Câmara apresenta proposta para retornar com as Sessões Remotas

Em 23, março, 2021
Câmara apresenta proposta para retornar com as Sessões Remotas

Projetos de Lei, de resoluções, requerimentos e indicações também estiveram em pauta

O Expediente do Dia da sessão plenária presidida pelo vereador Celso do Alba (MDB) desta terça-feira (23), continha entre outros projetos de resoluções, o de nº 07/2021, da Mesa Diretora que, por causa do aumento de casos da Covid-19 no município, revoga a resolução nº 2.754/2020 e restaura a vigência da resolução 2.753/2020, que institui o sistema de deliberação remota para a CMDC, como forma de prevenção e combate à doença. Outros vinte e quatro membros do Legislativo marcaram presença na reunião.

Quatro mensagens do prefeito Washington Reis (MDB) foram anunciadas. A primeira foi a de nº 10/2021, referente ao Projeto de Lei nº 06/2021, que visa ampliar a atuação e competências do setor de Licitações, da Secretaria Municipal de Governo. A segunda foi a de nº 13/2021, encaminhando o Projeto de Lei Complementar 02/2021, que altera a LC nº 01/2006, do Plano Diretor e Urbanístico do Município. A mensagem de nº 14/2021 é referente ao PL nº 09/2021. Ela concede anistia e remissão de juros e multas incidentes sobre os tipos de créditos. A última foi a mensagens de nº 15/2021, que visa disciplinar a utilização de verbas de Suprimentos e Fundos realizado por adiantamento para a administração direta e indireta do município, bem como a despesa de representação.

A vereadora Drª Fernanda Costa (MDB), é a autora da indicação que pede para a Light o envio de equipes técnicas a fim de realizar manutenções na Rua da Assembleia, situada no bairro Parque Beira Mar (1º distrito), com o obejtivo de evitar interrupções no fornecimento de energia. Quinzé do partido PL, indicou uma solicitação para a instalação de um corrimão na escadaria da Rua Múcio Teixeira, no Jardim Olavo Bilac, também no 1º distrito. Já Marquinho da Pipa (MDB), solicitou asfaltamento e saneamento básico em toda a extensão das Ruas Júlio de Castilho, Oliveira Salazar e Apiacá, em Jardim Rotsen, no 3º distrito do município.

Os vereadores Clovinho ‘Sempre Junto’ (Patriota) e Marquinho Dentista (DEM), apresentaram requerimentos de consignação de moção de aplausos para o pastor da Igreja Assembleia de Deus – Ministério Palavra da Verdade, Edson Cosme dos Santos e para o advogado Ademir Antônio Claudino da Silva Júnior, respectivamente.

Entre os representantes do 2º distrito na Câmara, estão os vereadores Carlinhos da Barreira (MDB), Valdecy Nunes (Patriota) e o presidente da Casa, Celso do Alba. A indicação para a realização de recapeamento asfáltico, desobstrução e reparo de galerias e bueiros, iluminação pública, capina e varrição na Rua Projetada A do Jardim das Margaridas, em Jardim Primavera, é de Carlinhos. Valdecy pediu saneamento básico e asfaltamento para a Rua Alfonsus Guimarães no loteamento Vila Urussaí, em Saracuruna. O programa “Caxias Cidade Luz” é a indicação de Celso para o Morro do Céu.

Ressaltando o Dia Internacional contra a Discriminação Racial, celebrado no último domingo (21), o vereador Sandro do Sindicato (SD) revelou histórias de preconceito racial, existentes em empresas do município e questionou: “Até quando vamos permitir preconceito e discriminação no mercado de trabalho? Onde estão os direitos garantido e fundamentais para os nossos trabalhadores?”. Ele também disse que luta para que a classe trabalhadora negra, que é tão desamparada, consiga garantir seus direitos. “É notório que há uma discriminação (principalmente salarial) muito grande no mercado de trabalho. Por isso, esses trabalhadores me procuram para ajudá-los. Não estou aqui para me vitimar, mas sim para fomentar o fim da discriminação racial que há dentro das empresas ou em qualquer outro ambiente”, continuou o sindicalista.

Vitinho Grandão (SD), que juntamente com Celso do Alba, visitou a unidade da Cedae em Duque de Caxias, disse que o motivo da visita foi a população dos bairros São Bento, Parque Fluminense, Pantanal e Vila Rosário, que sofrem há anos com a falta d’água. “Essa visita foi muito produtiva, pois nós conseguimos fazer com que a Cedae faça em breve uma instalação de água no Morro do Céu (São Bento), na Três Américas e assim, se Deus quiser, o morador terá água na torneira”, disse o mais jovem vereador da Casa. “Ontem foi um dia especial para nós que defendemos cada região do município. Anseio água tanto para o Morro do Céu, quanto para o Morro do cacareco e também para as outras localidades da cidade que ainda não possuem a água da Cedae”, completou Celso do Alba.

Zezinho do Mineirão (PSL) disse que a Câmara também é a casa do povo. Ele, ao contrário de Vitinho, fez duras críticas à companhia de água e esgoto e também pediu a realização de uma audiência pública para cobrar atitude da empresa um melhor fornecimento de água para o bairro Vila São Luiz, por exemplo. “Moradores da Av. Brasil e das Ruas Santana, São Joaquim e São Francisco, na Vila São Luiz, estão sem receber água há 25 anos. Como sou o vereador da área, a população me cobra uma atitude, pois somos nós que temos a obrigação de dar satisfações para o povo, porque possuímos mais acesso para cobrar e lutar pelos direitos deles. Peço que o Governo Municipal ajude a resolver o dilema dessa localidade”, disse Zezinho, que além de defender a Vila São Luiz, é conhecido por lutar pela a cidadania das regiões mais vulneráveis do município.