Câmara aprova a participação do Município no Consórcio Nacional de Vacinas

Em 11, março, 2021
Câmara aprova a participação do Município no Consórcio Nacional de Vacinas

Presidente do parlamento homenageou o vereador Danilo do Mercado

Nesta quinta-feira (11), os vereadores de Duque de Caxias realizaram uma votação extraordinária, em caráter de urgência, do parecer de interesse público, referente a mensagem do prefeito Washington Reis (MDB) de nº 09/2021, encaminhando o Projeto de Lei nº 05/2021.

O PL em questão, busca a autorização do Poder Executivo Municipal para celebrar o ‘Protocolo de Intenções e Termos Aditivos’ com outros municípios, a fim de constituir o “Conectar” – Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras, que visa adquirir doses da vacina para combater a pandemia do coronavírus, além de medicamentos, insumos e equipamentos para a área da saúde.

“Por gentileza, quero propor ao presidente desta Casa Legislativa, Celso do Alba (MDB) que, com base nos parágrafos 3º e 9º do art. 74, combinado com o parágrafo 1º dos art. 127 e 58 do Regimento Interno, trabalhasse com todo esforço político, juntamente com cada vereador presente aqui, com o objetivo de votar essa mensagem ainda hoje, extraordinariamente, em caráter de urgência, haja vista que a Câmara está com a sua maioria qualificada, com mais de 25 vereadores presentes”, pediu o decano Nivan Almeida (PT).

“Esse é o momento! Com a chegada da vacina, teremos a certeza de que a esperança virá. Vamos nos submeter, regimentalmente, entrando em acordo para abrir a discussão e a votação dessa pauta tão importante”, respondeu, positivamente, Celso a Nivan.

Constava no Expediente do Dia dentre outras indicações, as solicitações feitas pelo vereador Anderson Lopes (Republicanos), referente a retirada de lixo e de entulho da Rua Guarujá, no bairro Dr. Laureano (1º distrito), e pela vereadora Leide, também do Republicanos, que solicita que seja feito um estudo com o objetivo de implementar um sistema de monitoramento com câmeras de segurança nas imediações das praças do município. Além dessas, também estavam na pauta quatro indicações do presidente Celso do Alba, referentes a realização de um estudo para implementar o programa “Caxias Cidade Luz” nos bairros São Bento, Novo São Bento, Jardim da Paz e no bairro Divino, todos localizados no 2º distrito.

Cláudio Thomaz (DEM), apresentou a indicação que solicita a instalação de um abrigo e colocação de placas que indiquem as paradas dos ônibus na confluência das Ruas Castro Lopes com Chico Mendes, que estão localizadas em frente ao Ciep 097 – Carlos Chagas, no bairro Jardim Elizabeth (1º distrito).

A pedido do presidente da Câmara, Celso do Alba (MDB), os 25 vereadores presentes, além dos servidores e a população que estava no local, fizeram 1 minuto de silêncio, em memória do vereador Danilo do Mercado (MDB) e do seu filho, Gabriel da Silva.

“Embora estejamos de luto, quero dizer que todos os vereadores têm uma boa relação uns com os outros. Porém temos alguns que se tornam mais amigos, pela cumplicidade e proximidade. E foi assim com o Danilo, meu companheiro de partido. Hoje é um dia muito triste para todos nós. O Danilo foi eleito de maneira muito democrática, respeitando todo o estado de direito e eu tenho certeza que muitos sentirão a sua falta; seus eleitores e toda a população de Duque de Caxias, porque ele foi um vereador que sempre defendeu essa população, a sua região, seus projetos, suas solicitações e indicações. Ele desempenhou um bom papel como vereador. Que Deus possa receber a alma dele e do seu filho, e conforte os corações dos seus familiares. Nós estaremos aqui dando continuidade a tudo aquilo que ele sonhou, que é fazer o melhor para esta cidade”, disse o presidente da Câmara e colega de partido do vereador falecido, Celso do Alba.

Skip to content