Câmara discute políticas públicas em prol da população duquecaxiense

Em 25, maio, 2021
Câmara discute políticas públicas em prol da população duquecaxiense

 

Vereadores apresentaram propostas durante sessão virtual

Na terça-feira (25), a Câmara Municipal de Duque de Caxias, realizou sessão ordinária on-line, regida pelo presidente da Casa, o vereador emedebista, Celso do Alba, e secretariada pelo democrata, vereador Claudio Thomaz, que fez o anúncio dos trabalhos com base no Expediente do Dia, que continha uma mensagem do prefeito Washington Reis (MDB), três decretos legislativos, dois projetos de resolução e uma série de indicações parlamentares, elaboradas pela vereança da cidade.

A mensagem do prefeito diz respeito ao projeto de Lei nº 015/2021, que visa disponibilizar a reestruturação do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB.

De acordo com os projetos de resolução, idealizados pelo vereador Clovinho “Sempre Junto” (Patriota), a maior honraria do Poder Legislativo, o título “Cidadania Duquecaxiense”, poderá ser oferecido ao Dr. Marcelo Pinto Chaves. E o título “Benemérito da Comunidade”, que tem a finalidade de homenagear os cidadãos nascidos no município, e que contribuem ou contribuíram de forma reconhecida para o progresso de sua cidade-berço, poderá contemplar Rômulo Rissi Cordeiro.

O vereador, Carlinhos Gratidão (MDB), apresentou indicações que têm como objetivo que a Prefeitura realize estudos que possibilitem a construção de uma praça, além de implantar uma área poliesportiva e academia para a terceira idade, na Vila Maria Helena, 2º distrito. Ainda para o mesmo distrito, Gratidão indicou que sejam feitas obras de saneamento básico, iluminação pública e limpeza, incluindo capina e varrição, na Alameda Durão, situada no loteamento Jardim Nossa Senhora do Carmo, no bairro Campos Elíseos.

Sempre preocupado em atender as necessidades e demandas da população, o presidente da Casa, Celso do Alba, indicou que seja feita uma reforma na E.M. José Camilo dos Santos, em Vila Rosário, na E.M. Professor Paulo Freire, em Jardim Portugal, e na E.M. Nísia Vilela Fernandes, em São Bento, bairros pertencentes ao 2º distrito do município. Seu colega, Clovinho “Sempre Junto”, ressaltou o empenho do gestor da Câmara e sua atuação, em parceria com a Prefeitura, para benefício da população. Muito grato pelo reconhecimento, Celso observou: “Essa Legislatura tem pensado muito nos avanços conquistados em conjunto com a Prefeitura. Cada vereador dessa Casa está de parabéns! Não defendemos só os votos que conseguimos nas urnas, mas também defendemos os interesses dos cidadãos de Duque de Caxias”.

A parceria entre a Câmara dos vereadores e a Prefeitura está fazendo a cidade avançar cada vez mais. Muitas realizações aconteceram recentemente, e o vereador Vitinho Grandão (SD), foi mais um parlamentar reconhecer o sucesso dessa ação conjunta, pois, segundo ele, o Governo atende prontamente as indicações e pedidos da vereança municipal. “Acabou aquela fase do ‘eu faço’, ‘eu peço’, ‘eu fiz’. Agora é a fase do ‘nós’, porque nós, todos juntos, pedimos ao prefeito e, graças a Deus, conseguimos dar início às obras na rua Bariri, na rua Caraguatatuba, que realmente estavam muito ruins, por exemplo. O vereador Clovinho, o presidente Celso do Alba e eu, fomos contemplados e os moradores locais estão reconhecendo esse nosso esforço. Quem ganha é o povo!”, comentou Vitinho.

O democrata, Marquinho “Oi”, também foi só elogios a gestão do atual Governo, disse: “Mesmo com toda essa crise que o Brasil está enfrentando, o nosso prefeito está dando aula de gestão e a nossa cidade está saindo na frente, enquanto vários municípios estão com dificuldades. Aqui, as obras não param! E em todo tempo, o Governo está cuidando do município com carinho e respeito, trabalhando sem parar pela saúde, com responsabilidade”. E prosseguiu: “Que todas as áreas da Prefeitura continuem com essa pegada, porque é assim que teremos uma cidade melhor”. Marquinho também ressaltou o trabalho dos deputados Rosenverg Reis (Estadual) e Gutemberg Reis (Federal).

O vereador do PSL, Zezinho do Mineirão, solicitou que uma creche seja construída na comunidade do Mineirão, localizada no 1º distrito da cidade.

E por falar em unidade escolar, Delza de Oliveira, do Partido Patriota, anseia que uma escola, um posto médico e uma unidade de Ensino Infantil, sejam construídos no bairro Vila São Luiz, também no 1º distrito. Porém, para que essa ideia seja colocada em prática, a vereadora solicitou, por meio de uma indicação parlamentar, que a Prefeitura realize uma análise para adquirir um imóvel, fixado entre a Rua Vinte e Um de Abril e Avenida Expedicionário José Amaro. A vereadora usou a tribuna virtual para lamentar o falecimento de Denaide Machado, diretora da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio, agremiação na qual Delza também faz parte. A sambista acabou não resistindo às complicações causadas pela Covid-19. “Denaide foi mais uma vítima dessa doença. Ela foi tratada no Hospital Municipal São José, que é referência. Mas embora a saúde de Duque de Caxias esteja funcionando bem, infelizmente o vírus venceu essa batalha, que durou 15 dias”, lamentou Delza, que exaltou o empenho do Executivo e Legislativo no combate da doença no município. O presidente Celso do Alba também prestou condolências aos familiares de Denaide e também a família de todos os cidadãos que perderam entes queridos para o coronavírus.

Fazendo duras críticas a um médico da UPA, Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, o vereador e sindicalista, Sandro do Sindicato (SD), mostrou indignação com a falta de preparo desse profissional. O parlamentar narrou um episódio que aconteceu com sua esposa, que teve uma crise de vesícula e acabou sendo levada para essa unidade de saúde. “Para minha surpresa, após 24 horas do diagnóstico de infamação na vesícula, ela recebeu alta de um determinado médico. Depois de 4 horas em casa, minha esposa teve dores mais intensas. Acabei descobrindo que o médico que a liberou se equivocou e, no mesmo dia, retornamos para o hospital, onde ela ficou internada. Foram feitos alguns exames, e tivemos, mais uma vez, o diagnóstico de que a vesícula dela ainda estava inflamada, a ponto de estourar. Não quero generalizar, pois sou um defensor do trabalhador, e sei que existem bons profissionais, mas o médico que fez o primeiro atendimento é muito inexperiente, e acabou dando alta precipitadamente para ela. Quero chamar atenção que isso aconteceu comigo: um vereador da cidade. Se eu não tivesse conhecimento, como muitos cidadãos não possuem, minha esposa poderia ter morrido. Temos que ficar mais atentos. Vamos imaginar quantas pessoas anônimas que não estão atentas a isso, poderiam ir a óbito?!”, contou Sandro, dizendo, em seguida, que sua esposa foi operada por outra equipe médica e está em fase de recuperação. Já o médico que deu a alta insensata, foi exonerado para que nenhum outro cidadão do município corra o risco de passar por situação semelhante.

Lembrando uma indicação de autoria do vereador supracitado, referente a possibilidade de vacinar contra a Covid-19 os funcionários da Reduc, principalmente os servidores que atuam na linha direta de produção, visando a não interrupção do trabalho executado pelos profissionais dessa função, Nivan Almeida revelou: “Na segunda-feira, a pedido do vereador Sandro, recebi em meu gabinete representantes da diretoria do ‘Sindicato dos Petroleiros’, a fim de reforçar esse pedido. Sabemos que a demanda é grande e que todos os setores estão incomodados, mas esse realmente é um pedido que precisa ser bastante avaliado pelo Poder Executivo. Já existem alguns casos de funcionários infectados pela doença, que já estão afastados e internados, e o sindicato apresentou essa demanda”.

Michel Vila Nova (PSDB), pediu que a Prefeitura analisasse a possibilidade de implantar elevadores no Mercado Popular Vereador Sebastião de Souza Alves (Tião do Táxi), que fica no Centro da cidade de Duque de Caxias. Vila Nova também almeja que sistemas de iluminação pública, ao longo da Estrada Rio D’Ouro, no Capivari (4º distrito), sejam implantados.

Externando seu contentamento em estar trabalhando em prol da população, o vereador Aquiciley Filho do Adão do Campo (Republicanos), destacou o trabalho da Secretaria de Obras do município, nas demandas de serviços de sinalização das ruas, dragagens nos rios, construção e reformas das escolas, praças e postos de saúde, destacando a Maternidade de Santa Cruz da Serra, que é mais uma realização da equipe do secretário João Grilo. “A Maternidade ficou linda, top, muito bacana!”, elogiou o republicano, destacando, em seguida, a obra do Posto de Saúde da Figueira, no 2º distrito, que em breve será inaugurado. Entretanto, de acordo com o vereador, essa secretaria acumula muitas funções e atividades. “Infelizmente, quando se acumula muitas demandas, algumas questões passam despercebidas e, muitas vezes, os vereadores fazem dezenas de pedidos, mas a secretaria encontra dificuldades para nos responder. Ao meu ver, nós poderíamos propor algumas ideias, como por exemplo: a sinalização das vias (pintura) ficar na responsabilidade do Departamento de Trânsito”, sugeriu o vereador, citando o Shopping Outlet Premium, situado no 2º distrito, que atrai centenas de pessoas de todas as regiões do estado e que, segundo ele, necessita de manutenção da sinalização nas ruas do seu entorno, para evitar que mais acidentes aconteçam, pois ainda não tiveram a execução do serviço.

O vereador Paulo Afonso (Republicanos), começou o seu tempo na tribuna virtual agradecendo a Casa por possibilitar a realização da solenidade de entrega de comendas para os profissionais da Enfermagem, organizada por ele e pelos colegas, Alex da Juliana do Táxi (MDB) e Vitinho Grandão (SD), que sucedeu no último dia 20. Afonso comentou que a classe ficou tão grata com homenagem, que o Coren – RJ publicou em seu site uma nota singela de agradecimento à Câmara Municipal de Duque de Caxias. O republicano aproveitou para pedir apoio dos demais parlamentares para discutir iniciativas para a ampliação do Programa de Saúde da Família – PSF. “Quero destacar a importância desse programa para as questões da saúde e desonerar os cofres públicos, porque a porta de entrada é o Programa de Saúde da Família. Se tivermos uma melhor atenção básica, teremos condições de diminuir as aglomerações nas emergências e o agravo de determinadas patologias que podem ser resolvidas tranquilamente nas Unidades Básicas de Saúde – UBS”, disse ele, que fez questão de elogiar o trabalho da coordenação da Atenção Básica, que está dando o suporte necessário para o PSF do bairro Taquara (3º distrito), para que os serviços odontológicos voltem a funcionar. “Quero agradecer e solicitar condições para colocar dentistas e funcionários ASB, para que esse PSF funcione em pleno vapor com serviços de Odontologia”, pediu Paulo. O vereador decano, Nivan, prestou apoio ao colega Paulo, e aumentou o coro: “Em Parada Angélica também precisamos de colaboradores ASB, dentistas e enfermeiros no PSF”.

“A Câmara Municipal de Duque de Caxias estreitou a relação com o Poder Executivo, entendendo as limitações, mas também, entendendo a grande responsabilidade que nós, vereadores, temos. Principalmente, em dar sustentação para que políticas públicas aconteçam realmente nas comunidades, e por isso, sabemos que precisamos ampliar esses atendimentos e que, com certeza, muitos bairros ainda precisam da nossa atenção”, finalizou Nivan, externando a preocupação da vereança duquecaxiense em sanar os anseios dos cidadãos do município, citando como exemplo, o Programa de Saúde da Família.

FOTOS: ART VÍDEO/ VICTOR HUGO

Skip to content