Conselheiros Tutelares Recebem Moções de Aplausos na Câmara

Em 18, novembro, 2021
Conselheiros Tutelares Recebem Moções de Aplausos na Câmara

Homenagem foi em comemoração ao Dia do Conselheiro Tutelar

Em 18/11, data em que se comemora o Dia do Conselheiro Tutelar, a Câmara de Duque de Caxias realizou sessão solene, por iniciativa da vereadora Delza de Oliveira (Patriota), para homenagear, com Moções de Aplausos, os conselheiros titulares do município.

“Os conselheiros têm uma vida árdua. Às vezes, acordam de madrugada para dar assistência a uma criança. Então, é uma singela homenagem e queria agradecer a todos os conselheiros tutelares pelo excelente trabalho que estão fazendo em nosso município”, ressaltou a vereadora Delza de Oliveira, que já atuou como conselheira tutelar.

Na ocasião, também foi entregue o Título de Cidadão Duquecaxiense a Luís Antônio de Oliveira Fernandes. “Eu fico muito feliz por isso, muito honrado em estar sendo homenageado, hoje, como um cidadão duquecaxiense”, agradeceu ele.

Estiveram presentes à cerimônia, os vereadores e integrantes da Comissão dos Direitos da Mulher, da Criança e do Adolescente, Deisi do Seu Dino (PSL), Drª Fernanda Costa (MDB), Moisés Neguinho PMB). Também registraram presença os vereadores Andréa Conselheira (ex-conselheira tutelar) e Alex Freitas, ambos do SD.

Na mesa, representantes da Associação dos Conselhos, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), CER IV, Hospital Infantil, Hospital Duque, Secretaria Municipal de Educação e da Escola Infantil ABC, do Jardim Gramacho, destacaram o papel do Conselho Tutelar e os desafios que os conselheiros enfrentam no dia a dia.

A presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, da Criança e do Adolescente, Deisi do Seu Dino parabenizou os conselheiros tutelares no município pelos serviçoes prestados. “É o papel de aconselhar, de acompanhar, de tirar de uma criança, de um adolescente a necessidade dele, que muitos acompanham de longe, mas vocês que estão ali, na ponta, sabem o quanto é difícil”.

O conselheiro Luís Antônio de Oliveira Fernandes explicou que muitas pessoas ainda confundem o Conselho Tutelar com um serviço, porém, ele é um garantidor de direitos e, por isso, é necessário conhecer o Estatuto da Criança e Adolescente e o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

“Muitas das vezes, as pessoas veem crianças e adolescentes fazendo malabarismos nos sinais, vendendo balas no trem, e as pessoas acham que é o Conselho Tutelar que tem que atuar em relação a isso. E não é o conselheiro tutelar e, sim, a Secretaria de Assistência Social”, destacou Luís Antônio.

A secretária municipal de Educação, Roseli Duarte, comentou sobre a deturpação, por parte da sociedade, da figura do Conselho Tutelar como um órgão punidor. Ela que estava na presidência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, nos anos 90, quando foi implantado o primeiro Conselho Tutelar de Duque de Caxias, enalteceu o trabalho dos conselheiros.

Já as ações do Conselho e os avanços no município foram abordados pelo secretário municipal de Assistência Social, Marcos Vinícius de Moraes Guimarães/ Boquinha. Ele citou o esforço para dar estrutura decente a todos os Conselhos, a criação do primeiro Conselho Tutelar Itinerante do Estado do Rio de Janeiro e a valorização da categoria.

A ex-conselheira tutelar e vereadora Andréa Conselheira reforçou sobre a valorização dos conselheiros. “Gostaria muito de fazer um apelo aqui junto com todos os 29 vereadores sobre o salário. Quero aproveitar o nosso secretário de Assistência Social e pedir a ele que dê essa força. Eles trabalham 24h, são comprometidos, são atuantes, mas o salário deles está defasado”, apontou Andréa, recebendo explicações da vereadora Delza de Oliveira, que já solicitou o pedido ao prefeito Washington Reis.

Todos os componentes da mesa fizeram suas explanações sobre as atividades e parcerias com o Conselho Tutelar de Duque de Caxias e mostraram-se satisfeitos com a atuação dos conselheiros. O presidente dos Conselhos, Arialdo Silva, mais conhecido como Amaral, enalteceu o ex-conselheiro tutelar da cidade de Comendador Levy Gasparian, Manoelzinho, pelos seus trabalhos e parabenizou à Câmara pelo evento.

A vereadora Delza de Oliveira finalizou a cerimônia, dirigindo-se aos conselhos e fazendo um apelo à sociedade. “Quero falar que vocês são muito queridos por todos os moradores de Duque de Caxias. O Conselho Tutelar não é o bicho papão da criança. O Conselho Tutelar, protege nossas crianças no dia a dia”.

Fotos: Art Vídeo/ Victor Hugo