Vereadores aprovam projetos e encaminham pedidos à Prefeitura

Em 30, setembro, 2021
Vereadores aprovam projetos e encaminham pedidos à Prefeitura

Na Tribuna, foram abordadas questões envolvendo obras, mobilidade urbana, poluição visual e segurança nas escolas

Na sessão plenária de 30/09, os vereadores de Duque de Caxias prestaram um minuto de silêncio em virtude do falecimento do ex-vereador José Raimundo Campos (Zé do Cloro).

Na Ordem do Dia, aprovaram à unanimidade e em dois turnos de discussão e votação, a pedido do vereador Catiti (Avante), o Projeto de Lei nº 064/2021, de iniciativa do vereador Jackson Wagner (PSD), que institui a Semana Municipal da Capoeira, no calendário oficial do município.

Também foram aprovados Projetos de Decretos Legislativos e de Resoluções, concedendo títulos e moções a pessoas que se destacam em suas áreas e que, assim, promovem o crescimento de Duque de Caxias. A presidência da Mesa Diretora ficou a cargo do vereador e 1º secretário, Claudio Thomaz, que convidou o vereador Nivan Almeida (PT) para secretariar os trabalhos e fazer a Leitura do Expediente do Dia.

Três Projetos de Lei entraram em tramitação na Casa: o de nº 068/2021, do vereador Alex da Juliana do Táxi (MDB), que denomina Rua Coronel Ari Rodrigues Pestana a atual rua sem denominação oficial, conhecida como Estrada Vala Ramos que começa na Avenida Marquês de Barbacena, altura do nº 340, bairro Xerém.

O PL nº 069/2021, de iniciativa do Sandro do Sindicato (SD), que denomina Travessa Tim Lopes, a atual travessa sem denominação oficial que começa na Rua Tim Lopes, no bairro Pilar.

E o PL nº 070/2021, de autoria de Nivan Almeida (PT), que denomina Creche Dalva Lazzaroni de Moraes, o equipamento público a ser implementado na Rua B, nº 14, no bairro Jardim Anhangá, 3º Distrito.

Três Projetos de Decretos Legislativos concedendo medalhas também compuseram a pauta da sessão de 30/09, assim como diversas indicações dos vereadores feitas à Prefeitura, sobre pavimentação, saneamento, instalação de lixeiras, passagem do carro fumacê nas ruas, melhorias na rede de esgoto, entre outras.

Manifestações

O vereador Aquiciley Filho (Republicanos) foi o primeiro a se manifestar na Tribuna. Ele falou sobre a implantação da iluminação de led, pavimentação de ruas e demais obras no bairro Capivari. “Um bairro que, infelizmente, é muito carente de demandas públicas, mas que, graças a Deus, o progresso está chegando”.

Outro ponto de sua fala foi com relação à sinalização de trânsito. Aquiciley Filho citou a construção da UBS Figueira e o problema com o trânsito no entorno. O vereador Alex da Juliana do Táxi salientou também preocupação com a questão e repudiou a atuação do Detran no município. “A obrigação do trânsito também compreende o Detran. E o Detran estadual só entra em nosso município para Operação Lei Seca. As campanhas educativas já não existem mais na Baixada Fluminense e em nossa cidade”.

“O governo precisa fazer nova licitação para poder reorganizar todo o sistema de trânsito e de sinalização da cidade, porque o sistema que está hoje é precário”, disse o vereador Alex Freitas que, em seguida, voltou a falar da sua proposta para construção de uma ponte ligando Jardim Gramacho a Ilha do Governador como alternativa para desafogar o trânsito. Citou ainda a importância de concurso para a Guarda Municipal e da construção de um batalhão para que os profissionais tenham um local seguro para se concentrarem.

As obras feitas por uma empresa terceirizada pela Cedae no bairro 25 de agosto foram motivos para a manifestação do vereador Alex da Juliana do Táxi. “Prefiro não acreditar que eles não estão sendo fiscalizados, porque está um absurdo a forma como a firma terceirizada da Cedae está fazendo no bairro 25 de Agosto, no entorno da Vila Operária e no Parque Beira Mar”, disse ele, sugerindo à Comissão de Obras, a convocação do proprietário da empresa para dar esclarecimentos dos trabalhos que, da maneira como estão sendo feitos, podem acarretar prejuízos aos moradores próximos.

O vereador Sandro do Sindicato mostrou-se preocupado com a segurança nas creches e escolas do município, citando acontecimentos graves e fatais já ocorridos no país. “Precisamos cuidar dos nossos munícipes, principalmente, das nossas crianças”.

E o vereador Alex de Freitas levantou um tema muito importante: a poluição visual, apontando aos inúmeros painéis instalados na cidade. “Eu vou entrar com requerimento para saber quais são as empresas que colocam estes painéis enormes na cidade, sem critério nenhum, sem fiscalização. Empresas que não recolhem os tributos para a Prefeitura”, disse ele, salientando riscos de queda destes painéis e danos à população.

Ele ainda reiterou sua solicitação à Companhia de Gás Fenosa para que todos os bairros do 1º Distrito tenham gás encanado. “Ele é mais seguro e ainda vai ter a tarifa social”, destacou o vereador Alex Freitas, explicando a importância de Duque de Caxias que precisa avançar em busca do progresso.

Fotos: Art Vídeo/ Victor Hugo