CÂMARA PRESTA HOMENAGEM A POLICIAIS

Em 19, maio, 2021
CÂMARA PRESTA HOMENAGEM A POLICIAIS

 

Solenidade aconteceu para entregar medalhas, títulos e moção de aplausos, para agentes das polícias Militar e Civil

A Câmara Municipal de Duque de Caxias, através dos vereadores Catiti (Avante), Alex da Juliana do Táxi (MDB) e Alex Freitas (SD), realizou na noite da última quarta-feira (19), a cerimônia de entrega das comendas, oferecidas a agentes das polícias Militar e Civil do Rio de Janeiro. Essa também foi uma forma de homenagear a PM, pelo aniversário de seus 212 anos, que ocorreu no dia 13 de maio. Os protocolos de segurança no combate ao coronavírus foram cumpridos.

“Treze de maio é uma data muito especial, pois representa a libertação do povo negro. E para mim, não poderia haver outra data tão linda quanto essa, para comemorar o aniversário da Polícia Militar. Escolhemos o dia de hoje como forma de exaltar esses homens e mulheres valorosos que dão suas vidas para a nossa proteção”, explicou o vereador Catiti, idealizador e presidente da sessão solene.

Foram entregues medalhas de “Bravura Duquecaxiense”, título de “Cidadão Duquecaxiense” e também uma série de moções de aplausos para soldados, cabos e sargentos da PM, indicados pelos vereadores, Catiti e Alex da Juliana do Táxi, que compuseram a mesa juntamente ao vereador, Alex Freitas – que também entregou moções de aplausos e medalhas, o vereador, Nivan Almeida (PT), o líder do Governo, vereador Valdecy Nunes (Patriota) e a consultora jurídica da Câmara, Dr. Joyce.

A medalha “Bravura” é concedida a policiais civis e militares do Estado, que tenham prestado relevantes serviços à cidade, ou que se destacaram por atos heroicos na luta contra a criminalidade, em benefício e na defesa da ordem, da paz e da cidadania. E foi essa comenda que o sargento, Marcus Vinicius Alves Ribeiro, recebeu. “Estou lisonjeado por receber essa medalha de pessoas que reconhecem o trabalho da Polícia Militar. Estou muito grato ao vereador Catiti”, disse.
O emedebista, Alex da Juliana do Táxi, exaltou o 15º DP de Duque de Caxias, comandada pelo tenente-coronel Alexandre Mescolin, que, de acordo com o parlamentar, está encarando a criminalidade veementemente, mesmo após a chegada da pandemia. “Os senhores não se esconderam e nem se omitiram. E mesmo com poucos recursos, fazem um trabalho digno. Vocês são os verdadeiros heróis e têm todo o respeito dessa Casa. E por ter completado 212 anos, quero pedir aos governantes do nosso estado que valorizem mais a Polícia Militar”, disse Alex em seu pronunciamento.

O capitão, Irlan Tortura, lotado no 15º Batalhão, e responsável pela ordem e segurança do 1º distrito, recebeu duas honrarias: a medalha “Bravura” e o título “Cidadão Duquecaxiense”, a maior honraria da Câmara Municipal.

O capitão discursou em nome de todos os policiais homenageados, e não escondeu sua satisfação em receber as honrarias, indicado pelo vereador Alex da Juliana. “Essa homenagem é muito importante para mim. Esse ato dos vereadores de Caxias deveria servir de exemplo para os demais municípios, pois eu nunca vi uma cidade com tanto empenho e dedicação, em prestar uma reverência como esta a nós, policiais. Quando os governos do Estado e Municipal se unem, quem ganha é a população”, disse o capitão. Ele também exaltou o trabalho do vereador do Táxi: “O vereador Alex tem uma parceria conosco. Ele nos ajudou a conseguir a reforma da cabine da PM, na Av. Brigadeiro Lima e Silva, além de estar sempre pronto a nos ajudar”, expôs o militar.

Durante 15 anos, o vereador Valdecy atuou na PM. Ele chegou a ser patenteado como terceiro sargento. Mas, só agora, como vereador, exercendo o seu segundo mandato, pôde sentir a emoção de ser reconhecido como um profissional tão importante na segurança pública. “Me senti honrado por ter recebido a medalha “Bravura”, das mãos do vereador Alex da Juliana. Agradeço a todos que reconhecem o trabalho da PM, porque na maioria das vezes, somos mal compreendidos e muitos não entendem a importância do trabalho de um policial nas ruas, a fim de dar segurança para a comunidade”, comentou o líder do Governo na Câmara.

“É uma satisfação muito grande ver a Polícia Militar ser reconhecida. Quando falamos sobre o policial militar, sabemos das dificuldades que ele tem para desenvolver a sua função na plenitude, porque vivemos em um estado que só não está dominado pela violência, por causa do trabalho desses profissionais. Se não fosse a Polícia, estaríamos vivendo dias muito ruins”, comentou Alex Freitas, um dos coautores da solenidade. “Quero prestar, também, o meu apoio e solidariedade para as famílias de todos os policiais aqui presentes, que sofrem e ficam muito preocupadas devido ao risco que eles correm”, completou Freitas, que honrou, entre outros agentes, o delegado da polícia Civil, Rafael Barcia.

“Fico muito feliz com essa honraria. Agradeço ao vereador Alex Freitas pelo reconhecimento não só do meu trabalho, mas também de toda segurança pública, que é o escudo da sociedade. A segurança pública, através da Polícia, é que garante os direitos do cidadão. Quero dividir este reconhecimento com todos os policiais”, falou o delegado Barcia, que recebeu a medalha “Bravura”.

Servindo a sociedade durante 21 anos, como policial militar, a segunda sargento da PM, Lilian Alves, foi uma das 26 indicações de Catiti para receber moção de aplausos. “Fiquei muito emocionada por alguém ver que estamos no caminho certo, mesmo sabendo que a nossa caminhada é difícil. Dá vontade de melhorar e se aperfeiçoar cada vez mais, para dar retorno a sociedade. O vereador Catiti sempre foi muito ativo com a gente da PM, dando apoio, e agora, nos prestando esse reconhecimento”, comentou ela.

Nivan Almeida explicou a origem das comendas. “Essas comendas oferecidas hoje, são fruto de muito estudo. A medalha “Bravura Duquecaxiense” não foi criada por acaso. Através dela, podemos homenagear os policiais militares e civis, oficiais das Forças Armadas e até mesmo agentes da Guarda Municipal de Duque de Caxias. Muitos receberam moção de aplausos, pelos serviços prestados pela sociedade, praticados com responsabilidade. Sabíamos que o Poder Legislativo poderia fazer algo para prestigiar aqueles que trabalham, de forma enérgica, nas suas funções policiais. A política é isso: estreitar as relações institucionais. E é isso que a Câmara Municipal de Duque de Caxias está fazendo aqui hoje”, concluiu o vereador decano.

FOTOS: ART VÍDEO/ VICTOR HUGO

Skip to content