Presidente Celso do Alba faz entrega de Moções e Títulos

Em 06, dezembro, 2021
Presidente Celso do Alba faz entrega de Moções e Títulos

Representantes da educação, saúde e LGBTQIA + são agraciados pelos serviços prestados ao município

O presidente da Câmara de Duque de Caxias, Celso do Alba (MDB), homenageou, na segunda-feira (6), com moções de aplausos, títulos e medalhas, professores dos Polos Pantanal da Fundec e do Cederj/ Duque de Caxias, representantes da Polícia Militar, Projeto Recreio Presente, LGBTQIA + e demais pessoas que, com seus serviços, têm contribuído com o crescimento e desenvolvimento do município.

“Falo em nome do governo. Washington Reis, hoje, conta um número de funcionários comprometidos com a sua ideologia, que é a transformação na vida das pessoas”, destacou o presidente Celso do Alba.

O presbítero Arnaldo fez a oração inicial. Na ocasião, foi também lembrado o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres. A servidora Joceli Braga Marinho fez uma encenação de violência doméstica que chocou os participantes da cerimônia. Porém, há alguns anos, a cena estava presente em sua vida.

“Têm muitas mulheres que se oprimem achando que elas não podem conseguir algo diferente. Eu, com criança pequena, filhos pequenos, eu cedia o que ele queria porque não tinha com quem deixar os filhos”, disse Joceli, que foi atacada pelo ex-marido, com 14 facadas.

Ela exaltou o empenho de uma Câmara Municipal atenta a essas questões. “A violência não é só da mulher, o idoso sofre a violência, a criança sofre a violência doméstica. A gente, hoje, tem uma Câmara de Vereadores, um prefeito atuante nessa área. O primeiro emprego que eu tive, a oportunidade quem me deu, foi o nosso prefeito Washington Reis”.

O presidente Celso do Alba alertou para a importância de se discutir a questão e buscar soluções para barrar qualquer tipo de violência na sociedade. “Nós temos visto aí vários relatos no noticiário, na TV, de feminicídio e, dentro em breve, faremos uma audiência pública aqui e contaremos com todos os atores da sociedade civil, da classe política, para que possamos chamar a atenção e dar mais dinamismo nas investigações e na elucidação dos casos”.

A violência contra grupos LGBTQIA+ foi apontada por Alexia de Almeida Souza, integrante da equipe do presidente da Câmara. “O Brasil é o país que mais mata LGBTQIA + e, hoje, estou aqui representando minha comunidade, tanto LGBTQIA + como a que eu convivo que é o Parque Vila Nova, vulgo lixão. Orgulho muito em saber que, através do Celso, existem duas trans que trabalham com ele”.

O ex-vereador André Luiz Azevedo Quintanilha recebeu o Mérito Empreendedor Getúlio Gonçalves por ter, mediante o exercício de suas atividades, contribuído pelo desenvolvimento econômico e social do município.

O orgulho em receber a homenagem também rendeu-lhe falar sobre à violência contra a mulher, discussão que se fez presente na cerimônia. “Sempre achei inadmissível que qualquer mulher sofresse qualquer tipo de violência, seja ela verbal e, principalmente, a física. Acho isso a pior coisa que um homem pode fazer”.

A cada homenagem entregue, o presidente da Câmara, destacou os atributos dos seus agraciados. Além das Moções de Aplausos e do Mérito Empreendedor Getúlio Gonçalves, foram entregues a Medalha Paulo Freire ao professor Marcelo Luiz Santos Ribeiro e o Diploma de Trabalhador Duquecaxiense a Fábio Magalhães Lima de Souza.

Fotos: Art Vídeo/ Victor Hugo