Câmara realiza Sessão Virtual com apresentação de Projetos de Lei, de Resolução, Requerimentos e Indicações

Em 20, abril, 2021

Vinte e um vereadores se reuniram virtualmente na última terça-feira (20) em sessão ordinária, presidida por Celso do Alba (MDB). O Expediente do Dia foi lido pelo primeiro secretário, Claudio Thomaz (DEM), constando um projeto de lei e um de resolução, além de requerimentos e diversas indicações parlamentares.

O PL (nº 011/2021) do vereador Alex Freitas (SD) é relativo à prioridade para recebimento de vacina contra a Covid-19 no âmbito do município. Já a vereadora Leide, do Partido Republicanos, é a mentora do projeto de resolução que oferece o título de “Cidadania Duquecaxiense” para Kathleen Hodgson Weintraub.

Entre as diversas indicações dos vereadores da Casa, está a de Sandro do Sindicato (SD), que almeja a construção de um campo de futebol, com grama sintética, na Praça do Coqueiral, bairro Pilar (2º distrito). Para o mesmo bairro, o vereador do Solidariedade também solicitou, por meio de indicação parlamentar, a inclusão da localidade no cronograma de ações periódicas relativas à limpeza das galerias de esgoto e águas pluviais, mediante envio de equipe técnica e utilização de máquinas destinadas a esse fim.

Ainda para o 2º distrito, o presidente da Casa pediu, em caráter de urgência, a ampliação da rede de águas pluviais ao longo da Rua Padre Miguel de Castilho, situada no bairro Jardim Portugal. Na Rua Tenise, no Parque Fluminense, deve acontecer urgentemente a pavimentação asfáltica e galerias de águas pluviais, de acordo com outra indicação de Celso.

A Cedae é um dos assuntos mais frequentes nas sessões ordinárias da Câmara duquecaxiense. O vereador Alex da Juliana do Táxi (MDB) parabenizou a Estatal pela obra que pretende acabar com as enchentes, realizada nas galerias de águas pluviais nas proximidades da Praça Humaitá, no bairro 25 de Agosto. Porém, deixou críticas em forma de questionamentos: “Por que essa força tarefa não age com a mesma intensidade nos outros bairros, como: Vila Operária, Parque Beira Mar, Parque Duque e em todas as comunidades do entorno? O que temos que fazer para que toda essa região seja favorecida pela Cedae?”, perguntou.

Com o objetivo de promover mais lazer e qualidade de vida para a população do 1º distrito, a indicação da vereadora Delza de Oliveira (Patriota) requer a construção de uma praça com brinquedos e equipamentos de ginástica, que ficará na ligação da Avenida Doutor Furquim Mendes com a Avenida Doutor Manoel Reis, ambas localizadas no bairro Centenário. Além disso, e com o intuito de ampliar e reestruturar a Praça Brilhantino, em Vila São Luiz, Delza também indicou a instalação de brinquedos e aparelhos de ginástica no logradouro.

Por ser um profissional da área da saúde, o vereador Marquinho Dentista (DEM) é figura muito presente nas unidades hospitalares do município. No entanto, não é só este segmento que recebe a atenção do vereador. “Desde quando eu era criança, sempre sonhei com melhorias para a minha localidade. No último dia 08, fiz um ofício pedindo manutenção para o ‘Campo do Seu Mário’, situado na Rua Raimundo Correia, no bairro Periquitos (1º distrito). Quero agradecer a Secretaria de Obras, por atender as minhas solicitações e também pela obra que está sendo realizada no Canal Caboclo”, disse Marquinho, muito agradecido. Ele é o autor da indicação parlamentar que tem a finalidade de promover qualidade de vida para os moradores do 1º distrito, isso aconteceria, segundo ele, com a construção de uma praça com brinquedos, mesa de pingue-pongue, futmesa e academia ao ar livre no Morro do Coqueirinho, em Periquitos.

A fim de substituir as atuais lâmpadas de vapor de sódio pelo sistema de iluminação com lâmpadas de LED, os emedebistas Júnior Reis e Drª Fernanda Costa, solicitaram, respectivamente, esse serviço para a Rua São Basílio, em Parada Morabi, no 3º distrito, e para as Ruas Dezesseis, Dezessete e Dezoito, no Parque das Missões, 1º distrito.

Se depender do vereador Jackson Wagner (PSD), a UBS Doutor José de Freitas, situada na Vila Operária (1º distrito), poderá ganhar uma reforma geral, com climatização, modernização, revitalização e ampliação. Além disso, o Posto Odontológico Professor José de Souza Herdy, no Parque Felicidade (1º distrito), de acordo com outra indicação de Jackson, também poderá receber uma reforma geral, modernização, revitalização, climatização, ampliação e manutenção.

Com planos de reduzir o congestionamento nos bairros Saracuruna, Jardim Primavera e Campos Elíseos, o vereador líder do Governo na Câmara, Valdecy Nunes (Patriota), pediu que a Prefeitura construa um viaduto sobre a passagem de nível de cada uma dessas localidades do 2º distrito.

É importante salientar que, Moção é o instrumento pelo qual o vereador pode se manifestar, oferecendo-a aos cidadãos, autoridades ou entidades públicas ou privadas. Elas podem ser de aplauso, louvor, congratulações, pesar, repúdio e desagravo. Partindo dessa premissa, o presidente da Câmara, Celso do Alba, pretende oferecer uma Moção de congratulação à psicóloga Márcia Cristina Martins, e também para o médico cardiologista Drº Francisco Estácio, não deixando de fora o pneumologista, Drº João Paulo Cantalico Filho. Já o vereador Valdecy quer oferecer uma Moção de aplausos para Robson da Silva Paula.

Drº Maurício, um dos representantes do Partido Avante no parlamento municipal, de acordo com o art. 110 do Regimento Interno da Câmara, apresentou um requerimento regimental à Mesa Diretora, pedindo que o secretário municipal de Saúde, Antônio Manoel, seja oficiado e envie, entre outros esclarecimentos, informações referentes a Unidade Pré-Hospitalar do Pilar (UPH), onde constam as relações nominais dos servidores e funcionários terceirizados, relatórios de frequência, além do exercício de atividades dos prestadores de serviços, que possuam advertências e faltas, que foram ou não justificadas.