Decretos Legislativos e indicações parlamentares são anunciados pela Câmara

Em 06, maio, 2021
Decretos Legislativos e indicações parlamentares são anunciados pela Câmara

Vereador substituto de Leide recebe as boas-vindas do parlamento

O vereador Claudio Thomaz (DEM), primeiro secretário da Câmara Municipal de Duque de Caxias, anunciou os trabalhos com base no Expediente do Dia, na manhã desta quinta-feira (06), durante sessão ordinária remota, regida pelo presidente da Casa Legislativa, Celso do Alba (MDB). Decretos Legislativos e uma série de indicações foram divulgadas durante a reunião on-line.

O vereador recém-chegado, Paulo Afonso (Republicanos), recebeu a boas-vindas dos demais integrantes do parlamento, que estavam virtualmente conectados. Paulo assumirá provisoriamente a cadeira deixada pela vereadora Leide, uma vez que a republicana aceitou o convite do prefeito Washington Reis (MDB) para ser secretária municipal de Agricultura.

“Estou chegando para fazer o que sempre sonhei: melhorar ainda mais a qualidade de vida dos moradores da Taquara, Barro Branco, Jardim Rotsen, enfim, toda a área do 3º distrito, bem como de toda Duque de Caxias”, disse o novo vereador. O republicano fez questão de enfatizar que uma de suas bandeiras será a saúde do município. “Vou trabalhar pela saúde e por todos os profissionais que fazem o setor acontecer. Quero somar em tudo o que for possível e conto com o apoio desta Casa”, concluiu.

Alex Freiras, do Partido Solidariedade, apresentou um Decreto Legislativo que pleiteia instituir, no âmbito do Legislativo duquecaxiense, o título “Historiador José Lustosa”.

O jovem vereador, Vitinho Grandão (SD), quer oferecer a Nilcimar Maria Silvestre, por meio de um Decreto Legislativo, o título “Mulher Duquecaxiense”. A honraria é concedida às mulheres, nascidas ou não no município, que tenham colaborado para o engrandecimento desta cidade e se destacado culturalmente em prol de Duque de Caxias.

Mesmo tão jovem, Vitinho tem mostrado muito empenho na luta dos interesses da população. Durante o seu momento na tribuna virtual, o vereador afirmou que está em Brasília, na tentativa de buscar mais recursos, com a finalidade de construir, no 2º distrito, um Posto de Saúde na Vila Rosário, e para o Parque da Conquista e São Bento duas creches. Mostrando que tem atitude, ele disse: “Se não for para fazer a diferença na vida das pessoas não tem motivo para estarmos aqui”.

O presidente (Celso do Alba) e o primeiro secretário da Casa (Claudio Thomaz) apresentaram indicações que demandam a implantação de Centros de Referência de Assistência Social – CRAS. Celso direciona a sua solicitação para os bairros: Cristo Rei, Jardim da Paz e Novo Santo, no 2º distrito. Já Thomaz quer em Gramacho, no 1º distrito. Nivan também solicitou o mesmo serviço para os bairros: Taquara, Parada Angélica, Vila Getúlio Cabral e Santa Lúcia, localizados no 3º distrito.

Buscando ajudar na capacitação da população do 3º distrito, o vereador, Marquinho da Pipa (MDB), pretende que a Prefeitura construa uma unidade da Fundec no bairro Jardim Anhangá, com ofertas de cursos de inglês e espanhol, informática e preparatórios, para ingressar em escolas de Ensino Médio e pré-Enem. Ele também pediu que a E.M. Jardim Anhangá passe por revitalizações, como: pintura, adaptação dos banheiros e construção de coberturas na área de acesso a unidade escolar.

Sensibilizado com notícia da invasão de um jovem a uma creche, situada na cidade de Saudades, em Santa Catarina, que resultou no assassinato de três crianças e duas professoras, o vereador, Sandro do Sindicato, anunciou na tribuna remota, que está protocolando, com o apoio de Moisés Neguinho (PMB), um Projeto de Lei para a criação do programa “Criança Segura”, uma iniciativa com a finalidade de ajudar a proteger os alunos das unidades escolares de Duque de Caxias. “Esse PL visa escalar agentes da Guarda Municipal, em tempo integral, nas escolas e creches do município, pois não podemos esperar ajuda de autoridades que não moram aqui e que não vivem a nossa realidade”, comentou o autor da proposta.

“O ‘Criança Segura’ irá transformar tanto a educação, quanto a saúde e a segurança da criançada. A corporação da Guarda Municipal possui algumas deficiências, tais como a quantidade do efetivo, que conta com 228 funcionários, pois o ideal é ter aproximadamente 700, sem contar que a corporação está tendo que lidar com a falta de viaturas. Porém, mesmo assim, como presidente da Comissão Permanente de Segurança, entrei como coautor do projeto”, falou o vereador Moisés Neguinho.

FOTO: ART VÍDEO/ VICTOR HUGO