Vereadores Solicitam Melhorias para os Distritos do Município

Em 06, abril, 2021
Vereadores Solicitam Melhorias para os Distritos do Município

 

Aconteceu nesta terça-feira (6), mais uma sessão ordinária virtual presidida pelo vereador Celso do Alba (MDB) e secretariada por Claudio Thomaz (DEM) que, como de costume, fez a leitura do Expediente do Dia para outros 21 vereadores virtualmente presentes.

Nesta 19º legislatura, assim como nas demais, todos os parlamentares estão trabalhando incansavelmente na busca de melhorias para a população de Duque de Caxias. Dentre outras indicações, que são exemplos da dedicação dos vereadores da Casa para com o cidadão duquecaxiense, podemos destacar a iniciativa da vereadora Deisi do Dino (PSL), que solicitou para a Prefeitura a implantação do programa ‘Casa Verde e Amarela’ no bairro Cidade dos Meninos (2º distrito). O programa é uma idealização do Governo Federal, a fim de ampliar o estoque de moradias e atender as necessidades habitacionais da população.

De acordo com a indicação feita pelo vereador Claudio Thomaz, uma creche poderá ser construída em um terreno localizado na rua homônima ao bairro Bananal (1º distrito). Ele também solicitou ações de paisagismo e colocação de piso intertravado no Calçadão da Avenida Pedro Lessa, no Jardim Leal, 1º distrito de Duque de Caxias.

O vereador Michel Vila Nova (PSDB) apresentou a indicação que propõe a realização de serviços e drenagem ao longo da Avenida Doutor Plínio Casado, localizada no Centro de Duque de Caxias, e Moisés Neguinho (PMB) pediu obras de pavimentação, drenagem e saneamento básico para as Ruas Jaguaribe, Itu e Rua dos Andradas, no bairro Sarapuí (1º distrito). Já o vereador Alex Freitas (SD) solicitou um estudo com o objetivo de construir um Restaurante do Povo em Saracuruna e Imbariê, bairros do 2º e 3º distritos.

“Fui procurado, por alguns alunos da Rede Municipal, para denunciar um problema grave, que já foi envolvido em várias discussões na Câmara: as linhas de ônibus da empresa União. Essa empresa está abandonando alguns itinerários, como as linhas que passam no bairro Aviário (3º distrito), especificamente. Os estudantes estão caminhando mais de 4 km para chegar na escola, e essa empresa de ônibus não teve a decência de comunicar antecipadamente a retirada desta linha”, foi o que disse o vereador Júnior Reis (MDB) quando o presidente abriu espaço para os parlamentares falarem durante a sessão. O emedebista aproveitou para pedir que a Comissão Permanente de Transporte e a Secretaria de Serviços Públicos notifiquem essa empresa devido à má qualidade dos serviços prestados por ela, em determinadas linhas que cruzam a cidade. E concluiu: “O que a União tem feito aqui em Duque de Caxias é um descaso! Se eles não querem a linha do Aviário, que entreguem para outra empresa operar e garantir o direito de ir e vir da população”.

A inauguração do reservatório da Cedae, ocorrida ontem (05), no Morro do Motocross em Jardim Primavera, foi considerado o grande acontecimento da semana. E foi pegando carona neste feito expressivo da Prefeitura, que o vereador Vitinho Grandão (SD) ressaltou os serviços de fornecimento de água feito pela Estatal. “O povo do 2º distrito estava precisando muito dessa água. Essa iniciativa do Governo Municipal e Estadual vai beneficiar mais de 160 mil moradores nas áreas de Jardim Primavera, Campos Elíseos, Saracuruna e outros bairros da região. E quero reforçar a minha ida, juntamente com o presidente desta Casa, vereador Celso do Alba, e com o deputado Estadual Rosenverg Reis (MDB) na Cedae no Centro do Rio, para conversarmos com a diretoria. Saímos de lá com a notícia de que, muito em breve, a instalação da água no Morro do Céu, em São Bento, será realizada. E enfim, a população terá água na torneira. Esse serviço vai ser muito importante”, disse, recebendo em seguida, as considerações do presidente da Câmara, Celso do Alba, que destacou a organização da obra de regularização do fornecimento de água para todo o São Bento, que segundo ele, acontecerá em breve. “Sabemos que os problemas encontrados na localidade ao longo dos anos não são fáceis, mas estamos fazendo a nossa parte. O motivo da nossa visita foi a busca da contemplação dos cidadãos, que residem nas localidades e que sofrem com a falta d’água. Temos ciência de que a falta deste serviço básico engloba uma série de fatores, inclusive nas medidas de prevenção contra a Covid-19, sem contar que o povo viverá com mais dignidade”, esclareceu Celso.

Nivan Almeida (PT), além de ter enaltecido a realização da Prefeitura no Morro do Motocross, em uma obra que se estende por mais de 10 anos, pediu mais atenção para o projeto da caixa d’água, que está previsto para ser instalado no Morro da Macumba, próximo ao museu da Taquara, no 3º distrito. “Estive há mais de 10 anos no lançamento da obra e ontem pude estar na inauguração dela. Mesmo que tenha passado tanto tempo, acredito que quando as pessoas entendem que a prática da política é ir ao encontro das necessidades da população, as coisas caminham. E foi isso que aconteceu lá em Jardim Primavera nesta segunda-feira”, disse. O decano da Câmara duquecaxiense aproveitou a oportunidade para sugerir, em seu nome e em nome do vereador Marquinho da Pipa do MDB – defensores para a população do 3º distrito, que passa por uma situação complicada no abastecimento de água. Ele pediu que as autoridades revejam o projeto da caixa d’água que, de acordo com o veterano, existe desde os anos 80. “Sei que essa é uma responsabilidade do Estado, mas aqui na cidade temos deputados disciplinados que podem interceder pelo atendimento da nossa região. Que fique claro que a importância do vereador neste momento é defender os interesses da população e o 3º distrito tem, além de outras, essa demanda do fornecimento de água. Continuaremos solicitando e opinando sobre as necessidades dos cidadãos”, completou o petista.

Preocupado com os constantes registros de roubos e furtos cometidos por motoboys no bairro Pilar, Sandro do Sindicato (SD) levantou essa importante questão na sessão virtual de hoje: “Preciso que a Comissão de Segurança interceda nesta situação. Essa classe dos motoboys possui muita gente trabalhadora, principalmente neste momento crítico de pandemia. Porém, houve um crescimento assustador de roubos feitos por grupos como este em Duque de Caxias. Alguns motoboys fingem que são entregadores, usando o ‘mochilão’ de entrega e tudo, mas na verdade estão praticando assaltos em diversos bairros da cidade, ao invés de estar trabalhando dignamente como muitos fazem. Precisamos separar o joio do trigo”, alertou o vereador do Solidariedade.

Alex da Juliana do Táxi (MDB) cobrou posicionamento referente à aplicação da Lei que oferece isenção sobre o desconto no IPTU aprovada pela Câmara, por ser um assunto que ainda gera dúvida na população. “As pessoas querem saber quando isso vai acontecer e o que falta. O que falta para essa anistia acontecer? Gostaria de pedir a interlocução do líder do Governo, para que esse assunto seja esclarecido e sane os questionamentos dos cidadãos, e para que a gente possa ajudar na divulgação desse serviço”, indagou o vereador Alex.

Cumprindo quarentena em sua residência, devido a suspeita de contaminação do novo coronavírus, o vereador Júnior Uios (DEM) também participou da reunião on-line. Ele começou a sua fala elogiando a postura do seu colega de partido, o primeiro secretário Cláudio Thomaz, nas duas últimas sessões ordinárias, nas quais o parlamentar expôs denúncias de irregularidades de agentes da Guarda Municipal, e completou dizendo: “A fala de Thomaz despertou a vereança para o que realmente está acontecendo”. Claudio Thomaz se sentiu lisonjeado e respondeu que desde o seu primeiro mandato, em 2013, está em constante aprendizado, com base no Regimento Interno e na Lei Orgânica do município. O primeiro secretário prosseguiu cobrando um parecer da Comissão de Segurança, referente às denúncias de má conduta de alguns agentes da Guarda Municipal, feitas por ele nas duas últimas sessões ordinárias.

FOTOS: ART VÍDEO/ VICTOR HUGO

Skip to content