Parlamento Municipal Expõe Propostas Para a População

Em 04, maio, 2021
Parlamento Municipal Expõe Propostas Para a População

 

Sessão virtual englobou assuntos sobre saúde, segurança, infraestrutura e a saída da vereadora da Câmara

Nesta terça-feira (04), a Câmara Municipal de Duque de Caxias realizou uma sessão ordinária on-line com a presença do presidente da Casa, vereador Celso do Alba (MDB), com o primeiro secretário, vereador Claudio Thomaz (DEM), e os demais membros do parlamento municipal, que acompanharam os trabalhos conectados virtualmente.

Thomaz, responsável pela leitura do Expediente do Dia, anunciou três Projetos de Lei. O primeiro foi idealizado pelo vereador Alex Freitas, líder da bancada do Partido Solidariedade. Ele pede que a “Semana Municipal de Combate à Dengue” seja instituída no Calendário Oficial do município, de modo que passe a ser comemorada anualmente na primeira semana de dezembro. “Esse projeto servirá para conscientizar a população, além de fazer com que todo o Governo se mobilize para poder ajudar, pois temos o menor índice de combate à dengue do estado”, explicou Freitas. Ele também comentou que devido à Covid, a população fica sem saber ao certo como está essa situação. Segundo ele, Duque de Caxias já ocupou a 28ª colocação no ranking, mas pulou para a 5ª. “Precisamos saber qual é a atual realidade do município nesta questão”, questionou ele.

O outro PL é do vereador Michel Vila Nova (PSDB). Refere-se a criação do programa “Aluguel Social” em todo território de Duque de Caxias. E o último, de Júnior Reis (MDB), é o PL que visa denominar a Unidade Básica de Saúde, que está sendo construída na Vila Guanabara (1º distrito), como UBS Pastor Atharnil Gonçalves de Medeiros.

Também constava no expediente, requerimentos e indicações parlamentares. De acordo com o art. 257, inciso II do Regime Interno da Câmara, Leide, do Partido Republicanos, apresentou um requerimento regimental que solicita o seu afastamento da função de vereadora para assumir o cargo de secretária Municipal de Agricultura. Portanto, a partir de hoje, Leide assumirá a pasta no lugar de André Muri. “Espero cumprir todas as propostas e tudo que foi idealizado para levar melhores condições de vida aos nossos produtores rurais. Essa pasta ficou, durante muitos anos, sem visibilidade notória. Até que no ano passado, por um período, assumi essa secretaria e consegui desenvolver projetos. Embora eu tenha tido que pedir afastamento, indiquei um representante para assumir a pasta, dando continuidade nestes quatro meses de 2021, fazendo com que os projetos entrem na fase de execução”, explicou ela.

“O secretário, que estava na pasta antes da Leide assumir em 2020, não tinha comprometimento com a nossa cidade. Tenho certeza do sucesso da vereadora nessa fase de reassumir a Secretaria de Agricultura”, expôs o vereador Claudio Thomaz.

O suplente, Paulo Afonso, que é o primeiro do partido Republicanos, assumirá provisoriamente a cadeira deixada pela vereadora. “Paulo Afonso é um amigo da Taquara, 3º distrito, e será vereador nesta Casa. Será empossado na manhã da próxima quinta-feira. Quero dar a ele as boas-vindas e dizer que a Taquara, e toda a cidade de Duque de Caxias, será muito bem representada. Que o Paulo seja um exemplo de trabalho e perseverança para a nossa população e governo”, comentou o vereador mais antigo do parlamento municipal, Nivan Almeida. O decano ressaltou, ainda, a atitude da Prefeitura, que teve o apoio da vereança, de imunizar os profissionais da Educação da Rede Pública e Privada da cidade.

E por falar em imunização, o líder do Governo mostrou-se contente com a inclusão de duas novas classes profissionais no Calendário de imunização. “Ontem, pela manhã, tive o prazer de acompanhar a vacinação dos professores na Secretaria de Educação. É muito bom termos um prefeito corajoso. Essa virtude faz com que outros seres humanos cresçam”, avaliou Valdecy Nunes. Ele também deixou críticas a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, que pretende suspender a inclusão dos profissionais da educação e, também, os policiais da lista de prioridade para a vacina. “Como pode um ministro do Supremo classificar os professores e os policiais como uma categoria não prioritária e não atuante na linha de frente da doença? Acho que ele esqueceu que se os policiais não estiverem nas ruas trabalhando, não teremos segurança para sair das nossas casas. É por isso que devemos exaltar a coragem do nosso prefeito, que é um homem apaixonado por nossa cidade, e está realizando a vacinação dessas classes, mesmo quando todos parecem torcer contra”, declarou Nunes.

O presidente da Casa lembrou que o Hospital Municipal São José – que foi adquirido para tratar os pacientes infectados com a Covid-19 – completou um ano, de plena atividade, no dia 04 de maio. “Essa unidade de saúde tem mais de 128 leitos de CTI para cuidar dos enfermos, vítimas do coronavírus, e, após a pandemia, será uma referência em tratamentos coronarianos”, revelou.

Dentre as indicações que foram expostas no decorrer da sessão, estão as solicitações dos vereadores: Sandro Sindicato (SD), Aquiciley Filho do Adão do Campo (Republicanos), Carlinhos Gratidão (MDB), Anderson Lopes (Republicanos), Jackson Wagner (PSD) e Celso do Alba.

Sandro indicou melhorias para o bairro Pilar, no 2º distrito. Conforme a indicação dele, é preciso o envio de equipes técnicas para instalar placas de trânsito nas Ruas Pedro de Souza e Tel Carim, com o objetivo de ampliar as opções de lazer na região do Capivari (4º distrito). O vereador Aquiciley almeja que a Prefeitura construa uma praça nas proximidades da Estrada Florestal. Já Carlinhos Gratidão, está lutando para que sejam implantadas sinalizações horizontais ao longo da Avenida Primavera, e nas Estradas do Camboatá e Venâncio Pereira Veloso, situadas em Jardim Primavera (2º distrito).

Anderson Lopes é mais um parlamentar que está de olho na organização do trânsito da cidade. Como prova disso, o republicano solicita que os redutores de velocidade da rua Paraná, no bairro Paulicéia (1º distrito), sejam pintados. Além disso, o vereador pediu sinalização horizontal para que mostre a divisão de fluxo e o sentido do tráfego nas ruas: Itaocara, Paraná e Paulicéia.

Com relação às melhorias que o município recebeu ultimamente, o vereador Claudio Thomaz reconheceu o esforço do deputado Estadual Rosenverg Reis (MDB), ao desenvolver a indicação que possibilitou que a avenida Leonel de Moura Brizola, antiga Presidente Kennedy, tivesse sua iluminação transformada. “Quero frisar que o verdadeiro autor dessa indicação é o deputado Rosenverg Reis. Não podemos deixar outra pessoa pegar carona no trabalho desse defensor do povo duquecaxiense”, esclareceu Thomaz.

Ainda se recuperando do acidente que sofreu recentemente, o vereador Jackson Wagner não deixou de pensar no bem-estar da população. O parlamentar fez três indicações com solicitações que favorecem localidades do 1º distrito. Todas visam a construção de creches na comunidade da Favelinha e para os bairros Prainha e Parque Senhor do Bonfim.

O vereador Celso do Alba é o mentor das indicações que pleiteiam a implantação do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, nos bairros: Jardim Portugal, Divino e Vila São José, 2º distrito.

O democrata Júnior Uios, mais uma vez, defendeu o seu Projeto de Lei, que tem a intenção de criar um aplicativo que facilite a vida da população que depende dos ônibus para se locomover. Ele também ressaltou a atitude da Prefeitura que, forneceu o documento de identificação funcional para os agentes da Guarda Municipal. “Esse é um marco! Anteriormente, quando algum guarda era abordado em blitz, o agente tinha que se identificar apresentando o próprio contracheque para o policial, o que causava um grande constrangimento para o servidor municipal. Em 2018, na legislatura passada, fizemos essa indicação, mas devido a questões burocráticas, não foi possível implantá-la, pois a corporação estava recebendo o porte de arma”, disse Uios, comemorando a distribuição do documento.

“Participei, ao lado do prefeito, da entrega desse documento para os funcionários da Guarda Municipal de Duque de Caxias. Estou muito feliz! Adianto que a corporação passará, em breve, por uma reestruturação. Com novas viaturas, autorizadas por um processo licitatório, além de a possibilidade de acontecer um novo concurso púbico para a área”, expôs Valdecy.

Júnior Reis também ressaltou o setor de segurança do município. Ele destacou a inauguração da cabine da Polícia Militar, no bairro Amapá, uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. “O objetivo é afastar a mancha criminosa naquela região”, enfatizou. Ademais, Reis exaltou a implantação do programa “Segurança Presente” no município e também a construção de áreas de lazer no distrito de Xerém, que consequentemente, promove o turismo rural na cidade. “As pessoas podem vir visitar o 4º distrito, porque lá tem acessibilidade e segurança. Xerém tem recebido pessoas de Bangu, Campo Grande e Barra da Tijuca, entre outros bairros cariocas, que possuem vontade de frequentar a área rural de Duque de Caxias. Se fosse há algum tempo, isso seria uma piada. Porém, atualmente, a indústria do turismo está movimentando o município”, concluiu o vereador Júnior Reis.

FOTOS: ART VÍDEO/ VICTOR HUGO

Skip to content