Vereadores aprovam alteração do horário das sessões plenárias

Em 05, fevereiro, 2021
Vereadores aprovam alteração do horário das sessões plenárias

As sessões passarão a acontecer às 10h e os vereadores Alex Freitas e Valdecy Nunes foram nomeados líderes do partido e do Governo no parlamento

Na quinta-feira (04), a Câmara Municipal de Duque de Caxias realizou a segunda Sessão Plenária do mês presidida pelo vereador Celso do Alba (MDB), com o total de 25 vereadores presentes. O secretário Claudio Thomaz (DEM) fez a leitura do Expediente do Dia, relatando vinte indicações parlamentares.

De acordo com o ofício de nº 006/2021, o partido SOLIDARIEDADE comunicou que indica o vereador Alex Freitas para atuar como líder da sua bancada no parlamento. O líder do Governo na Câmara, conforme comunica o ofício de nº 016/2021, será o vereador Valdecy Nunes (PATRIOTA).

O primeiro a se manifestar foi o vereador do SOLIDARIEDADE, Vitinho Grandão. Ele apresentou um protocolo solicitando audiência pública para discutir as ações positivas e negativas da Cedae no município. “Essa empresa está sendo sucateada e a população caxiense que está pagando o preço. Nós estamos aqui para fazer o nosso papel que é cobrar, fiscalizar e não deixar a população ser massacrada como está sendo”, disse o vereador, que recebeu o apoio do vereador Moisés Neguinho (PMB).

O transporte público também esteve na pauta. O vereador Júnior Reis (MDB) acredita que os transportes da cidade serão o maior desafio para o Governo Municipal. Ele fez duras críticas às empresas de ônibus que operam no município. “Temos que rever os transportes de Duque de Caxias. Não só a questão de preço, mas também todo o sistema. O 4º distrito, por exemplo, mesmo com toda a evolução que nossa cidade teve, tem as mesmas linhas de ônibus de quando eu criança, há 55 anos. Temos um grande desafio pela frente para melhorar esta situação”, expôs Júnior que recebeu o apoio do seu colega de partido, o vereador Alex da Juliana do Táxi, que completou falando que as empresas de ônibus não têm respeito pelo povo caxiense.

O líder do SOLIDARIEDADE Alex Freitas, também levantou a questão dos transportes públicos. Ele destacou que os ônibus das linhas do município oferecem serviços de má qualidade e avisou que a bancada do seu partido sempre vai se posicionar a favor da população.

Drº Maurício (AVANTE), além de ressaltar as irregularidades no transporte e exaltar o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde durante a pandemia, falou sobre a sensibilidade do prefeito Washington Reis (MDB) com relação aos problemas de infraestrutura e saneamento na Cidade dos Meninos. “Fiz uma diligência para a Secretaria de Obras, falando sobre o financiamento que desde 2012 existe na Caixa Econômica e recebi a notícia de que este subsidio enfim saiu. São mais de 200 milhões que pela irresponsabilidade de governos passados, Duque de Caxias não conseguia esse dinheiro. Graças a desenvoltura do prefeito Washington, o acordo com o Estado de receber este valor e passar para o município, foi fechado e essa obra vai sair”, discursou o vereador.

Ao subir na tribuna, o vereador Catiti (AVANTE) parabenizou a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde pelas ações na luta contra a Covid-19. Ele enalteceu as melhorias feitas no Hospital Moacyr do Carmo e a instalação do Hospital São José. O vereador também cobrou do líder do Governo na Câmara mais divulgação do Plano Municipal de Vacinação de combate ao coronavírus, pois segundo ele, isso pode evitar tumulto e confusão na hora da população (principalmente idosa) se imunizar. “Temos que ter um pouco mais de sinalização e informação nas redes sociais da Prefeitura. Não tenho dúvida que esta vacina será um sucesso”.

Estreando na tribuna, Sandro do Sindicato (SD) enfatizou que vai defender o direito da classe trabalhadora, brigando para que a Petrobrás faça o seu papel com responsabilidade social e empregue os moradores daqui, pois segundo ele, a maioria dos funcionários da Reduc é composta por “forasteiros”. Sandro disse que também vai lutar para que a refinaria dê mais chances de emprego para mulheres. Vitinho Grandão se colocou à disposição da causa de Sandro.

O vereador Valdecy Nunes agradeceu a nova responsabilidade atribuída a ele: “Quero agradecer a confiança do prefeito Washington Reis de depositar em mim esta responsabilidade de ser o interlocutor entre esta Casa e o Poder Executivo. Também quero dizer que me coloco à disposição para levar as demandas da nossa sociedade com o objetivo de discutir e chegar em um consenso de trabalhar em prol da população”, finalizou ele.

A sessão teve continuidade com o vereador Claudio Thomaz realizando a leitura da Ordem do Dia, que consistiu na aprovação do Projeto de Resolução Nº 001/2021 da Mesa Diretora, que tem o intuito de modificar dispositivos da Resolução nº 1.835/2000 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Duque de Caxias, referente à mudança de horário das Sessões Plenárias.

Após o presidente fazer abertura de discussão, o vereador o líder do partido SOLIDARIEDADE, Alex Freitas, pediu explicação da matéria. Júnior Reis explicou: “Sendo às 17h, a Sessão tira a nossa segurança e também aumenta os custos. Se passar para a parte da manhã, teremos economia de energia elétrica, água, mão de obra e teremos mais segurança para nós mesmos, já que durante o dia é sempre mais seguro andar nas ruas. Nós também conseguiremos desenvolver melhor o nosso trabalho junto a população”, defendeu Júnior.

A matéria entrou em discussão e foi aprovada por unanimidade. Porém, a pedido do vereador Claudio Thomaz, foi julgada no 2º turno e, mais uma vez, aprovada por unanimidade. O presidente Celso do Alba encerrou a sessão confirmando que de acordo com a decisão Plenária, o novo horário das sessões a partir do dia 08 de fevereiro acontecerá às 10h.