Câmara de Duque de Caxias abraça a Campanha Novembro Azul

Em 24, novembro, 2021
Câmara de Duque de Caxias abraça a Campanha Novembro Azul

Por iniciativa do vereador Alex da Juliana do Táxi (MDB), evento realizou exames gratuitos de PSA

Em 24/11, no plenário da Câmara de Duque de Caxias, foram realizados exames de PSA, dentro da Campanha Novembro Azul, mês de prevenção ao câncer de próstata. A iniciativa do vereador Alex da Juliana do Táxi (MDB) teve o apoio da equipe do Laboratório Laborafe da Unigranrio.

O antígeno prostático específico (PSA) é usado principalmente para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos. É também um dos primeiros exames realizados em homens que apresentam sintomas que podem ser causados ​​pelo câncer de próstata.

“O paciente quando tem um aumento da próstata, libera esta quantidade de antígeno que dá o aumento e o indício que ele está começando a ter uma hiperplasia ou aumento de próstata”, explicou o biólogo Eduardo Pontes Graça.

Dando exemplo, o vereador Alex da Juliana do Táxi fez o exame e falou da importância da prevenção. “É a hora e o momento de o homem se cuidar. Esse câncer de próstata está, realmente, matando muito chefe de família, muitas pessoas, e a gente não tinha como não dar nossa contribuição, de ajudar a Secretaria Municipal de Saúde”.

Ao seu lado, esteve sua irmã e ex-vereadora Juliana do Táxi que, em frente à Câmara, fazia abordagens aos homens, convidando-os a realizarem o exame. “O homem é um pouquinho mais retido para se cuidar, para fazer o exame. Sinto muito orgulhosa pelo meu irmão ter abraçado esta campanha”, disse ela.

As abordagens deram certo e, até pequenas filas foram formadas no plenário. O vereador Alex Freitas (SD) também esteve presente. Preocupado com sua saúde, fez questão de registrar o momento como forma de incentivo à população masculina.

Apontado como um dos tumores de maior incidência entre os homens, o câncer de próstata tem larga prevalência no país, superado apenas pelo câncer de pele. O exame de próstata deve começar a ser feito a partir dos 40 anos de idade, especialmente quando há histórico familiar da doença.

“Quando a gente passa dos 40, 45, nós temos que fazer. Agora, que eu venho sentindo algumas coisas, a gente tem que fazer para ver o quê que pode vir acontecer daqui para frente. Mas, o importante é fazer”, disse o deposista, Genival Roberto.

Questionado sobre o porquê de muitos homens se recusarem a fazer o exame de PSA por medo e preconceito, o consultor contábil, Márcio Cardoso da Costa e Silva, foi enfático. “A vida é melhor. O bem maior é a vida”.

Fotos: Art Vídeo/ Victor Hugo