Vereador Paulo Afonso destaca apoio da Câmara com os profissionais de enfermagem

Em 25, novembro, 2021
Vereador Paulo Afonso destaca apoio da Câmara com os profissionais de enfermagem

Ele esteve na quarta-feira (24), em Brasília, acompanhando a votação dos senadores à proposta do piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem

Na sessão plenária de 25/11, o vereador Paulo Afonso (Republicanos) falou na Tribuna da Câmara de Duque de Caxias sobre a aprovação, na quarta-feira (24), pelo Senado, do projeto que institui o piso salarial nacional do enfermeiro, do técnico e do auxiliar de enfermagem (PL nº 2.564/2020). A proposta segue para análise da Câmara dos Deputados.

Paulo Afonso acompanhou a votação, em Brasília, e enalteceu o Legislativo Duquecaxiense pelo empenho e valorização da categoria. “Nós estivemos lá. O deputado federal, Gutemberg Reis, nos levou à bancada, na liderança do Senado, do MDB. Conversamos com vários senadores e tivemos aprovado o piso salarial para enfermagem”, ressaltou ele.

O projeto estabelece um piso salarial nacional para enfermeiros no valor de R$ 4.750,00 para uma jornada de trabalho de 30 h semanais. Em relação à remuneração mínima dos demais profissionais, o projeto fixa a seguinte gradação: 70% do piso nacional dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem e 50% para os auxiliares de enfermagem.

“Essa vitória é da enfermagem. Essa vitória é da população que recebe o atendimento da enfermagem e também desta Casa, que tem sempre aberto diálogo para podermos lutar por situações melhores para a categoria de enfermagem”, comemorou o vereador Paulo Afonso.

Expediente do Dia

A pedido do presidente Celso do Alba (MDB), o 1º secretário, vereador Claudio Thomaz (DEM) fez a leitura do Expediente do Dia, da sessão plenária de 25/11. Na pauta, constava o Projeto de Lei nº 091/2021, de iniciativa dos vereadores Jackson Wagner (PSD) e Marquinho Oi (DEM), dispondo da obrigatoriedade de fixar cartazes com o número do telefone do Disque Idoso (165) em prédios públicos e veículos que realizam o transporte coletivo de passageiros no município.

Também foram lidos Projetos de Decretos Legislativos consignando medalhas e títulos a cidadãos e cidadãs que têm contribuído, por meio de seus serviços, com o município, indicações para melhorias nos setores de obras, meio ambiente, iluminação pública e saúde e requerimentos concedendo Moções de Aplausos e de Congratulações.

1ª discussão e votação

Os vereadores de Duque de Caxias ainda aprovaram, à unanimidade, em 1º turno de discussão e votação, a Mensagem nº 50/2021, do Executivo, encaminhando o PL nº 033/2021, dispondo sobre o Plano Plurianual 2022/25 (PPA -2022/25).

Skip to content