PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM SÃO HOMENAGEADOS

Em 20, maio, 2021
PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM SÃO HOMENAGEADOS

Moção de aplausos foi oferecida por três vereadores

Nesta quinta-feira (20), profissionais da Enfermagem foram agraciados com moção de aplausos no plenário Vilson Campos de Macedo, situado na Câmara Municipal de Duque de Caxias. A comenda foi oferecida pelos vereadores: Paulo Afonso (Republicanos), Alex da Juliana do Táxi (MDB) e Vitinho Grandão (SD), como forma de reconhecimento do trabalho dessa classe, que atua com responsabilidade e dedicação na área da saúde, principalmente no enfrentamento da Covid-19 e de outras enfermidades. O vereador, Nivan Almeida (PT), colaborou como mestre de cerimônia do evento. Os protocolos de segurança no combate ao coronavírus foram cumpridos.

A homenagem ocorreu durante a Semana da Enfermagem, que é comemorada entre os dias 12 e 20 de maio. Dentro dessa celebração, é comemorado, no dia 12, o “Dia Internacional da Enfermagem”, e no dia 20, o “Dia do técnico e auxiliar de Enfermagem”.

O republicano, Paulo Afonso, que com muito esforço conseguiu se formar como técnico, e em seguida, se graduar em Enfermagem, e agora está prestes a se formar em Medicina, foi o presidente da sessão solene e também foi honrado com uma moção, oferecida pelo vereador Vitinho Grandão. “O Vitinho me pegou de surpresa! Eu não esperava! Afinal, estava homenageando meus colegas e ele também me homenageou. Me emociono com facilidade e fiquei muito feliz, não como vereador que estou, mas sim como técnico e enfermeiro que sou”, disse, com lágrimas nos olhos.

Paulo também falou sobre a importância da entrega das moções para esses profissionais: “A valorização dessa categoria é muito importante, pois todos têm se doado muito. Não apenas na pandemia, mas ao longo da história, que tem mostrado a relevância do técnico de Enfermagem e do enfermeiro. Pretendo legislar não só em prol dos munícipes, mas também para os homens e mulheres dessa classe, que se dedicam dia e noite por amor a profissão”.

A Lei 2.564/2020 está às vésperas de ser julgada pelo Senado. Ela consiste em melhorar o piso salarial da categoria. Os vereadores duquecaxienses estão pedindo apoio a políticos da esfera Federal, para ajudar na aprovação desse benefício para os enfermeiros e técnicos, que durante a pandemia estão tão em evidência.

A diretora do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro – Coren/ RJ, Glaicy Kelly Bisaggio, prestigiou o evento compondo a mesa ao lado dos vereadores citados acima, e também da diretora do Departamento de Enfermagem da Prefeitura de Duque de Caxias, Elaine Paladini, da subsecretária de Gestão e Assuntos Institucionais, Elaine Diniz – que representou o secretário municipal de Saúde, Dr. Antônio Manoel, e do coordenador de Assuntos de Plenário, Dr. Amauri. A representante do Coren, também recebeu de Paulo Afonso uma moção, que simboliza o apoio da vereança do município ao PL que está tramitando em Brasília.

“Esse PL representa a valorização e o respeito pela Enfermagem, com a carga horária e um salário justo, pois atualmente para o enfermeiro ter uma vida digna, é preciso ter três empregos. A aprovação dessa lei será um reconhecimento em forma de remuneração e uma carga horária justa”, explicou Glaicy, avisando que o Coren apoia todas as lutas e que, juntamente com o vereador, Paulo Afonso, aspira em implantar em Duque de Caxias o projeto das 30 horas, com uma remuneração justa para os profissionais da Enfermagem que atuam na cidade”, disse a representante do Coren.

O vereador, Alex da Juliana do Táxi, que recentemente prestou homenagens a agentes da Polícia Militar, fez questão de homenagear também os profissionais da Enfermagem. “Queremos destacar o brilhante trabalho que a categoria está realizando no município. Como vereadores, temos que estar atentos ao entrar em uma unidade básica de saúde ou em um hospital de grande porte, e olhar a forma que os funcionários estão desenvolvendo seu trabalho. Valorizar aqueles que atuam com amor e carinho, enxergar que eles estão arriscando suas próprias vidas para salvar outras. Esse é o momento de valorizar os técnicos e enfermeiros, que são nossos heróis”, comentou o vereador do Táxi, que também fez um apelo, pedindo apoio aos deputados e senadores para a aprovação do PL que será julgado.

Anaara Bárbara Nazareth foi a enfermeira escolhida por Alex da Juliana para receber a honraria. Ela trabalha da USF do Parque Beira Mar, no 1º distrito, e falou da emoção que foi receber essa homenagem em meio ao combate da pandemia. “Estou muito feliz! Sabemos que a Enfermagem se destaca na pandemia e também em todos os outros momentos. Estamos na luta e torcendo para que o PL seja aprovado e nós vamos continuar trabalhando com amor, dedicação e tudo o que a gente sabe fazer”, diz a enfermeira.

O vereador, Vitinho Grandão, disse que o objetivo do evento é fazer com que os enfermeiros e técnicos se sintam incentivados, além de ser uma forma de demonstrar toda a gratidão por essa classe, que está na linha de frente da pandemia para ajudar a salvar vidas. “Essa homenagem é merecida, ainda mais por acontecer na Semana da Enfermagem. Estamos apoiando o PL e brigaremos pelos direitos da classe”, falou Vitinho, que além de contemplar essa categoria da área da saúde, também aproveitou o evento para homenagear o vereador Nivan, que além de professor, também se formou como técnico de enfermagem.

“Fiquei surpreso com a homenagem. Sou técnico de enfermagem desde 1974, não exerço a profissão, mas fiquei lisonjeado com a lembrança e também agradeço a oportunidade de homenagear tantos profissionais da saúde, em especial os enfermeiros e técnicos, que são pessoas que hoje ensinam a sociedade a ter um novo olhar sobre eles”, finalizou o veterano.

FOTOS: ART VÍDEO/ VICTOR HUGO