Câmara de Duque de Caxias discute medidas de proteção aos vereadores

Em 13, outubro, 2021
Câmara de Duque de Caxias discute medidas de proteção aos vereadores

Reunião cobrou ações efetivas da Polícia e respondeu aos questionamentos da imprensa

Na tarde desta quarta-feira (13), a Câmara de Duque de Caxias realizou, em seu plenário, coletiva de imprensa para esclarecer as medidas que serão tomadas a fim de garantirem a segurança e a integridade física dos vereadores, assim como cobrar das autoridades competentes respostas para os ataques que o Legislativo vem sofrendo nos últimos meses, culminando nesta manhã, com a morte do vereador Sandro do Sindicato (SD).

Com a presença dos vereadores e dos secretários municipais Eduardo Moreira, Serginho e Marcos Tavares, o presidente da Casa, Celso do Alba (MDB), respondeu às perguntas dos veículos de comunicação abordando, além da segurança pessoal dos vereadores, a violência na Baixada Fluminense e ações das Polícias Civil e Militar para elucidarem os homicídios.

O presidente chamou de “ataque à democracia” a violência contra os vereadores e disse que, toda a Câmara está preocupada e que, por isso, serão encaminhados ofícios ao governador Claudio Castro e ao Ministério Público solicitando o acompanhamento dos casos que, até o momento, não foram esclarecidos. Em dez meses, Sandro do Sindicato (SD) foi o terceiro vereador assassinado em Duque de Caxias. Em março, ocorreu a morte do vereador Danilo do Mercado e, em setembro, de Quinzé.

Celso do Alba citou que a Comissão de Segurança da Câmara irá acompanhar as linhas de investigação e que a segurança dos vereadores será reforçada a fim de coibir as ameaças que alguns têm recebido. Ressaltou que a Casa irá se reunir com o comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar para discutir questões como o aumento de efetivo nas ruas e sistemas de segurança e lamentou as mortes.

Com o falecimento do vereador Sandro do Sindicato (SD), Alex Freitas (SD) que, no início do ano, assumiu a vereança como suplente de Boquinha – atual secretário municipal de Assistência Social – assume definitivamente a cadeira de vereador.

Fotos: Art Video/ Lucas Castelli