Situação do reservatório no Parque Vila Nova é discutida em plenário

Em 28, setembro, 2021
Situação do reservatório no Parque Vila Nova é discutida em plenário

Vereadores ainda apresentaram demandas para a saúde, obras e comentaram ações da Prefeitura

Presidida por Celso do Alba (MDB) e secretariada pelo vereador Claudio Thomaz (DEM), a sessão plenária de 28/09 foi marcada pelas manifestações na Tribuna. O vereador Michel Vila Nova (PSDB) falou sobre o reservatório de água de, aproximadamente, 10 metros de altura, na rua do Canal Meriti, no Parque Vila Nova, que está desativado e que, segundo relato de moradores do entorno, reservatório balança com o vento.

“Acionamos a Defesa Civil para que pudesse fazer uma vistoria no local, até porque os moradores do entorno estão com medo que este reservatório possa cair e termos como consequência, vítimas fatais”, disse o vereador, afirmando que a Defesa Civil esteve presente e constatou que o reservatório de água apresenta corrosão e aberturas em suas extremidades o que, possivelmente, pode ter ocorrido devido à falta de manutenção preventiva da estrutura.

O vereador Michel Vila Nova leu o resultado da análise técnica feita pela Defesa Civil que, considerando as constatações, não existe risco iminente de colapso na estrutura. “Quero deixar bem claro que eu não concordo com o resultado dessa análise técnica. Independente deste reservatório de água representar risco iminente de queda ou não, se está de pé, se nunca foi utilizado, se está desativado, nós temos que fazer uma logística para retirar aquele reservatório”, salientou Michel.

Complementando sua fala, o vereador Catiti (Avante) disse que também já encaminhou ofício à Defesa Civil sobre os riscos que o reservatório apresenta e colocou-se à disposição para cobrar providências junto ao Corpo de Bombeiros e o CREA. “Na última ventania, recebi vídeos de como ele balança e pode ocasionar acidentes com vítimas fatais”.

Michel Vila Nova solicitou ao líder de governo, vereador Valdecy (Patriota), para que o ajude a conduzir o problema ao prefeito Washington Reis (MDB) a fim de, juntos, chegarem a uma solução.

Em seguida, foi a vez do vereador Aquiciley Filho (Republicanos) subir à Tribuna. Ele agradeceu o apoio recebido da Prefeitura, em especial, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Causa Animal, para a realização do evento em comemoração ao Dia da Árvore, realizado em 21/09. Também falou sobre a necessidade de ajustes no mecanismo de marcação de consultas e exames da Secretaria Municipal de Saúde.

O presidente da Comissão de Saúde, vereador Alex da Juliana do Táxi (MDB), destacou a apresentação da pasta, em Audiência Pública, que aconteceu no dia 27/09, na Câmara, e afirmou que a saúde está evoluindo, cada vez mais, no município. “São muitos atendimentos, várias demandas e especialidades e tivemos uma conversa informal sobre a criação de uma fiscalização da saúde, justamente para ajudar os vereadores, paralelo ao nosso papel e o secretário acenou que já estava pensando nisso”, disse ele.

As obras que estão sendo realizadas no Terceiro Distrito foram destaques na manifestação do vereador Nivan Almeida (PT). Ele citou que, em breve, será inaugurada uma praça em Parada Angélica e reinaugurada a praça Adolfo David. Nivan lembrou a aprovação da Lei nº 2213/2008, de sua autoria, que cria no âmbito do município, o Programa “Ginástica na Praça, Saúde no Coração” e que, sendo assim, todas as praças deverão conter equipamentos de ginástica.

Ressaltou os trabalhos da Secretaria Municipal de Obras no Terceiro Distrito, como o recapeamento asfáltico de 14 Km em vários trechos da Avenida Automóvel Clube e a construção do Hospital Infantil Padre Guilherme Cornélio Bot que, em breve, será inaugurado. “Isso dá para a gente uma satisfação enorme, porque a gente percebe o interesse em que a sociedade, hoje, discute as questões de governo. Hoje, o nosso governo é motivo de conversa e comparações em diversas cidades”, disse o vereador.

Outro vereador a se manifestar foi Marquinho OI (DEM) que falou sobre a inauguração, no sábado (26), da Praça Maria Fernandes de Araújo, no bairro Periquitos, e agradeceu a Prefeitura e as secretarias de Serviços Públicos e de Obras pelos trabalhos. “É uma área em que a população não tem absolutamente nada, mas o prefeito fez uma praça de qualidade para aquela população”, enfatizou Marquinho OI.

Finalizando as manifestações na Tribuna, o vereador Catiti (Avante) comentou sobre a reforma do Teatro Raul Cortez e a importância da revitalização do espaço que garantirá mais segurança aos seus frequentadores. “O Teatro não tem laudo de liberação do Corpo de bombeiros, não tem saída de emergência, ar condicionados subterrâneos com risco de invasão de água e curto-circuito que poderia causar acidentes fatais”, disse ele, apontando para as notícias que circulam nos meios de comunicação e chamando a atenção da Secretaria Municipal de Assistência Social para agir com mais vigor e oferecer oportunidades para as pessoas em situação de rua no município.

Expediente do Dia

Na sessão plenária de 28/09, os vereadores de Duque de Caxias apresentaram Projeto de Lei, de Decretos Legislativos e diversas indicações ao Executivo para as áreas de meio ambiente, obras, saúde, iluminação pública e educação.

Também encaminharam à Mesa Diretora, requerimentos concedendo Moções de Aplausos e de Congratulações a pessoas que contribuem, com seus serviços, para o município.

Assista a sessão plenária de 28/09. Acesse: https://youtu.be/skHaE0GO5y4

Fotos: Art Vídeo/ Victor Hugo