Vereadores apresentam suas ideias para beneficiar a população duquecaxiense

Em 12, agosto, 2021
Vereadores apresentam suas ideias para beneficiar a população duquecaxiense

 

A Câmara Municipal de Duque de Caxias se reuniu na última quinta-feira (12) para mais uma sessão ordinária, presidida pelo vereador, Celso do Alba (MDB). Nivan Almeida (PT) secretariou os trabalhos, ficando responsável pelo anúncio de projetos de lei, decretos legislativos e indicações parlamentares, descritos no Expediente do Dia. Todas as idealizações dos vereadores da Casa Legislativa da cidade têm a finalidade de beneficiar a população duquecaxiense.

O vereador Michel Vila Nova (PSDB) propôs o projeto de lei n° 048/2021, que está relacionado a criação de unidades da “Casa de Passagem” para mulheres vítimas de violência doméstica em todo o município. Na tribuna, ele aproveitou para destacar o avanço das obras da Prefeitura no Canal Caboclo e também a limpeza da bacia de acumulação, que estava há mais de 10 anos assoreada. “Estou acompanhando a canalização do Canal Caboclo, que vai beneficiar diretamente os moradores das comunidades do Parque Vila Nova, Vila Ideal, bairro Lagunas e Dourados, entre outras áreas do 1º distrito. Quero aproveitar para agradecer pela limpeza da bacia de acumulação, que fica às margens da Linha Vermelha, bem próxima ao Parque Vila Nova, onde eu resido. Por estar tanto tempo sem limpeza, e por receber o retorno da maré do Rio Meriti, essa bacia deixava a região totalmente alagada. Na legislatura passada, o vereador Catiti lutou pela colocação de uma comporta, e nesta atual (legislatura), consegui que uma indicação minha fosse atendida e a bacia está recebendo a limpeza que precisa, a fim de acabar com as enchentes que sempre atormentaram os moradores”, comentou Michel. “Aquela região é muito carente. Lutamos por melhorias. A chegada do Michel Vila Nova nesta Casa, está fazendo a diferença. Juntos, estamos levando os olhos do poder público para aquela comunidade, com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida para a população”, complementou Catiti (Avante).

Marquinho “Oi” (DEM) também falou sobre a situação da bacia. “Essas obras também vão beneficiar os moradores das áreas em que o Canal Caboclo corta, como os bairros Covanca, Periquitos e Vila Ideal, pois quando enche, ninguém consegue passar por esses locais. A população sofre de verdade. Acredito que nunca vimos antes um trabalho de tanta responsabilidade como esse: a limpeza do que é chamado “pinicão”, que na verdade tem a função de armazenar a água da chuva para não alagar as casas da população”, disse “Oi”.

O vereador Alex Freitas (SD) também deu a sua opinião sobre o assunto: “Acompanho esse problema há anos. Sugiro que seja construído no local um elevatório, para que funcione uma praça poliesportiva, escola ou creche para aquela comunidade, mantendo, claro, o espaço para acumular a água, bombeando-a para depois do dique, como forma de combater as enchentes”.

Dentre as indicações parlamentares expostas, está a solicitação do gestor da Câmara, o vereador emedebista, Celso do Alba, que pediu a construção de uma creche no Parque Comercial (2º distrito). Um outro vereador do MDB, Alex da Juliana do Táxi, indicou a implementação do projeto “Aqui Tem Esporte” na Praça da Paz, situada no bairro Parque Beira Mar (1° distrito). Alex pediu, ainda, a ajuda das secretarias municipais de Obras e Saúde para fazer sair do papel uma emenda orçamentária que já existe, para a realização da reforma do Posto Odontológico José de Souza Herdy, na Vila Operária. De acordo com ele, essa unidade de saúde encontra-se em péssimas condições. “Essa unidade precisa urgentemente de uma grande reforma e ampliação, pois oferece serviços muito importantes para o município. Essa obra precisa de prazo e uma data para começar, porque nós vereadores da região, somos muito cobrados por isso. Acredito que essas pastas irão pensar em alguma solução legal para atender essa demanda”, falou o vereador do Táxi, que aproveitou a chance para criticar a Cedae por não finalizar suas obras de forma adequada. “Eles começaram muito bem, mas atualmente, estão abrindo um buraco aqui e outro ali, causando um verdadeiro pandemônio para os moradores e transeuntes, que precisam passar pelas ruas em que a Cedae está fazendo obras. Precisamos de um cronograma e placas de sinalização para acompanhar o desenvolvimento dessas obras”, comentou ele.

Alex da Juliana do Táxi pediu que fosse feita uma audiência pública para que companhia de água e esgoto preste esclarecimentos e recebeu logo uma resposta positiva de Vitinho Grandão: “Já protocolei a petição de uma audiência pública com a Cedae, mas devido a pandemia, ficamos de ajustar uma data. Como somos realmente muito cobrados pela população, temos que buscar informações corretas para repassarmos para as pessoas”. Vitinho, que é o presidente da Comissão de Transportes, também fez questão de confirmar a realização de outra audiência pública, com as empresas de ônibus, que acontecerá no dia 30 de setembro. “Os donos das empresas de ônibus precisam ouvir o que a gente ouve da população que usa os transportes públicos”, falou ele.

“A população vai ter voz nessa audiência pública. Quero convocar a todos que estão sofrendo com o descaso das empresas de ônibus municipais para comparecerem nesta audiência pública, trazendo suas insatisfações para discutirmos sobre o assunto”, falou Paulo Afonso (Republicanos). “O DETRO foi oficiado para que ajude o nosso município a fiscalizar todas as empresas irresponsáveis, que estão à frente da concessão. Também já está tramitando aqui na Casa, uma indicação que solicita que outras empresas possam prestar esse serviço, tais como transporte escolar, empresariais (Reduc e em outras empresas), enfim, para que possamos dar outras alternativas para a população que sofre com a má qualidade dos serviços rodoviários”, ressaltou o vereador Dr. Maurício (Avante).

Muito indignado, o vereador Moisés Neguinho (PMB) frisou: “A empresa União é uma das piores que prestam serviços na nossa cidade. Ela acaba com diversas linhas sem dar satisfação alguma ao poder público. Essa empresa ganhou uma licitação que está sendo mantida sob liminar judicial e infelizmente não está tendo o devido compromisso com a população duquecaxiense. Quero aproveitar para parabenizar a atitude do colega, Júnior Uios (DEM), que idealizou, juntamente comigo e com os demais membros da Comissão de Transporte, a criação do aplicativo que facilita a vida dos passageiros”.

Ainda na esfera do transporte público, o vereador Zezinho do Mineirão (PSL) é o autor da indicação que solicita que a Prefeitura estude a possibilidade de iniciar um processo licitatório, com o intuito de ampliar a oferta de transporte público para atender a população do bairro Vila Operária. E o vereador Sandro do Sindicato (SD) defendeu a obra de implantação que vai ligar o viaduto da Reduc a Rua Cinco de Julho, no bairro Pilar. “Além de ser um projeto de importância, vai levar mais investidores para o bairro e a população vai se valorizar muito mais. Acredito que também chegarão, na Cinco de Julho, obras de infraestrutura em toda a sua extensão, incluindo uma galeria, pois essa é uma rua residencial, mas que tem o potencial de se tornar uma grande avenida da cidade”, falou Sandro.

O vereador e líder do Governo na Câmara, Valdecy Nunes (Patriota), destacou o empenho da vereança local. “Cada vereador aqui é o retrato de cada canto desta cidade, e cada um tem a sua forma de trabalhar. Porém, todos estão se esforçando para ajudar a mudar a história do nosso município. Fico feliz de ver os vereadores defendendo os interesses da população. A cada legislatura que passa, a qualidade só aumenta, e isso faz com que Duque de Caxias pare de figurar nos noticiários como uma cidade abandonada, que só tem desgraça. Hoje, aparecemos como uma cidade que só cresce e está servindo como exemplo para os outros municípios. Quero frisar que esse parlamento tem dado sustentabilidade ao trabalho do Governo Municipal”, disse Valdecy.

Além da exposição dos projetos, os vereadores debateram sobre o voto impresso (auditável) e eletrônico. O vereador Aquiciley Filho do Adão do Campo (Republicanos) foi o parlamentar que trouxe o tema à tona. “Quero parabenizar ao presidente nacional do meu partido, deputado federal Marcos Pereira, que orientou aos demais republicanos a votarem a favor do voto impresso. Me lembro que na eleição passada, tiveram muitos problemas e o resultado demorou muito para sair. Tenho fé de que no futuro, o voto impresso será enfim aprovado”, disse ele. Com o levantamento do assunto, Aquiciley, acabou incentivando alguns vereadores a se posicionarem sobre a temática. Marquinho “Oi” foi um deles: “Quero parabenizar a todos os deputados que votaram a favor do voto auditável, pois mostraram que entenderam a matéria. Essa opção seria muito boa para o nosso Brasil, pois é segura”. O vereador Paulo Afonso, do Partido Republicanos, também ficou insatisfeito com a derrota da volta do voto impresso. “O que aconteceu em Brasília me deixou muito triste. Sou a favor do voto auditável e lamento pelas pessoas que votaram contra”, disse o republicano.

O petista Nivan foi contra a opinião dos demais colegas, e relembrou: “Antigamente, quando o voto era impresso, aqui em Duque de Caxias, por exemplo, o candidato dormia vereador, e acordava suplente. Naquela época, a gente imaginava que isso poderia acontecer. Depois da implantação das urnas eletrônicas, eu só escutei conversa de perdedor. Por que só agora estão se preocupando com o voto auditável? Estão com medo de perder? Já fui o vereador mais votado dessa cidade, e também já fui eleito o segundo mais votado, mas nas eleições passadas, entrei como suplente. E hoje estou aqui. Eu vou discutir com a urna? O que eu tenho que fazer é tentar ser mais compreendido pelos eleitores”, opinou o veterano, ressaltando, ainda, o sucesso das sessões matinais, que conta sempre com a presença maciça dos vereadores e da população.

“Essa história também se desenvolve aqui no nosso território, por isso, não podemos nos isentar. Até que se prove o contrário, as eleições feitas através das urnas eletrônicas, têm mostrado a lisura no processo. Como o Nivan bem disse, antigamente, os mapas eram modificados da noite para o dia. Hoje, graças ao sistema eletrônico, eu e todos os outros 28 vereadores estamos aqui. Se realmente tivesse falhas nesse sistema, eu também concordaria e iria defender o retorno do voto impresso”, disse o vereador, Catiti, encerrando o debate.

FOTOS: ART VÍDEO/ VICTOR HUGO

Skip to content