Câmara Municipal realiza posse da Vereadora Rosinha Lima

Em 16, março, 2021
Câmara Municipal realiza posse da Vereadora Rosinha Lima

Rosinha é a 3º suplente do MDB e entrou na vaga temporária deixada por Drª Fernanda Costa, que era a 1º suplente do partido e assumiu permanentemente o mandato de vereadora. O 2º suplente é o vereador Alex da Juliana do Táxi, que também atua provisoriamente

A Câmara Municipal de Duque de Caxias realizou, nesta terça-feira (16), mais uma sessão ordinária presidida por Celso do Alba (MDB) e com todos os outros 28 vereadores presentes no Plenário. Além dos cidadãos na galeria, a sessão teve a presença do secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcos Tavares.

O destaque da sessão ficou por conta da transição da 1ª suplente do Movimento Democrático Brasileiro – MDB, Drª Fernanda Costa para o cargo permanente de vereadora. Ela assumiu a vaga deixada pelo vereador Danilo do Mercado, que faleceu na última semana. Com a efetivação de Fernanda no cargo, mais uma mulher recebeu a oportunidade de ocupar, provisoriamente, uma cadeira na Casa Legislativa do município: Rosinha Lima.

Rosinha, que obteve 2.307 votos nas Eleições de 2020, tomou posse minutos antes do início da sessão. “Essa é uma manhã especial. Vamos dar posse a essa grande vereadora, Rosinha Lima, que chegou para abrilhantar a nossa Câmara, aumentando o número de mulheres no plenário. Agora são cinco!”, frisou o presidente Celso do Alba, dando também as boas-vindas para a recém-chegada, desejando, ainda, que ela tenha um excelente desempenho em sua nova fase política.

“Gostaria, primeiramente, de agradecer a Deus por este momento e de cumprimentar a todos os vereadores presentes e a todos os que confiaram seus votos a mim. Estou ciente dessa enorme responsabilidade e desejo bem representar a cada cidadão. Pretendo seguir o exemplo do meu saudoso irmão e ex-vereador, Osvaldo Lima, minha fonte de motivação e coragem para ajudar as pessoas com muita dignidade, para construir uma cidade melhor. O sonho não acabou, apenas teve um novo recomeço”, disse, muito emocionada e aplaudida, a nova vereadora ao subir na tribuna.

Leide (Republicanos) fez questão de ressaltar a importância de ter mais uma mulher atuando em prol da população na Câmara, além de deixar o convite da palestra de Empreendedorismo Feminino, que acontecerá no próximo dia 22. A presidente da Comissão dos Direitos da Mulher aproveitou, ainda, para divulgar a realização da Audiência Pública de Combate à Violência Doméstica, que será no dia 29 de março e terá a participação de representantes do Judiciário e da delegada da DEAM, Fernanda Fernandes. Já Delza de Oliveira (Patriota), comemorou a chegada de Rosinha exatamente no mês da mulher.

O Expediente do Dia foi anunciado pelo primeiro secretário Claudio Thomaz (DEM), contendo o Projeto de Resolução nº 006/2021, do vereador Nivan Almeida (PT), que visa oferecer o título ‘Cidadania Duquecaxiense’ ao padre Yans Sumaryani Diparti, da paróquia de Parada Angélica, 3º distrito. A leitura também citou, dentre outras solicitações, a indicação de nº 820/2021, do vereador Catiti (Avante), pedindo serviços de limpeza e manutenção de galerias de águas pluviais na Rua General Sólon Ribeiro, no bairro Engenho do Porto (1º distrito).

A indicação de nº 822/2021 é do vereador Marquinho da Pipa (MDB). Ele solicita a substituição das atuais lâmpadas a vapor de sódio pelo sistema de iluminação com lâmpadas de Led na Rua Odete Costa Barros, no Centro da cidade de Duque de Caxias. Já Moisés Neguinho, do Partido da Mulher Brasileira – PMB, é o responsável pela indicação de nº 826/2021, que consiste em realizar uma reforma geral na Creche e Pré-escola Municipal Poetisa Cecília Meireles, localizada em Vila Sarapuí, 1º distrito.

Valdecy Nunes (Patriota), vereador representante do 2º distrito e líder do Governo na Câmara, é o mentor de indicações que visam saneamento básico para a Alameda São Miguel e asfaltamento e saneamento básico para as Alamedas Duque de Caxias e Minuano e também para a Avenida Osvaldo de Andrade, endereços situados no bairro Jardim Primavera.

O presidente do Legislativo Municipal, Celso do Alba, solicitou, através dos requerimentos de nº 038/2021, 039/2021 e 040/2021, que respectivamente tratam-se de consignações de Moção de Aplausos para o policial Civil reformado, Vidigal Santos Pereira, para o fuzileiro Naval aposentado, Rogério de Jesus Reis e para Orlando Rodrigues dos Santos, guarda do Departamento do Sistema Prisional – Desipe, pela ética, diligência, responsabilidade e primazia no exercício de suas funções. Os três profissionais residem por mais de 30 anos no bairro do 2º distrito, Parque Fluminense, uma das principais áreas de atuação de Celso.

A sessão prosseguiu com o discurso do vereador do Solidariedade e representante sindical na Casa, Sandro do Sindicato que, deixou claro a sua preocupação com a classe trabalhadora do município no período dessa pandemia, que a cada dia se agrava mais. Ele recebeu o apoio do colega de partido Alex Freitas que, quando recebeu a oportunidade de se manifestar na tribuna, expôs a sua indicação (nº 798/2021) para beneficiar a região do Dique do Rio Calombé, situada no bairro Cidade dos Meninos (2º distrito), com a construção de uma ciclofaixa ecológica, delimitada por uma sinalização específica, para disponibilizar um espaço para a circulação de ciclistas e pedestre. “Dei sorte por ter hoje aqui conosco o secretário de Meio Ambiente para discutir melhor essa ideia para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, comentou Freitas.

Além disso, o parlamentar falou sobre a indicação nº 799/2021, também de sua autoria, que solicita um estudo no sentido de incluir os profissionais da Assistência Social no grupo prioritário de imunização contra o novo coronavírus. Ele também deixou registrado que deseja que os professores e os profissionais da Educação que possuem comorbidades também sejam imunizados em caráter imediato. “Essa foi uma solicitação de toda a classe da Educação, porque segundo eles, nós temos muitos profissionais se arriscando”, concluiu ele, que é o presidente da Comissão Permanente de Educação na Câmara.

O líder do SD também se mostrou preocupado com as reclamações dos moradores da Vila São Luís, referente as multas que os veículos que estacionam nas proximidades dos comércios desse bairro do 1º distrito estão levando, que consequentemente causam aglomerações e diminui o movimento nas lojas. E exigiu: “Quero que a secretaria responsável reveja essa forma de agir”. Nivan Almeida interrompeu o colega para corroborar que a fiscalização é necessária devido à gravidade da pandemia, mas ponderou: “Acredito que é importante trazer ao entendimento da população, antes da multa, um aviso, a fim de reeducar os hábitos dos pequenos comércios, como os trailers e quiosques, referentes a pandemia”. Vitinho Grandão (SD) completou: “É inadmissível que aconteça novamente a indústria de multas no munícipio, como aconteceu no mandato do ex-prefeito Alexandre Cardoso. Não vamos deixar isso acontecer. Vamos cobrar e fiscalizar essas ações no município, para que os moradores não sejam penalizados”.

O vereador aniversariante do dia, Catiti, demosntrou gratidão por completar mais um ano de vida, atuando em mais um mandato na Câmara. Ele relembrou a fase difícil que passou no ano passado quando foi infectado pela Covid-19, tendo 75% dos seus pulmões comprometidos pela doença. Catiti ressaltou a atuação da Secretaria Municipal de Saúde nas ações de enfrentamento desse vírus.

Ainda sobre as ações da Prefeitura no combate ao coronavírus, o vereador Alex da Juliana do Táxi (MDB) fez um apelo para a inclusão da Guarda Municipal na lista das prioridades da imunização. “Muitos guardas estão na linha de frente, pois atuam dentro dos hospitais da cidade e se comparar, são um pouco mais de 200 guardas para serem imunizados com as doses da vacina. Peço que a Secretaria de Saúde do município veja os meios legais para possibilitar a imunização desses profissionais”, pediu o vereador do Táxi. Com relação a Educação Caxiense, o vereador pediu aos membros da Comissão do segmento que fosse marcada uma reunião com a pasta, com a finalidade de resolver o problema da transição dos alunos da Rede privada de Ensino para as escolas do município que, de acordo com ele, ainda não foi solucionado. “Os pais dessas crianças devem ter uma resposta da Secretaria de Educação”, disse ele.

Além de vereadora, Delza também é professora. Ela lamentou o impacto que a pandemia tem causado nas escolas públicas e privadas. “Embora as escolas municipais serem de qualidade, infelizmente nós não temos como comportar todos os alunos que estão migrando dos colégios particulares para os públicos, durante a pandemia. Não temos vagas suficientes. Como vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura, reforço que é extremamente necessário a realização de uma reunião com a pasta”, enfatizou Delza, recebendo o apoio de Catiti, que sugeriu a volta do 3º turno nas escolas do município, como tentativa de comportar a grande demanda.

O emedebista Júnior Reis exaltou o imediatismo e eficácia da aplicação das vacinas da Covid-19 na cidade. “As vacinas chegam e a Prefeitura faz de tudo para aplicar as doses no mesmo dia. Não podemos deixar os nossos hospitais sobrecarregados. Temos que imunizar o maior número de pessoas possível”, defendeu Reis. Ele aproveitou o seu tempo para criticar as companhias fornecedoras de energia elétrica e ressaltou a importância de uma audiência pública para que essas empresas prestem esclarecimentos sobre os serviços de má qualidade, oferecidos por elas.

A Cedae esteve em pauta novamente. Dessa vez foi o democrata Marquinho ‘Oi’ que criticou o abastecimento de água na cidade, que atinge entre outras localidades do município, o bairro Lagunas e Dourados. “Não vou defender o indefensável. A Cedae precisa ter mais responsabilidade com a população caxiense, pois ela tem deixado a desejar. Temos que cobrá-la por isso!”, enfatizou ‘Oi’. Em contrapartida, o vereador Júnior Uios (DEM) fez questão de falar da sua satisfação da melhora da Cedae no fornecimento de água em lugares dentro da Vila Ideal, que sofriam há décadas com a falta d’água. Ainda dentro do tempo, Uios continuou: “Sugiro que seja criada uma agenda positiva com a Secretaria Municipal de Educação para discutimos as questões do contrato do transporte escolar – que já está em vigência – referente as vans adaptadas, que devem garantir o direito das crianças deficientes, cumprindo a cota. Para isso, conto com a colaboração dos membros da Comissão de Educação”. Ele também falou do Projeto de Lei que, segundo ele, em breve será votado na Câmara, referente aos contratos da concessão das empresas de transporte públicos que circulam na cidade, que tem como proposta os ônibus elétricos. “Esses ônibus já são realidade em alguns estados e no município paulista de São José. Sugiro que seja aberto um canal direto da população com a nossa Comissão Permanente de Transporte, para que as pessoas nos diga qual é o sentimento delas em relação ao transporte público do município e para possibilitar que elas façam denúncias das más condições dos veículos, por exemplo. É necessário também, que seja feita uma proposta que faça as empresas cumprirem os seus itinerários e autorizar as vans, mesmo que temporariamente, a cumprirem os trajetos que estão deixando de serem cumpridos pelos ônibus”.

O vereador Drº Maurício do Avante usou o seu tempo na tribuna para expor a luta da população do bairro Cidade dos Meninos. Essa população quer que o Ministério da Saúde resolva o problema de contaminação que existe há anos na localidade. “Vejo os projetos sendo apresentados, mas essas pessoas sempre ficam por último. Não chega ações do Ministério da Saúde para ajudar a população local com os contaminantes encontrados por lá e que resultam em um grande índice de doenças como o câncer. Além desse problema, os moradores da região sofrem com as ruas cheias de lama, situação que dificulta principalmente a passagem dos ônibus, que nos finais de semanas têm algumas linhas retiradas desse itinerário, deixando a população sem esse transporte público. Quero deixar registrado que, enquanto eu estiver vivo e atuando como vereador desta cidade, vou batalhar pela Cidade dos Meninos, que além dos problemas com a contaminação, sofre com o descaso com as empresas de ônibus, que sucateiam os seus serviços”, falou Maurício em tom de indignação.

Skip to content