Primeira Desembargadora negra do Estado é homenageada pela Câmara de Duque de Caxias

Em 12, agosto, 2021

A Dra. Ivone Caetano, primeira desembargadora negra do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro recebeu, na última quinta-feira (12), das mãos do presidente da Câmara Municipal de Duque de Caxias, Celso do Alba (MDB), e do vereador, Catiti (Avante), a maior honraria da Casa Legislativa Municipal: o título “Cidadão Duquecaxiense”. A comenda, que é concedida a personalidades que não nasceram na cidade, mas que se empenharam de forma incansável para promover o município, foi entregue à ilustre magistrada durante um ato solene no plenário Vilson Campos Macedo.

O vereador Catiti, que é o principal responsável pela escolha da desembargadora para receber o título, justificou: “A Dra. Ivone é um ícone. Uma mulher negra, empoderada, que luta para combater o racismo, e que muito contribuiu e estimulou dezenas de mulheres dessa cidade a chegarem onde elas queriam chegar. Sou grato por poder homenagear essa mulher em vida com a maior honraria da Câmara Legislativa. Estou muito emocionado”, explicou o anfitrião.

A desembargadora Ivone, que já está aposentada, começou na magistratura em 1994 e, mesmo após a aposentadoria, está sendo muito reconhecida. Ela, que veio de uma família humilde, disse que sempre trabalhou agradecendo a Deus por tudo o que foi feito pela sua família. “Enquanto estive atuando na magistratura, eu me dediquei principalmente à causa da criança e do adolescente, pois eu queria agradecer a Deus por tudo o que Ele tinha dado a mim e aos meus irmãos”, revelou. E a grande homenageada do dia disse o que sentiu quando soube que receberia um título tão importante. “Fiquei impactada! Não me disseram que seria isso, mas eu fiquei muito feliz”, concluiu ela.

Na ocasião, também aconteceu a Conferência Municipal de Defesa dos Direitos do Negro e da Promoção da Igualdade Racial e Étnica de Duque de Caxias – COMDENIPER, que além da desembargadora Ivone e do vereador Catiti, teve a presença de Wilson Gonçalves, presidente do COMDENIPER, Janyr Menezes, subsecretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Sharlene Rosa, Diretora da DEMPRIRD, Júlia Paula, coordenadora da DEMPRIRD, e dos militantes, Lorrama Machado e Wagner Neves de Matos. Todas essas personalidades são, de alguma forma, atuantes na causa negra e lutam contra qualquer tipo de preconceito e discriminação.

O vereador Alex Freitas (SD), que também prestigiou o evento, ofereceu todo apoio ao COMDENIPER, e ressaltou a importância do movimento dos direitos dos negros no Brasil. “Felizmente, muita gente defende os direitos e deveres dos negros nesse país. Lembro da luta de Abdias Nascimento, que foi o primeiro negro a se tronar senador da República e também da Lei Caó, que regulamentou o trecho da Constituição Federal que torna inafiançável e imprescritível o crime de racismo. São muitos os destaques, mas cito, ainda os ícones: Joãozinho da Gomeia, o grande advogado, pianista e poliglota, Dr. Mário Alves e, claro, a mais nova cidadã duquecaxiense, Dra. Ivone Caetano. Com tantos exemplos, coloco o meu mandato à disposição da luta contra o racismo e ao preconceito, pois meu compromisso como político é fazer uma geração melhor que a nossa”, ressaltou Freitas.