores efetivos da Câmara e o Projeto de Decreto Legislativo nº 132/2021, da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, aprovando as contas do governo referente ao exercício de 2020, prestadas pelo prefeito Washington Reis (MDB).

Também foi lido o Projeto de Resolução nº 041/2021, da Mesa Diretora, revogando a Resolução nº 2772/21 e alterando a redação do dispositivo que menciona na Resolução nº 1835/2020 – Regimento Interno da Câmara de Duque de Caxias.

O secretário Claudio Thomaz fez a leitura das indicações que serão encaminhadas ao Executivo solicitando melhorias na segurança, educação e saúde, além dos requerimentos consignando moções de aplausos a pessoas que contribuem com o município, por meio dos seus trabalhos.

Manifestações

Na tribuna, os vereadores de Duque de Caxias comentaram diversos assuntos de interesse dos munícipes. Dr. Paulo Afonso (Republicanos) repudiou o Projeto de Lei nº 4.257/18, do deputado Átila Nunes (MDB), aprovado, em primeira discussão, pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

“Desafio qualquer um encontrar um programa social que reabilite mais famílias, resgate mais pessoas das drogas, dos vícios e traga para um convívio social, do que o evangelho”, ressaltou ele, parabenizando o posicionamento do deputado estadual, Rosenverg Reis (MDB), quanto à proposta de Átila Nunes.

A proposta do deputado estadual diz que as pessoas condenadas por intolerância religiosa, que sejam servidoras ou agentes públicos, deverão participar de curso de reciclagem e atividades de conscientização promovidas pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Política para Mulheres e Idosos.

Na penúltima sessão de 2021, os vereadores fizeram seus agradecimentos ao governador Cláudio Castro, prefeito Washington Reis e aos deputados federal e estadual, Gutemberg e Rosenverg Reis, pelo comprometimento e dedicação com o município de Duque de Caxias.

Vitinho Grandão (SD) falou sobre as conquistas de seu mandato, em 2021, e das expectativas com o próximo ano, ressaltando a responsabilidade de seguir os trabalhos de seu pai, o ex-vereador Chiquinho Grandão. “Sempre disse que seria a continuidade do trabalho do meu pai e estou mostrando isso, na prática, trabalhando muito e trazendo muitas obras e progresso para o nosso município”.

O posicionamento do prefeito Washington Reis com o município foi também destaque no discurso do vereador Nivan Almeida (PT), citando as obras no Terceiro Distrito e a parceria do Executivo com o governo do Estado. “O prefeito estreitou bastante as relações institucionais com o governo do Estado, também com o governo federal, e muitas foram as conquistas em nossa cidade”.

Justificando seus requerimentos consignando moções de aplausos, o vereador Fabinho Martins (PSD) exaltou as ações da Polícia Rodoviária Federal, em especial, de dois policias: Érica dos Santos de Freitas e Rafael Magalhães de Carvalho Silva.

A construção de mais creches foi reiterada, na tribuna, pela vereadora Delza de Oliveira (Patriota). “Duque de Caxias é uma cidade que está muito acima de qualquer outra cidade da Baixada Fluminense”, disse ela, alertando que a administração municipal está atenta às necessidades da população e que a educação é uma das bandeiras de seu trabalho.

Já o vereador Alex Freitas (SD) comentou sobre a Fazenda Paraíso que, em breve, será inaugurada, e parabenizou o prefeito Washington Reis, os deputados federal e estadual, Gutemberg e Rosenverg Reis, e o governador Cláudio Castro pela realização da obra.

“Nós, de Duque de Caxias, com a inauguração da Fazenda Paraíso, estaremos dando exemplos para o Brasil. É uma inauguração que vai entrar para a história da cidade”, disse ele, chamando a atenção para o grande número de dependentes que precisam de tratamento e das suas famílias que necessitam de apoio.

O vereador Nivan Almeida, completou: “Tantos foram os investimentos que o nosso governo trouxe para esta cidade. Tenho certeza que é uma das maiores obras sociais que este Estado já viu. A Fazenda Paraíso vai dar um norte diferente para os dependentes químicos”.

O vereador Catiti (Avante) salientou que é preciso apoio da justiça para que os dependentes possam ser recuperados, já que, muitas vezes, eles não aceitam de pronto o tratamento. “Esta Fazenda Paraíso, espero que seja, um equipamento público que traga esperança às famílias de dependentes químicos que não têm condições de colocá-los em clínicas particulares”.

Os vereadores também aprovaram, à unanimidade, em 1º e 2º turnos de discussão e votação, o Projeto de Decreto Legislativo nº 121/2021, de iniciativa do vereador Nivan Almeida, estabelecendo normas para a concessão de medalhas no âmbito do Legislativo; e dois Projetos de Resolução outorgando títulos de Cidadão Duquecaxiense. O pedido para o 2º turno de discussão e votação foi do vereador Nivan Almeida.