Vereadores solicitam mais unidades da FUNDEC no Município

Em 18, novembro, 2021
Vereadores solicitam mais unidades da FUNDEC no Município

Objetivo é aumentar o número de acessos à capacitação dos jovens para o mercado de trabalho

Na sessão plenária de 18/11, após o 1º secretário da Mesa Diretora, Claudio Thomaz (DEM), fazer a leitura do Expediente do Dia a pedido do presidente Celso do Alba (MDB), abriu-se para as manifestações dos vereadores. E, entre os diversos assuntos abordados, esteve a ampliação de unidades da Fundec no município.

O vereador Alex da Juliana do Táxi (MDB) solicitou mais diálogo com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia a fim de que mais localidades sejam contempladas com as unidades garantindo acessibilidade dos jovens aos cursos profissionalizantes e ao mercado de trabalho. “Têm alguns pontos que a Fundec não está conseguindo chegar: a região da Vila Operária e a região do Parque Beira Mar”, disse ele, lembrando que, em tais locais, já existiram as unidades.

O vereador Alex Freitas (SD) comentou sobre este desafio, apontando que a Cidade dos Meninos e Campos Elíseos necessitam de unidades da Fundação. “A Fundec tem orçamento público, assessória jurídica, setor de licitação. É uma autarquia independente. Questiono aqui a independência da Fundec em si. Não podemos tirar o poder do presidente da Fundec e direcionar as ações”, explicou Alex.

Uma unidade nos bairros Taquara e Jardim Rotsen foram solicitadas pelo vereador Paulo Afonso (Republicanos). “São 23 unidades no município e nós só temos duas unidades da Fundec, no 3º Distrito. Entendemos que há muitas empresas nos bairros e precisamos de uma melhor qualificação para nossos jovens para que eles possam conquistar condições de trabalho dignas”.

A vereadora Rosinha Lima (MDB) comentou sobre a reunião com o secretário Eduardo Moreira e com o presidente da Fundec, Jonas Santana e informou que a Fundec da Vila Operária irá reabrir. Ela agradeceu o prefeito Washington Reis e os deputados federal e estadual, Gutemberg Reis e Rosenverg Reis, respectivamente, pelo empenho na área educação de Duque de Caxias.

Saúde

O vereador Alex da Juliana do Táxi também comentou sobre o evento referente ao Novembro Azul que irá acontecer no dia 24/11 em parceria com Secretaria Municipal de Saúde. “A Casa Legislativa mostra ser parceira do município, da população. Estamos de mãos dadas com a Secretaria de Saúde”.

Complementando a sua fala, o vereador Nivan Almeida (PT) destacou a parceria da Câmara com a saúde do município. “Com estes movimentos, a gente tem melhorado bastante o índice do agravamento desta situação que traz muitas dificuldades para a saúde do homem”.

Alex também falou sobre o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, e a nova parceria com o Executivo. “Que as coisas possam se normalizar e o pagamento dos funcionários realmente aconteçam com prazo certo”. O vereador Catiti (Avante) enfatizou que, embora o hospital seja do Estado, é dever dos vereadores buscarem solução para o problema que afeta os profissionais.

Já o vereador Paulo Afonso falou do evento ocorrido em 16/11, presidida por Catiti, dentro da Semana de Tradições e Artes Negras Contemporâneas, antecedendo o Dia da Consciência Negra. Na ocasião, foi tratado sobre anemia falciforme. “Um grande número de pessoas no município é acometido por esta doença que é prevalente em pessoas negras”, explicou ele, salientando que 70% dos moradores da Baixada Fluminense são de negros e pardos.

A doença é desconhecida pela maior parte da população, embora traga grandes transtornos a quem é acometido e aos seus familiares. “Precisamos trabalhar, aqui, nesta Casa, para que tenhamos uma atenção melhor às pessoas com anemia falciforme”, comentou Paulo Afonso, apontando para o aval do Conselho Regional de Enfermagem quanto à capacitação dos profissionais para melhor atendimento aos pacientes.

“Muitas das vezes, por falta de conhecimento da nossa rede de saúde, a anemia falciforme é diagnosticada como uma anemia”, salientou Catiti, ressaltando que a Câmara irá buscar, em parceria com a Secretaria de Saúde, implementar um programa para o tratamento da doença. Para o vereador Nivan Almeida, essa preocupação deve ser sempre colocada quando se discutem as questões referentes às pessoas negras, não só nos avanços sociais como na saúde.

Remetendo ao Dia da Consciência Negra, a ser celebrado em 20/11, o vereador Catiti explanou sobre o respeito entre as pessoas. “Falar em consciência é chamar a responsabilidade de todos. Quando falamos em consciência, é buscando um único objetivo: que as pessoas se respeitem”, salientou o vereador, recebendo apoio de Alex Freitas, Nivan Almeida e Moisés Neguinho (PMB).

Dia do Conselheiro Tutelar

As vereadoras Andréa Conselheira (SD) e Delza de Oliveira (Patriotas) subiram à Tribuna da Câmara para parabenizarem os conselheiros tutelares pelo seu dia, comemorado, hoje, 18/11.

“Eu que fui conselheira tutelar, neste município, por três mandatos, parabenizo a todos os conselheiros e ex-conselheiros. É um trabalho árduo, gratificante. É uma atuação que garante e protege os direitos das crianças e adolescentes ”, ressaltou a vereadora Andréa Conselheira.

“Sabemos da importância do Conselho Tutelar em nosso município que é cuidar das nossas crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade. Essa data foi criada para chamar a atenção para que as pessoas saibam o valor do conselheiro tutelar”, destacou a vereadora Delza de Oliveira.

Projetos aprovados

Ainda na sessão plenária de 18/11, foram aprovados, à unanimidade, em 1º e 2º turnos de discussões e votações, os seguintes projetos:

– Projeto de Lei nº 081/2021, de iniciativa do vereador Dr. Maurício (Avante), dispondo sobre a obrigatoriedade de disponibilizar assentos destinados a idosos, gestantes, pessoas com deficiência motora e mobilidade reduzida, em área próxima aos caixas de atendimento prioritário nos supermercados e hipermercados;

– PL nº 082/2021, do vereador Valdecy Nunes (Patriota), denominando Rua Pedro Heitor de Faria a atual rua sem denominação oficial, conhecida como Rua da Estação, com início na Avenida Nelson Mauro e término na Rua Nascimento Silva, em Saracuruna, 2º Distrito;

Também foram aprovados os Projetos de Decretos Legislativos dos vereadores Drª Fernanda Costa (MDB) e Marquinho Dentista (DEM) concedendo a Wilson Miguel e a Gutemberg Reis de Oliveira dos Reis as Medalhas Cidade Duquecaxiense, respectivamente.

Skip to content