Vereadores Apresentam Projetos de Lei e Indicações Parlamentares

Em 09, março, 2021
Vereadores Apresentam Projetos de Lei e Indicações Parlamentares

Por proposição do vereador Alex Freitas do Solidariedade, o presidente nacional do PDT está cotado para receber a medalha ‘Cidade Duque de Caxias’

A Mesa Diretora da sessão plenária desta terça-feira (09), foi composta pelo presidente Celso do Alba (MDB) e pelos Patriotas, Delza de Oliveira, vice-presidente, e o líder do Governo, Valdecy Nunes. O democrata Claudio Thomaz, primeiro secretário, fez a leitura do Expediente do Dia.

Dentre outras indicações, Thomaz anunciou a de nº 683/2021, de Celso do Alba, que requer para o Parque Alvorada, no 2º distrito, a implementação do “Caxias Cidade Luz” – programa que já levou nova iluminação para diversos bairros dos quatro distritos com registros de altos índices de insegurança, devido a escuridão. Júnior Reis (MDB) é o responsável pela indicação de nº 699/2021, referente a solicitação de serviços de calçamento, saneamento básico, substituição das lâmpadas a vapor de sódio pelo sistema de iluminação com lâmpadas de Led, na Rua Costa Paes em Parada Morabi (3º distrito). O vereador Marquinho Dentista (DEM), solicitou, através do requerimento de nº 707/2021, a implantação de uma unidade do Centro de Assistência Social (CRAS) no bairro Bar dos Cavaleiros, 1º distrito. O Projeto de Lei nº 001/2021, do vereador Valdecy, que nomeia a atual Rua Projetada B como Rua José de Goes, no bairro Campos Elíseos (2º Distrito), também estava descrito no Expediente do Dia.

Na tribuna, Alex Freitas (SD) explicou o motivo de ter indicado, através do Projeto de Decreto Legislativo de nº 001/2021 – anunciado por Thomaz durante a leitura do Expediente do Dia – que visa oferecer a medalha ‘Cidade Duque de Caxias’ para o presidente nacional do PDT, Carlos Roberto Lupi. “O Lupi é uma pessoa muito próxima da gente. Ele luta pelo Brasil e para manter a história do trabalhismo viva no seu partido”, explicou Alex.

Partindo da premissa de que na última semana a Prefeitura realizou diversas inaugurações, realizações e anúncios de obras, Alex Freitas também dedicou o seu tempo para exaltar e agradecer ao Governo pela entrega dos títulos de propriedade para os moradores do Mangue Seco, no Pilar. “Depois de anos, essas pessoas ganharam o reconhecimento da Prefeitura e do Governo do Estado e receberam os títulos de propriedade. A região está em festa!”, disse ele.

Vitinho Grandão, colega de partido de Freitas, falou sobre o impacto da entrega dos títulos de propriedade para os moradores do Novo São Bento. “Os moradores da região estão lutando por isso há mais de 20 anos e, na semana passada, tive o privilégio de presenciar a realização do sonho dessa comunidade. Não tem preço ver o sorriso das pessoas quando percebem que estamos realmente trabalhando para beneficiá-las. Que fique claro que estou aqui para proporcionar mais dignidade e ajudar a população. Vou fazer o meu papel”, disse Vitinho, garantindo que nestes 4 anos, terá um mandato participativo, ouvindo a voz do povo”, concluiu.

Júnior Uios (DEM) também destacou as realizações do Governo Municipal e também ressaltou a parceria de sucesso entre a Prefeitura de Duque de Caxias e o Governo Estadual. Além disso, ele fez, mais uma vez, duras críticas aos transportes públicos que circulam nas dependências da cidade. De acordo com vereador, a empresa de ônibus União trata a população de alguns bairros com descaso, uma vez que algumas linhas simplesmente sumiram misteriosamente do mapa de Duque de Caxias e/ou operam quando querem, deixando os cidadãos na mão. “Seria melhor que esta empresa encerrasse definitivamente as suas atividades e desse oportunidade para que outras supram as necessidades do transporte público de massa no município”, enfatizou Júnior Uios.

Satisfeito com a aprovação da criação da Comissão de Combate a Pedofilia, Júnior Reis (MDB) explicou como funcionará a sua iniciativa. “Sugiro que todos os parlamentares coloquem o número do Disque Denúncia em seus cartões. Também teremos um telefone próprio para contactar a Delegacia especializada, para que efetivamente estejamos atentos, ouvindo, acompanhando e encaminhando as denúncias para que este tipo de crime não aconteça mais aqui em Duque de Caxias”, esclareceu o presidente da Comissão, Júnior Reis.

Delza de Oliveira, uma das quatro mulheres que compõem a Câmara, disse que o dia da mulher deve ser comemorado durante todos os dias do ano. Ela destacou a importância da mulher para a sociedade: “É muito importante a mulher ser independente e criar o seu próprio espaço, pois nós mulheres não nascemos para ficar apenas cuidando dos filhos e da casa, precisamos ter como nos emancipar e nos empoderar”, disse a vereadora Delza, que continuou: “Quero parabenizar a todas as vereadoras desta Casa Legislativa e dizer também que creio que um dia ainda vou ver as mulheres deixarem de ser apenas uma cota. Essa Câmara ainda terá igualdade na quantidade de parlamentares mulheres e homens”, desejou a vice-presidente da Casa.

FOTOS: ART VÍDEO/ VICTOR HUGO