Secretaria de Meio Ambiente entrega títulos às instituições e protetores dos animais

Em 04, outubro, 2021
Secretaria de Meio Ambiente entrega títulos às instituições e protetores dos animais

 

Homenagens acontecem na data em que se comemora o Dia Municipal do Protetor de Animais

Em 04/10, na Câmara de Duque de Caxias, aconteceu a cerimônia, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, para entrega de certificados honoríficos e medalhas às instituições e pessoas que atuam na causa animal, em Duque de Caxias. A homenagem marcou a data em que se comemora o Dia Municipal do Protetor de Animais

“Só quem ama consegue desenvolver um trabalho voltado à causa animal com naturalidade”, disse o secretário Marcos Tavares, complementando com suas ações enquanto vereador de Duque de Caxias. “Tenho inúmeras matérias aprovadas nesta Câmara, datadas de 2016, 2017, 2019. Um trabalho que a gente já desenvolve há muito tempo e, hoje, vem incomodando aqueles que exploram a causa animal apenas para obter vantagem financeira. Tenho orgulho de ter verdadeiros parceiros na causa animal”.

A solenidade foi presidida pelo vereador e relator da Comissão de Defesa dos Animais, Valdecy Nunes (Patriota), que convidou à mesa o secretário municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, Marcos Tavares; o subsecretário de Segurança, Vinícius Thomaz; o presidente da Comissão de Defesa dos Animais, Catiti (Avante) e o vice-presidente Clovinho Sempre Junto (Patriota), além dos vereadores Aquiciley Filho (Republicanos), Alex Freitas (SD); Alex da Juliana do Táxi (MDB); Michel Vila Nova (PSDB) e Paulo Afonso (Republicanos) e a ex-vereadora Juliana do Táxi.

O vereador Alex Freitas falou dos trabalhos em relação aos animais no município, citando inúmeros projetos de autoria de Marcos Travares, enquanto vereador, e as suas indicações sobre o tema. “Quando ele assumiu a Secretaria, eu percebi o quanto ele é comprometido com este trabalho, e dedicado, porque não é fácil. A equipe dele também quero parabenizar, porque faz um trabalho formidável no município”, disse Alex Freitas.

O líder de governo e relator da Comissão de Defesa dos Animais, vereador Valdecy Nunes, ressaltou a atenção do secretário Marcos Tavares. “Ele tem demonstrado uma visão diferenciada, porque estávamos acostumados a só lidar com o ser humano, trabalhar só em prol do ser humano, e o Marcos, comprometeu a cuidar dos animais”.

Relembrando as comemorações do Dia da Árvore, em 21/09, o vereador Aquiciley Filho salientou a parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e a importância de eventos para a conscientização dos cidadãos duquecaxienses. “Nós temos que cuidar dos animais. Estou muito feliz por nós termos o secretário Marcos Tavares que está levantando esta bandeira e apoiando quem quer ajudar”.

Para o vereador Paulo Afonso, é preciso atenção para que as leis em prol dos animais sejam cumpridas. “Precisamos cobrar que as leis que já existem, por parte do hoje, secretário Marcos Tavares que, enquanto vereador fez um grande trabalho nesta área, sejam cumpridas”, citando ainda a construção do Hospital Veterinário no município.

O presidente da Comissão de Defesa dos Animais, vereador Catiti, destacou o momento em que Duque de Caxias passa em relação à causa animal. “Estamos escrevendo uma nova página na história da cidade de Duque de Caxias. A sua passagem aqui, como vereador, as batalhas do passado e, hoje, nós começamos a colher os frutos de um Legislativo com trabalho sério. Lidar com a causa animal é lidar com amor”.

Já o vice-presidente da Comissão, vereador Clovinho Sempre Junto, elencou alguns pontos de atuação do secretário Marcos Tavares enquanto esteve na Câmara Municipal. “Vários Projetos ele colocou nesta Câmara como o Hospital Veterinário e a Fazenda Paraíso que servirá para a recuperação dos animais”, disse ele.

O vereador Michel Vila Nova parabenizou o secretário e disse que a conscientização é a palavra certa. “Quero parabenizar o secretário Marcos Tavares que, quando esteve nesta Casa, legislou com maestria. Agora, como secretário de meio ambiente vem fazendo um trabalho de forma única. Se você não gosta de animais, o problema é seu, mas se você maltrata animais, o problema é nosso”, disse ele , referindo à frase citada pelo secretário nas redes sociais.

O vereador e 1º secretário da Câmara, Claudio Thomaz, falou da ética e da responsabilidade do secretário com ações direcionadas às causas animais, ainda quando esteve na Câmara. “Quero deixar minha homenagem a este grande protetor da causa animal, Marcos Tavares. Nós ajudamos ele aprovando várias indicações da causa animal e, agora, vê-lo à frente da pasta é um orgulho para mim”.

Reconhecer os trabalhos e a maneira como vêm sendo realizados no município faz toda a diferença, segundo o vereador Alex da Juliana do Táxi. “É muito importante o reconhecimento das pessoas que doam uma parte de sua vida para aquele que não pode falar e se defender”. Quando a Baixada Fluminense ainda não está na altura que a gente esperava para cuidar dos animais ou o próprio Estado, a gente vê Duque de Caxias com pessoas que se doam pela causa animal”.

A ex-vereador Juliana do Táxi demonstrou seu apoio ao secretário. “É com muita alegria que vejo pessoas comuns que amam animais, que estão aqui para receber uma homenagem mais que merecida”. O subsecretário de Segurança, Vinícius Thomaz, também deixou seu recado. “Vejo sua luta para trazer melhorias no atendimento ao meio ambiente e proteção animal e para trazer o Hospital de Cães e Gatos. É motivo de muita satisfação ver o seu trabalho à frente da secretaria”.

Após as manifestações, foi exibido um vídeo contendo os trabalhos da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal com o apoio de instituições e pessoas que se dedicam a cuidar e a proteger os animais. E, em seguida, foram entregues os certificados honoríficos a empresas, instituições e pessoas que contribuem para o bem-estar animal.

Há 25 anos, Vanderlei Au Au é atuante da causa. Para ele, é relevante o papel que a secretaria está fazendo, além de a educação ambiental ser um ponto importante. “A grande questão que se deve tratar hoje é a experiência de quem está controlando isso. Sempre defendi um projeto na escola: ‘Essa Escola é o Bicho’, para levar a educação animal à escola. Precisamos também divulgar a guarda consciente, afinal, o animal não é um bicho de pelúcia, é um ser vivo que requer cuidados”.

Como forma de gratidão, respeito e admiração, o vereador Alex Freitas, prestou homenagem ao secretário com a outorga da Medalha Cidade Duque de Caxias e certificado pelos serviços realizados. “É uma forma de homenagear também os protetores que, há anos, vêm fazendo um trabalho sem o apoio do Poder Público e, hoje, o Poder Público está ajudando e muito a causa animal”, disse o vereador, enaltecendo os serviços da pasta e o apoio do prefeito Washington Reis.

Skip to content