Câmara aprova Crédito Suplementar de mais de R$60 milhões

Em 15, dezembro, 2020
Câmara aprova Crédito Suplementar de mais de R$60 milhões

Em 15 de dezembro, os vereadores de Duque de Caxias aprovaram, à unanimidade, em primeira discussão, os pareceres à mensagem do prefeito de nº 035/2020, encaminhando o Projeto de Lei nº 026/2020 que autoriza o Poder Executivo a abrir Crédito Suplementar no valor de R$61.920.538,95. A proposta estava na Ordem do Dia da 2ª reunião extraordinária.

A pedido do vereador Marcos Tavares (AVANTE), o presidente Junior Reis (MDB) colocou o PL em segunda discussão e votação, sendo novamente aprovado à unanimidade. Agora, ele segue para a sanção do Executivo.

Antecedendo esta votação, o secretário Valdeci (PATRIOTA) fez a Leitura do Expediente do Dia, composta pelos Projetos de Lei nº 194/2020, do vereador Eduardo Moreira (PT) que denomina a Unidade Pré-Hospitalar (UPH) José Moreira da Silva, o equipamento público em construção na avenida Carlos Alvear, no bairro Pilar, no 2º Distrito; e de nº 195/2020, da Mesa Diretora, prorrogando o prazo de vigência da Lei nº 2805/2016. Já o Projeto de Decreto Legislativo nº 572/2020, do vereador Marquinho da Ótica (PDT), concede a André Bezerra de Bastos, a Medalha de Mérito Empreendedor.

Os vereadores também apresentaram indicações ao Executivo. Marquinho da Ótica solicitou reforma, com reposição de equipamentos e insumos, cadeiras de rodas, macas e demais itens de mobiliário na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Parque Beira Mar, localizada no anexo do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo.

A vereadora Juliana do Táxi (PSD) apontou a necessidade de capina e varrição ao longo das ruas Marta de Souza Renha e Alfredo Varela, no Parque Beira Mar. Marcos Tavares (AVANTE) solicitou avaliação técnica a fim de criar, no município, a Fundec Verde, com oferta de cursos nas áreas de gestão ambiental, reciclagem e jardinagem para capacitar profissionais a atuarem no monitoramento e preservação da fauna e da flora e no manejo dos recursos naturais conforme o conceito de sustentabilidade.

O vereador Sandro Lelis (MDB) solicitou medidas no sentido de organizar as barracas e tendas dos vendedores ambulantes que atuam na praça do Parque Equitativa, situada no bairro Parque Paulista, no 3º Distrito. O objetivo é padronizar a estrutura desses estabelecimentos e manter a organização espacial e estética do local. O vereador Valdeci apresentou indicação para pavimentação e drenagem na Avenida Leib Rubim e nas ruas Moicanos, Joaquim Serra, Pompeu de Souza e Deputado Carneiro, todas no bairro Cangulo, 2º Distrito.

E o vereador Junior Uios (DEM) apresentou requerimento consignando Moção de Aplausos ao escritor e colunista, Alfredo da Costa Pascoal, por sua criatividade, noção estética, sensibilidade e ativismo, visando fomentar a cultura no município e ainda por sua importante atuação para incluir Duque de Caxias na vanguarda artística nacional.