Presidente Celso do Alba entrega Comendas a cidadãos que ajudam no crescimento de Duque de Caxias

Em 25, maio, 2021
Presidente Celso do Alba entrega Comendas a cidadãos que ajudam no crescimento de Duque de Caxias

 

Solenidade aconteceu no plenário Vilson Campos Macedo

Na última terça-feira (25), aconteceu a cerimônia de entrega das comendas oferecidas pelo presidente da Câmara Municipal de Duque de Caxias, vereador Celso do Alba (MDB). A solenidade cumpriu com os protocolos de segurança para combater a Covid-19.

Celso, que recentemente foi condecorado pelo vereador Clovinho “Sempre Junto” (Patriota), com o título “Trabalhador Duquecaxiense”, prestou homenagem a personalidades das mais diversas áreas. Ele fez questão de frisar que observou a desenvoltura dos homenageados e que, de certa forma, o ensinaram a trilhar sua caminhada política. “No decorrer da minha vida pública, vou aprendendo, a cada dia, a valorizar o ser humano e também aprender com as experiências dos outros. Às vezes, a gente perde grandes oportunidades por não saber cuidar. Talvez por distração, ou até mesmo por outro motivo, a gente acaba deixando de cuidar dos amigos, de perder grandes negócios, tudo por falta de cuidado e de atenção”, refletiu Celso.

Foram entregues moções de aplausos e congratulações, e as seguintes medalhas: “Bravura Duquecaxiense”, “Zumbi dos Palmares”, “Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo”, “Paulo Freire”, “Mérito Empreendedor Getúlio Gonçalves”, “Francisco Carlos Maciel”, além dos títulos: “Cidadão Duquecaxiense”, “Mulher Duquecaxiense”, “Cidadão Amigo do Idoso”, “Ordem do Mérito Chico Mendes”, “Gari Duquecaxiense” e “Trabalhador Duquecaxiense”.

“Gostaria de prestar quase 8 mil homenagens, conforme foi meu número de votos, mas todos os que aqui estão, representam a nossa cidade e cada segmento que será mencionado, desde os profissionais da Segurança e Saúde Pública até empresários, professores, enfermeiros, profissionais da área administrativa, líderes comunitários, pastores, defensores da natureza, garis, e outros cidadãos que, de alguma forma, contribuíram para a transformação na vida de alguém. Aqui, nessa casa do povo, não há distinção de pessoas. Temos igualdade para todos!”, discursou o presidente.

O diretor geral do Departamento Geral de Homicídios de Proteção à Pessoa, Roberto Cardoso (Delegado da Polícia Civil), foi reconhecido através da medalha “Bravura”. Ele, que em outra ocasião recebeu a comenda “Cidadão Duquecaxiense”, falou da emoção que é retornar ao plenário da Câmara para receber, das mãos de Celso do Alba, a honraria. “Esse é o reconhecimento por um trabalho realizado e que, de uma certa forma, está acrescentando alguma coisa para essa cidade, que é tão especial para a gente e para o estado do Rio de Janeiro inteiro”, disse ele.

Muito sorridente e feliz por receber o título “Mulher Duquecaxiense”, que é oferecido para mulheres que colaboram para o engrandecimento da cidade e que tenham se destacado culturalmente em prol do município, Elena Alves Mello, que é popularmente conhecida como Elena do Posto, não conteve a emoção: “Estou muito feliz, meu coração está radiante! Quero agradecer em primeiro lugar a Deus, e depois ao vereador Celso. É uma emoção muito grande representar as mulheres da cidade”.

Zumbi dos Palmares é considerado um símbolo da luta negra contra a escravidão e pela liberdade. Esse expoente é exaltado pela Câmara Municipal através da medalha “Zumbi dos Palmares” – primeira comenda ligada ao movimento negro da Casa. Partindo dessa premissa, Roselan Domingos recebeu, do vereador Celso, essa medalha tão representativa. Ela, que fez questão de destacar que reside na rua homônima à honraria, não escondeu seu entusiasmo ao ser condecorada e sem economizar elogios, falou sobre o presidente do Legislativo Municipal. “Tenho orgulho em trabalhar com o Celso. Sou grata a Deus e ao vereador, que sempre me tratou mais como família do que como funcionária. Ele é humilde, amigo e muito prestativo. Celso, eu te amo!”, declarou-se Roselan.

Com o objetivo de homenagear profissionais que atuam na área da saúde do município, a medalha “Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo”, foi oferecida ao dentista, Robson José Mendonça Dias. O profissional foi categórico ao agradecer o reconhecimento do seu trabalho: “É uma grande satisfação! Nasci no estado do Espírito Santo, mas há 48 anos vim para Duque de Caxias e aqui me enraizei. Devo tudo a essa cidade! Agradeço ao vereador Celso pela homenagem e quero dizer que, para mim, ele é o nosso futuro prefeito”.

Mesmo sendo uma função tão desvalorizada e discriminada por uma parcela da sociedade, os garis também foram lembrados pelo vereador Celso do Alba. O parlamentar reconheceu o desenvolvimento do trabalho de dois desses profissionais, que colaboram com o município, oferecendo a eles a honraria “Gari Duquecaxiense”. “É muito gratificante! Não tenho nem palavras para agradecer. Acredito que através do vereador Celso, muitos garis ainda serão reconhecidos, como eu fui”, comentou Francisco de Assis, um dos garis agraciados.

Atuante na área administrativa do PSF de São Bento, bairro do 2º distrito, Elis Regina Lima foi contemplada com uma moção de aplausos, devido a qualidade dos serviços prestados por ela na unidade de saúde. “A meta é cuidar do nosso povo e ajudar cada vez mais. Estando à frente desse serviço, tenho conseguido esse objetivo. Agradeço ao vereador Celso pela oportunidade. Fiquei muito feliz com essa homenagem inesperada, pois costumo fazer o bem, sem esperar retorno. Porém, ser reconhecida em público, é realmente muito bom. É sinal de que está tudo dando certo”, falou a servidora.

O Título “Cidadão Amigo do Idoso” foi direcionado ao líder comunitário, Daniel Gomes de Castro, o “Cacareco”. “Sou muito respeitado na minha comunidade. E mesmo com esse probleminha na perna, o povo acreditou em mim e levou o nome do vereador Celso para as urnas. Quero agradecer a ele por esse reconhecimento”, disse o idoso, que é figura muito conhecida em alguns bairros do 2º distrito.

“Medidas assertivas como essa, me faz prosseguir mais e mais. Todas essas pessoas são merecedoras dessa grande homenagem, pois direta e indiretamente, fazem o melhor por Duque de Caxias. Saio daqui muito contente e feliz por poder prestar esse reconhecimento aos ‘fazedores’ dessa cidade. Me sinto muito honrado em destacá-los. É muito gratificante!”, finalizou, radiante, o presidente da Casa, vereador Celso do Alba.

FOTOS: ART VÍDEO/ VICTOR HUGO

Skip to content