Comissão dos Direitos da Mulher realiza ação contra a violência doméstica

Em 08, março, 2021
Comissão dos Direitos da Mulher realiza ação contra a violência doméstica

A iniciativa abre as comemorações do mês da mulher

Abrindo as comemorações do mês da mulher e com objetivo de orientar as cidadãs caxienses sobre a importância da denúncia contra a violência doméstica e o feminicídio, a Comissão Permanente dos Direitos da Mulher, da Criança e do Adolescente, através da sua presidente, a vereadora Leide (Republicanos), promoveu uma ação de conscientização na frente do prédio da Câmara Municipal de Duque de Caxias, na manhã desta segunda-feira (08).

Durante o evento, as mulheres que passavam pelo local receberam o ‘Guia de Apoio às Mulheres’ – um informativo elaborado a fim de divulgar todos os acessos para a realização da denúncia. “Durante o mês de março, a Comissão irá promover quatro ações. A primeira foi esta. Vamos ter também uma palestra para orientar as mulheres em como agir nos casos de agressões e além disso, iremos promover uma ação que ensinará como ser uma mulher empreendedora. A última, será a realização de uma Audiência Pública, que terá a presença de profissionais que trabalham para combater este mal, e que nos trará ideias para nos ajudar a fazer uma política efetiva de enfrentamento aqui no município”, falou a presidente da Comissão, Leide.

Além da população feminina, os vereadores Clovinho ‘Sempre Junto’ (Patriota), Vitinho Grandão (SD), Valdecy Nunes (Patriota) e o presidente da Câmara, Celso do Alba (MDB), prestigiaram o evento e falaram do impacto que uma ação como esta pode causar na vida de uma mulher vítima de violência doméstica.

“Esta é uma data especial, embora o dia das mulheres seja todos os dias. Quero parabenizar a vereadora Leide por esta iniciativa e dizer que me sinto muito honrado por legislar ao lado de uma mulher como ela. Parabenizo também a todas as mulheres, pois é como diz a frase escolhida pela Comissão: “A mulher é um efeito deslumbrante da natureza”, e eu concordo com isso”, disse o presidente da Câmara, Celso do Alba.

“As mulheres têm que ter coragem para denunciar e não aceitar essas barbáries que estão acontecendo. Me coloco a disposição dessa causa para ajudar no que for preciso, porque o lema do Governo Municipal é respeitar os cidadãos, principalmente as mulheres. Afinal, ao lado de um grande homem tem sempre uma excelente e grande mulher”, frisou o líder do Governo na Câmara, Valdecy Nunes.

O vereador Clovinho fez questão deixar a sua opinião sobre o assunto: “A luta da Leide pela defesa das mulheres já dura 16 anos, e todos os outros vereadores oferecemos apoio à causa. As mulheres conquistaram os seus direitos e em qualquer patamar que o homem estiver, as mulheres também podem estar. As mulheres devem denunciar e não aceitar que o homem levante a mão para ela, porque se ele levantar a primeira vez, sempre levantará. Denuncie!”, disse ele.

Para Vitinho Grandão, o homem que bate em uma mulher é um covarde, porque em mulher não se bate nem com uma rosa e completou: “Um abraço e um ato de carinho pode mudar a vida das pessoas. Parabenizo a vereadora Leide por este projeto tão importante. As mulheres que são vítimas de violência doméstica devem ser encorajadas a procurar ajuda. Tem que denunciar mesmo. Não pode ficar com pena”, completou o vereador do Solidariedade.

“Muitas mulheres estão perdendo suas vidas por ficarem caladas. Geralmente quem é vítima tem medo do agressor e é por isso que não denuncia. É muito importante denunciar para que essas mulheres jamais passem por isso novamente e também não deixem que nenhuma outra mulher passe. Se uma tiver coragem de falar, todas as outras também terão”, disse a moradora Valéria dos Santos Cardoso, que já foi uma vítima de violência doméstica.

Se você é vítima ou conhece alguma mulher que sofre maus tratos em casa, conheça os canais de denúncias: aplicativo “Direitos Humanos Brasil” – disponível para o sistema Androide e IOS e/ou denuncie através do Whatsapp (61) 99657-5008, que dá acesso direto ao “Ligue 180” e ao “Disque 100”, do Ministério Público. Outro caminho é comparecer na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, que funciona todos os dias durante 24 horas. A Prefeitura de Duque de Caxias oferece atendimento através do Departamento da Mulher, basta ligar para (21) 2672-6667.

“A Comissão dos Direitos da Mulher presta atendimento pelo telefone (21) 2784-6924, porque muitas mulheres preferem não ir pessoalmente ao local da denúncia, por medo ou receio. Neste atendimento, nós encaminhamos o caso para a Delegacia da Mulher, ambiente mais apropriado para as denúncias. Por dia, recebemos em média mais de 10 denúncias de mulheres que sofrem este tipo de violência. Portanto, quanto mais a gente divulgar, certamente Duque de Caxias desocupará o 1º lugar no ranking das cidades que mais praticam violência contra a mulher, assédios e feminicídios no Estado”, explicou Leide.

A ação cumpriu todas as normas e recomendações impostas para a prevenção e combate do coronavírus.