Vereadores aprovam a criação do programa primeira chance

Em 09, fevereiro, 2021
Vereadores aprovam a criação do programa primeira chance

Atribuições referentes aos Direitos da Mulher, Idoso, Criança e Adolescente também foram expostas na Sessão

Na Sessão Plenária desta terça-feira (09), a Câmara Municipal de Duque de Caxias discutiu a mensagem de nº 06/2021, encaminhada pelo prefeito Washington Reis (MDB), referente a criação do Programa Municipal de Aprendizagem, denominado ‘Primeira Chance’.

O presidente Celso do Alba (MDB) colocou a matéria em discussão e os outros 26 vereadores presentes foram unânimes na aprovação. Porém, a pedido do vereador Júnior Reis (MDB), foi julgada no 2º turno e, mais uma vez, aprovada por unanimidade.

Os vereadores Nivan Almeida (PT) e Marquinho Oi (DEM), que assumiram as cadeiras deixadas respectivamente por Eduardo Moreira (PT) – que assumirá a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, e Chiquinho Caipira – que será o novo secretário municipal de eventos, foram os primeiros convidados por Celso do Alba a se manifestarem na tribuna.

“Quero agradecer a oportunidade de inaugurar, de forma inédita, as Sessões matutinas. Agradeço também ao prefeito Washington Reis pelo convite de retornar para assumir o meu 9º mandato nesta Casa. Represento o 3º distrito e quero agradecer pelos 2.205 amigos que votaram no professor Nivan. Eu não poderia deixar de estender o meu agradecimento ao vereador Eduardo Moreira que, de uma forma muito elegante, aceitou o desafio para assumir a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, já que no meu entendimento, ele não tinha nenhuma obrigação de aceitar e eu tenho certeza que ele vai produzir o que há de melhor na área da inovação tecnológica e trazer para esta cidade conquistas importantes”, afirmou o veterano, considerado referência para a maioria dos parlamentares.

“Deus tocou no coração do prefeito para me dar mais uma oportunidade de atuar nesta Casa. Vou continuar trabalhando com seriedade, respeitando a população e honrando o meu 4º mandato. Agradeço aos 3.117 eleitores que acreditaram no meu trabalho. Estarei nas ruas trabalhando e também estarei aqui defendendo os interesses da população”, disse Marquinho Oi.

Marquinho Dentista (DEM), que ocupava uma vaga de 2º suplente, relembrou o seu histórico de atuação na área da saúde do município. “Meu sonho começou em 2012. Antes disso, eu era cirurgião dentista e trabalhei muito na saúde pública de Caxias e foi aí que vi as necessidades que a população caxiense tem. Estou sempre acompanhando de perto o atendimento dos cidadãos nos hospitais da cidade e quero agradecer ao prefeito pela chance que ele me deu de retornar à Casa e seguir com este mandato”, explicou.

Mais uma vez ressaltando a importância dos sindicatos na vida do trabalhador, o vereador Sandro do Sindicato (SD) defendeu a criação de leis que favoreçam o primeiro emprego para os jovens caxienses e recebeu o apoio do seu companheiro de partido o vereador Alex Freitas que, por sua vez, se indignou com os questionamentos e críticas de uma professora do SEPE – Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação, referente a estrutura e ações das escolas, durante uma reportagem na TV.

“No ano passado, foram feitas treze reuniões para discutir os protocolos de volta às aulas. O que deu a entender na matéria de TV, é que nós estamos começando as aulas de uma hora para a outra, sem estabelecer os protocolos, quando na verdade a Secretaria de Educação convidou a sociedade civil, o SEPE, o Sindicato das Escolas Particulares e a Comissão de Educação dessa Casa para discutir as exigências relacionadas ao assunto. Foi então que o Governo pegou todo o conhecimento de diversos profissionais da área para poder estabelecer um protocolo. É inadmissível um professor da Rede pública e representante do SEPE ir para a televisão falar sobre esta questão, uma vez que o sindicato dele participou das reuniões ”, desabafou o líder do partido SD.

O vereador Alex da Juliana do Táxi (MDB) alertou sobre o aumento na taxa de feminicídio na cidade durante o período de pandemia. “Temos o dever de olhar o assunto com atenção e ver o que podemos fazer. Podemos chamar as comissões que a pasta pertence para ajudar essas mulheres a terem um lar acolhedor”, disse Alex.

O vereador Claudio Thomaz subiu à tribuna para dar boas-vindas aos novos integrantes da Câmara e também para os que estão retornando à Casa. Além disso, ele parabenizou a população que compareceu na Sessão neste novo horário, contrariando alguns caxienses que se mostraram contra a mudança da hora nas redes sociais.

O vereador Aquiciley (PRB) disse que lutará para a implantação de Casas Lotéricas no 2º distrito, pois de acordo com ele, estes estabelecimentos oferecem os serviços de pagamentos de contas nos bairros que não possuem bancos, por exemplo. Moisés Neguinho (PMB) demonstrou apoio à causa do vereador do PRB.

Vitinho Grandão (SD) reivindicou iluminação com lâmpadas de Led para a Av. Presidente Kennedy, pois acontecem muitos acidentes durante a noite.

O líder do Governo, Valdecy, ressaltou a importância da experiência de Nivan na Câmara e deu boas-vindas a Marquinho Oi. Ele também expôs a posição do Governo na causa das famílias do Parque Vila Nova. De acordo com ele, o Governo está atento e toda desapropriação feita pela Prefeitura e realizada a ação com respeito e atenção aos cidadãos, além de o Ministério Público Federal ter conhecimento de tudo. Ele enfatizou também que o secretário de Urbanismo, Leandro Guimarães, está conduzindo toda esta negociação, sempre respeitando a lei. “Essa é uma obra que vai acabar com as costumeiras enchentes. Das 59 famílias, 29 já aceitaram receber 6 meses de Aluguel Social. Acredito que nenhuma família será abandonada ou esquecida pela Prefeitura”, esclareceu Valdecy, que também reforçou a fala do vereador Alex Freitas sobre o protocolo de Educação durante a pandemia, dizendo que participou de várias reuniões da comissão do segmento.