Ciro Gomes, Carlos Lupi e José Bonifácio Ferreira recebem Honraria na Câmara de Duque de Caxias

Em 12, julho, 2021
Ciro Gomes, Carlos Lupi e José Bonifácio Ferreira recebem Honraria na Câmara de Duque de Caxias

A cerimônia de empossamento da executiva municipal do PDT também aconteceu de forma simultânea a entrega das comendas

Por iniciativa do vereador Alex Freitas (SD), a Câmara Municipal de Duque de Caxias realizou um ato solene, na última segunda-feira (12), para homenagear três grandes nomes do Partido PDT no cenário político brasileiro: Carlos Lupi, Ciro Gomes e José Bonifácio Ferreira.

Lupi, que é o presidente nacional do PDT, foi contemplado com a medalha “Cidade Duque de Caxias”, comenda concedida a pessoas ou entidades que tenham prestado relevantes serviços ao Brasil ou ao município. “Duque de Caxias tem uma marca de vanguarda e de coragem na Baixada Fluminense. Brizola ganhou as eleições aqui e também fizemos prefeitos aqui. Temos uma história muito enraizada em Duque de Caxias e receber uma medalha nesta cidade é o coroamento na carreira de qualquer político que se diz amante do povo brasileiro”, disse o agraciado. “Quero agradecer a generosidade do vereador Alex Freitas e dizer que vou lutar muito para ser merecedor dessa conquista”, completou Lupi.

O pré-candidato à presidência da República, Ciro Gomes, que além disso é o vice-presidente nacional do PDT, recebeu a medalha “Paulo Freire”, concedida a professores que tenham, comprovadamente, desenvolvido projetos, propostas ou outros instrumentos para o desenvolvimento da qualidade do processo educacional. Ciro já atuou como professor universitário de Direito Tributário e Direito Constitucional, Finanças Públicas e de Estudos de Problemas Brasileiros, entre os anos de 1980 a 1987.

Ciro Gomes retorna à Câmara duquecaxiense após 20 anos para receber mais esta honraria. A primeira vez que ele pisou no plenário Vilson Campos Macedo foi para ser agraciado com o título “Cidadão Duquecaxiense”, oferecido pelo decano da Casa Legislativa, vereador Nivan Almeida (PT). O presidenciável, que já veio ao município em várias outras ocasiões, não escondeu seu contentamento em regressar à Duque de Caxias. “É sempre uma emoção. Espero que um dia eu possa ter a oportunidade de devolver para vocês esse carinho, hospitalidade e honra, porque a Baixada Fluminense é a cara mais machucada do Brasil. Esse é um povo valente, extraordinário, mas também é um povo a quem se nega praticamente tudo e a gente precisa mudar isso”. Sobre a homenagem prestada pelo vereador Alex Freitas, Ciro foi cordial: “É um gesto de estímulo. O Alex sabe que sou uma pessoa bem-intencionada, vou procurar sempre honrar isso, mas quando ele me dá uma honraria como essa, estabelece uma dívida de gratidão minha com ele, com a representação dele e com o povo dele – que é o povo de Duque de Caxias. E eu vou pagar isso com muito trabalho”, concluiu Ciro Gomes.

Outros pedetistas como a deputada Estadual Martha Rocha, o ex-ministro e ex-deputado Federal Miro Teixeira e o ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, também prestigiaram o evento. Além deles, o presidente da Casa Legislativa Municipal, Celso do Alba (MDB), o secretário municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, Marcos Tavares, o vereador Nivan Almeida, e outros nomes da vereança municipal marcaram presença na homenagem, prestada pelo vereador Alex Freitas, a personalidades tão importantes da esfera política nacional. A deputada, que já trabalhou no município, afirmou que tem laços fraternos com a cidade e que a Baixada Fluminense surge a partir de Duque de Caxias. “No cenário do estado do Rio de Janeiro, Caxias é uma cidade de profunda relevância e é protagonista das grandes batalhas travadas no Estado e, tanto para Lupi, quanto para o Ciro, que olham para o futuro desenvolvimento e construção desse país, estar nessa cidade significa muito. Para Ciro, receber a medalha Paulo Freire, um prêmio que se destaca na questão da educação, e educação pública de qualidade e em tempo integral, representa o compromisso do PDT”, comentou a deputada Estadual Martha Rocha.

O título “Cidadão Duquecaxiense”, maior honraria oferecida pela Câmara Municipal da cidade, foi concedido a José Bonifácio Ferreira, prefeito de Cabo Frio, município situado no litoral do estado do Rio de Janeiro. Muito experiente na política, Bonifácio, que tem 76 anos, foi eleito prefeito de Cabo Frio pela primeira vez quando tinha apenas 31 anos. “Quero primeiro agradecer ao vereador Alex Freitas e também a todos os vereadores. Essa placa vai ficar no meu gabinete de trabalho, porque eu tenho um carinho muito grande pela Baixada, especialmente por Duque de Caxias. Essa honra e carinho, guardo no meu coração”, comentou Bonifácio. E o mais novo “cidadão duquecaxiense”, continuou em tom bem-humorado: “Essa gente é muito dedicada ao trabalho e precisa de um diazinho de mergulho nas praias de Cabo Frio”.

O grande anfitrião da festa, o vereador Alex Freitas, ficou muito satisfeito com a presença de tantas figuras de peso nas dependências da Câmara Municipal. Ele, que se diz “brizolista” convicto, foi filiado ao PDT durante 30 anos e, mesmo atualmente cumprindo mandato na vereança pelo Partido Solidariedade, fez questão de homenagear os três pedetistas, devido a história de cada um na luta pela igualdade social e trabalhista, juntamente com um dos fundadores do partido, o emblemático e saudoso Leonel Brizola. “Estou muito feliz, pois um militante está tendo a oportunidade de homenagear essas pessoas que fizeram tanto pelo Brasil e fazem pelo país até hoje”, comentou ele, muito grato.

Aproveitando a solenidade de entrega das honrarias, o plenário da Câmara também serviu para a cerimônia de posse da executiva municipal do PDT. Na ocasião, os duquecaxienses puderam conhecer os novos membros que serão responsáveis pelo desenvolvimento do partido na cidade. João Carlos Brecha, atual secretário de Governo do prefeito Washington Reis (MDB), é o novo presidente da legenda. Aroldo Brito, que também é responsável por uma pasta na Prefeitura da cidade, a Secretaria de Comunicação Social, também foi empossado, mas como vice-presidente. Alguns membros e os seguintes nomes também passaram a fazer parte da coligação em Duque de Caxias: Wilson Gonçalves (secretário) e Verônica Silva Conceição Martins (tesoureira).

“Duque de Caxias sempre foi o berço do brizolismo e a porta da Baixada Fluminense. Entendemos que esse é um partido forte na cidade. A minha contribuição de interceder, juntamente à presidência da Casa Legislativa, pela realização do evento aqui no plenário, é para colocar o projeto nacional, do nosso companheiro Ciro Gomes, em prática”, explicou Alex Freitas.

O novo presidente do PDT/ Duque de Caxias, João Carlos Brecha, frisou: “É uma honra muito grande ter a oportunidade de presidir um partido tão importante e histórico para o nosso município e para o Brasil. Vou dar o melhor de mim para fazer essa gestão, pois não é só de políticos que se vive um partido, um partido também precisa de uma executiva e de gestão administrativa, e é isso que a gente vai proporcionar”.

Já Aroldo Brito, que além de comemorar seu empossamento como vice do PDT municipal, e a presença de ícones da política nacional no município, comemorou também seu aniversário. Segundo ele, a vinda de Ciro, Lupi e Bonifácio, à Duque de Caxias é um momento histórico. E, com relação a essa nova fase do PDT municipal, ele disse: “O PDT em Duque de Caxias sempre foi um partido popular e muito forte, pois representa as classes populares, como a dos trabalhadores, a dos oprimidos e a dos negros, como eu. Ou seja, os segmentos mais frágeis da sociedade. É por aqui que nós vamos começar a mudar a história do Brasil”.

“Parabéns a todos que tomaram posse hoje e muito obrigado pela forma que me receberam. Saibam que sempre que quiserem eu estarei às ordens”, disse o veterano pedetista, Miro Teixeira.

Skip to content