Câmara celebra o 1º aniversário da Maternidade Municipal de Santa Cruz da Serra

Em 14, junho, 2021
Câmara celebra o 1º aniversário da Maternidade Municipal de Santa Cruz da Serra

Funcionários de diversos setores da unidade foram homenageados com moção de aplausos e congratulações

Com o intuito de celebrar o 1º aniversário da Maternidade Municipal de Santa Cruz da Serra, a Câmara Municipal de Duque de Caxias, por proposição dos vereadores Alex da Juliana do Táxi (MDB), Júnior Uios (DEM), Nivan Almeida (PT), Paulo Afonso (Republicanos), Valdecy Nunes (Patriota), Vitinho Grandão (SD) e do presidente da Casa, Celso do Alba (MDB), realizou na última segunda-feira (14), a cerimônia de entrega de moção de aplausos e congratulações a profissionais que atuam a unidade, localizada no 3º distrito da cidade.

“A Câmara procurou, de uma forma bem elegante, prestigiar aqueles que realmente vêm contribuindo com o sucesso do Governo. Sabemos que esse equipamento público transmite vida e, em 1 ano, já foram mais de 24 mil atendimentos. Isso nos dá a certeza de que está sendo feito um excelente trabalho e que o Poder Legislativo pode dar um apoio responsável para o Poder Executivo”, comentou o decano da Casa, vereador Nivan Almeida. Em sequência, o parlamentar mais antigo da 19º Legislatura, dando continuidade, assegurou: “A Câmara Municipal sempre irá homenagear aqueles que merecem reconhecimento. Estamos de olho na Educação, Infraestrutura, entre outros segmentos. Porém, este é o momento de homenagear a Saúde”.

Com o auxílio da Dra. Clara Lúcia Carvalho, que acumula as funções de diretora técnica da maternidade, subsecretária de Fiscalização e médica ginecologista e obstetra, a vereança da cidade selecionou funcionários da área administrativa, manutenção, serviços gerais, técnicos de Enfermagem, enfermeiros, médicos, recepcionistas e atendentes, responsáveis pelo setor de exames, entre outros, para receberem a comenda.

A diretora explicou que o critério usado foi feito de acordo com a união e atuação das equipes nos dias mais agitados e que têm as demandas mais intensas: terças e quintas-feiras. “Por mim, todos seriam ovacionados, mas tínhamos um número restrito. Os homenageados de hoje aprenderam a lidar um com o outro em situações adversas, que a gente precisou passar. Porém, eles aprenderam a conviver. Esse é o nosso segredo”, revelou a Clara.

De acordo com ela, alguns profissionais que foram homenageados, mas que não puderam comparecer, não acreditavam que os nossos vereadores fossem fazer isso se tornar realidade. “Sempre existe aquela resistência com relação aos políticos. Porém, hoje foi provado que isso pode ser diferente. Todo mundo colabora um pouquinho para que no final tenhamos um bom resultado”, continuou a diretora.

Mais uma vez reconhecendo o trabalho dos profissionais da Saúde, os vereadores Alex da Juliana do Táxi e Paulo Afonso, destacaram o empenho dos servidores da Maternidade de Santa Cruz da Serra e o apoio dado pela Casa Legislativa. Paulo, que é formado em Enfermagem e muito em breve estará com o diploma de Medicina nas mãos, disse: “O trabalho que esses profissionais exercem e o reconhecimento feito por essa Casa, são extremamente importantes. Todos os vereadores entenderam que eles realmente merecem essa homenagem, porque em apenas 1 ano, eles conseguiram ‘desafogar’ as outras maternidades do município. O trabalho deles é muito relevante”. Já Alex, falou sobre o apoio que a Câmara dá aos funcionários da Saúde. “O parlamento Municipal está dando condições para que Duque de Caxias entre na nova era da saúde. Mesmo com a pandemia, estamos indo ao encontro desses profissionais, desde os funcionários da limpeza até os da Direção da maternidade, que em muitos casos, estão sobrecarregados por estarem ajudando a tocar a saúde do município. Fico feliz por essas pessoas se doarem tanto, a fim de proporcionar uma saúde melhor para a cidade”, falou o vereador do Táxi.

De acordo com a Dra. Joseane Nogueira Russano, chefe do setor de Neonatologia, muitos funcionários já precisaram ficar afastados devido a contaminação do vírus da Covid-19. Feliz pelo recebimento da honraria, a doutora falou sobre a rotina dos funcionários do estabelecimento e da importância dessa homenagem. “Tem sido um trabalho intenso, mas muito gratificante. A maternidade tem tido bons resultados e termos o nosso trabalho reconhecido é sempre muito bom, é um estímulo!”, disse a médica.

Regina Rocha, conhecida na maternidade como a “técnica de Enfermagem do cabelo roxo”, é uma das mais experientes do local. Ela foi contemplada com duas moções de aplausos, oferecidas pelo presidente Celso do Alba e pelo vereador Vitinho Grandão. Ela, que há cerca de 1 ano foi contaminada pelo coronavírus, ficou muito grata ao receber essa homenagem, após a recuperação da doença, e não escondeu o contentamento por prestar serviço para o município. “Agradeço a todos que fizeram essa homenagem acontecer. Trabalhar nessa maternidade me faz muito bem. A maternidade de Xerém fechou, mas a de Santa Cruz da Serra, está aí!”, disse ela, empolgada.

A Maternidade de Santa Cruz da Serra foi inaugurada em 2020, em meio a pandemia do novo coronavírus. Desde então, presta atendimento a um grande número de gestantes, tanto de Duque de Caxias como de cidades vizinhas, tornando-se referência em toda a região da Baixada Fluminense, mesmo com tão pouco tempo de funcionamento.

“Essa maternidade tem dado resultados maravilhosos e além de resultados, tem atendimento humanizado e ótimos profissionais, que se colocam à frente da linha de combate e têm tido um desempenho de trabalho acima da média. Hoje foram merecidamente reconhecidos”, disse um dos idealizadores da celebração, o vereador Júnior Uios.

FOTOS: ART VÍDEO/ VICTOR HUGO