Indicações e requerimentos são encaminhados ao Executivo

Em 21, setembro, 2021
Indicações e requerimentos são encaminhados ao Executivo

 

Empregabilidade local na Refinaria de Duque de Caxias (Reduc) também foi discutida em plenário

Presidida por Celso do Alba (MDB) e secretariada pelo vereador Nivan Almeida (PT), a sessão plenária do dia 21/09, da Câmara de Duque de Caxias, abordou assuntos relevantes para os duquecaxienses. Nas manifestações, os vereadores comentaram sobre meio ambiente, saúde, emprego e renda, turismo e obras.

Em alusão ao Dia da Árvore, o vereador Aquiciley Filho (Republicanos) falou sobre evento externo à Câmara, com distribuição de 600 mudas, doadas pelo horto municipal. “A Lei Orgânica do Município diz que toda rua pavimentada, tem que ser arborizada”, disse ele, ressaltando o Art. 27 e agradecendo a parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e dos demais vereadores da Casa.

A saúde foi pauta do discurso do vereador Alex da Juliana do Táxi (MDB) que destacou os 13 anos do Hospital Municipal Dr. Moacyr do Carmo. “Junto com a nova direção, percebemos a vontade de as coisas, realmente, voltarem a acontecer, de fazer a realização de nosso munícipe que é de ser atendido de uma forma humanizada”, ressaltou ele, apontando falhas no acesso às informações do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, responsável pelas cirurgias ortopédicas e de traumas.

Além da saúde, o vereador Alex da Juliana do Táxi ressaltou as obras em andamento nos quatro distritos do município e, reforçando seu papel de vereador, fez uma alerta: “Temos que fiscalizar para que as coisas venham a acontecer com qualidade, de forma que vai beneficiar quem vive naquela região”.

O presidente da Comissão de Trabalho e Renda, vereador Sandro do Sindicato (SD) levou ao plenário o tema da empregabilidade dos duquecaxienses na Refinaria Reduc. O presidente do Sindicato Mazinho, trabalhadores e trabalhadoras acompanharam a sessão plenária com faixas e cartazes pedindo apoio dos vereadores para que 70% da mão de obra empregada, seja local.

“A Reduc, aquele polo industrial, um grande gerador de empregos no nosso município, mas a maioria dos empregos não ficam para as pessoas que moram na nossa cidade”, lamentou o vereador, solicitando a intervenção das autoridades estaduais.

Os vereadores fizeram questão de deixar o apoio para busca de soluções. Alex Freitas (SD) salientou a importância de a classe estar presente na Câmara e destacou que Duque de Caxias deve muito a ela. “O progresso da nossa cidade, a 17ª cidade mais habitada, a 27ª em arrecadação, tem muita contribuição da Reduc. Esta Casa tem o compromisso e a obrigação de retribuir isso aos trabalhadores dessa cidade”.

Referindo-se ao bairro Campos Elísios, local em que está situada a Reduc, o vereador Catiti (Avante) disse que é um dos mais ricos do Brasil, porém, com a população mais pobre e humilde em investimentos. “Sou pertinente nessa sua luta, porque é a luta de todos nós nesta Casa, por respeito ao trabalhador de Duque de Caxias”, enfatizou ele, citando que a Prefeitura, através da Fundec, já coloca à disposição a qualificação dos duquecaxienses.

Também ciente da importância da empregabilidade de mão de obra local, os vereadores Paulo Afonso (Republicanos) e Dr.Maurício (Avante) falaram sobre o empenho necessário para que, não apenas a Reduc, mas outras empresas possam abrir vagas para profissionais do município. Dr. Maurício foi enfático: “a Reduc está numa das áreas mais contaminadas do país. Como presidente da Comissão de Meio Ambiente, coloco-me à disposição para estarmos juntos com o secretário Marcos Tavares fiscalizando e cobrando uma contrapartida de 70% de trabalhadores locais”.

Em nome da Casa, o presidente Celso do Alba declarou apoio ao vereador e aos trabalhadores. “Sugiro que façamos aqui uma audiência pública e convidemos os deputados estaduais e federais para que, juntos, possamos verdadeiramente achar uma solução. Muitos alegam inconstitucionalidade (Lei Municipal 2.728, de 26/08/2015), então tem que arrumar caminho porque o povo está sem trabalho”.

Com o vereador Paulo Afonso, a saúde voltou a ser foco. Ele citou a elaboração de um Projeto de Lei, embasado na Lei Federal nº 13.896/2019 que diz que “nos casos em que a principal hipótese diagnóstica seja a de neoplasia maligna, os exames necessários à elucidação devem ser realizados no prazo máximo de 30 dias, mediante solicitação fundamentada do médico responsável”.

O vereador Alex Freitas, como membro da Comissão de Educação e Cultura, comentou sua indicação para que seja também incluído o turismo, nesta Comissão. “Nós temos vocação turística em Duque de Caxias”. Outra indicação é para que todos os bairros do 1º Distrito tenham gás encanado. “Temos uma cidade com um milhão de habitantes. Uma cidade que tem potencial e, estamos reivindicando isso, tendo em vista que o bairro 25 de agosto tem gás encanado”, explicou ele, apontando para a prevenção de acidentes.

As obras no bairro Pilar também foram citadas, entre elas, a reinauguração da Escola Municipal Cidade dos Meninos, a UPH Pilar que terá diversas especialidades, a construção de uma ponte que dará acesso ao novo retorno na Reduc e o asfaltamento de ruas, num trecho de 11 km. “São vários investimentos que a gente consegue fazer o povo entender a importância do bairro ter força política”, salientou ele, citando os cinco vereadores eleitos no Pilar e região que dão governabilidade à Prefeitura para que as obras saiam do papel.

O vereador Marquinho Oi (DEM), por sua vez, ressaltou sua ética política e responsabilidade com o município, citando o empenho do seu colega, Jackson Wagner (PSD), com a indicação para serviços de saneamento básico, pavimentação e iluminação pública, a fim de urbanizar o Morro do Coqueirinho, no 1º Distrito.

Por fim, o vereador Moisés Neguinho (PMB) parabenizou Marquinho Oi pela luta em prol de Duque de Caxias e agradeceu ao prefeito Washington Reis pelo atendimento às suas demandas, entre elas, a instalação de lâmpadas de Led nas regiões de Doutor Laureano, Sarapuí, Rondon, Copacabana.

 

Expediente do Dia

Os vereadores de Duque de Caxias apresentaram, no Expediente do Dia, da sessão de 21/09, diversas indicações e requerimentos ao Executivo para os setores de educação, obras, iluminação pública, meio ambiente e saúde.

O Executivo também encaminhou a Mensagem nº 11/2021, com o Projeto de Lei nº 07/2021, desafetando e autorizando o chefe do Poder Executivo a alienar bem imóvel.

 

Assista sessão plenária de 21/09 no Youtube. Acesse: https://youtu.be/DOmtqgDCGP8

Fotos: Art Vídeo/ Victor Hugo

Skip to content