Vereadores apresentam projetos e indicações

Em 18, fevereiro, 2021
Vereadores apresentam projetos e indicações

Nesta quinta-feira (18), a Câmara Municipal de Duque de Caxias realizou Sessão Plenária presidida pelo vereador Celso do Alba (MDB). A Leitura do Dia foi feita pelo secretário Claudio Thomaz (DEM) e continha o Projeto de Resolução de nº 003/2021, do vereador Alex Freitas (SD), outorgando o “Título de Cidadania Duquecaxiense” ao sr. José Bonifácio Ferreira Novellino. Além disso, o secretário anunciou oito indicações parlamentares, três requerimentos e dois ofícios.

Os dois primeiros requerimentos lidos foram os de nº 008/2021 e nº 00/2021, do vereador Júnior Reis (MDB). Tratam-se de Moção de Aplausos para Diego Marcell Martins de Jesus Afonso e para Washington Carlos Silva, ambos inspetores de Polícia da 61º DP de Xerém (4º distrito), por promoverem condições de segurança, aliadas a conhecimentos técnico, perícia e controle emocional no exercício de suas funções.

Thomaz leu também o requerimento de nº 011/2021, do vereador Marcelo Cardoso Rodrigues, mais conhecido como Catiti (AVANTE), consignando uma Moção de Aplausos para o sacerdote Kabiesi Sangokunle Awrela, pelos relevantes serviços prestados no intercâmbio cultural Brasil x África e por sua atuação como padre Sangre e professor de Yorubá – sua língua materna – desenvolvendo um excelente trabalho em prol da integração entre o continente africano e nosso país, há mais de 25 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde, solicitou à Casa Legislativa, através do Ofício de nº 0030/2021, a realização de uma Audiência Pública referente ao 3º quadrimestre de 2020, no dia 22 de fevereiro, às 15h. Já a Secretaria Municipal de Fazenda, solicitou, por meio do Ofício 0082/2021, a realização de uma Audiência Pública, para o dia 24 de fevereiro, às 15h, também referente ao 3º quadrimestre do ano passado.

A Sessão teve continuidade com a abertura da tribuna para os 15 parlamentares presentes fazerem suas manifestações. Aquiciley Filho Adão do Campo (REPUBLICANOS) foi o primeiro a se manfestar. Ele parabenizou as ações da Secretaria Municipal de Obras pelo início da limpeza do Rio Capivari, situado no 4º distrito. “A limpeza começou ontem. Esse rio estava assoreado há muito tempo e sempre quando chove forte, várias ruas do bairro ficam inundadas em virtude deste problema. Só quem sofre com os alagamentos é que sabe a importância da limpeza dos rios e canais. Vou continuar sempre nas ruas, trabalhando e pedindo obras para o Poder Público em benefício desta parcela da população”, disse em tom de contentamento o vereador do REPUBLICANOS, completando, a seguir, que o Rio Calombé em São Judas, também está passando por limpeza.

Ainda na tribuna, Aquiciley fez questão de avisar aos moradores dos bairros Capivari, Figueira e São Judas, que está sendo feita uma articulação para a volta doS ônibus com itinerário Capivari via São Lourenço que, de acordo com ele, não circulam há muito tempo na região, causando um grande transtorno para a população local.

O vereador Alex da Juliana (MDB) agradeceu a Prefeitura e a Secretaria de Obras pela troca de manilhas, tubulações e bueiros nas ruas da Vila Operária. “Isso é muito importante, porque a saúde começa com saneamento básico”, disse ele.

O vereador Sandro do Sindicato (SD), parabenizou a Prefeitura pela iniciativa ‘Primeira Chance’ – programa que dará oportunidade de primeiro emprego para os jovens caxienses. Ele também ressaltou a importância de abrir vagas de emprego para trabalhadores em condições saudáveis que possuem a faixa etária acima de 50 anos, pois para ele, esses cidadãos também podem contribuir para o crescimento profissional da população jovem que está chegando agora no mercado de trabalho.