Câmara de Duque de Caxias retorna com as sessões presenciais no dia 23

Em 18, junho, 2020
Câmara de Duque de Caxias retorna com as sessões presenciais no dia 23

Na sessão online de 18/06, o presidente da Câmara, Sandro Lelis (MDB) leu, no Expediente do Dia, o requerimento à Mesa Diretora, assinado por dez vereadores, sobre estudo para flexibilizar o isolamento social e cessar os efeitos da Resolução nº 2.753, de 2 de abril de 2020 que instituiu, no âmbito da Câmara Municipal de Duque de Caxias, o Sistema de Deliberação Remota, a fim de retornar, no dia 23/06, com as atividades presenciais .

Isto se dará com presença apenas de público interno e/ou restrito visando não gerar aglomerações, sem prescindir da adoção dos cuidados de higiene e sanitização recomendados pelos órgãos oficiais, como: aferição de temperatura dos vereadores; disponibilização de álcool gel nas portas de acesso ao Plenário; obrigatoriedade do uso de máscaras entre os presentes e a reorganização do mobiliário a fim de dispor as cadeiras conforme o distanciamento de 1,5m a 2m, sugerido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

No Expediente do Dia ainda constavam dois Projetos de Lei, de iniciativa do vereador Eduardo Moreira (PT). O de nº.142/2020 institui, no Calendário Oficial do Município de Duque de Caxias, o “Dia Municipal dos Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia”; e o PL nº.143/2020 institui, no Calendário Oficial do Município de Duque de Caxias, o “Dia Municipal da Campanha Quebrando o Silêncio”, vinculada à Igreja Adventista do Sétimo Dia.

O presidente Sandro Lelis também leu as indicações dos vereadores ao Executivo. Alex Rosa (SD) solicitou capina e varrição ao longo da Rua B (em frente ao Lote 4, Quadra B) e da Rua C (em frente ao nº. 8, Quadra F), no bairro Saracuruna, no 2º Distrito.

O vereador Clovinho Sempre Junto (PDT) sugeriu estudo para tornar obrigatória a visita periódica de profissionais da saúde a fim de realizar exames e consultas (clínicas, nutricionais, oftalmológicas, audiométricas, fonoaudiológicas) nas unidades de ensino da Rede Pública Municipal, como parte do programa de melhoria na qualidade da educação, em Duque de Caxias.

E o vereador Catiti (PDT) indicou a necessidade de limpeza e manutenção das galerias de águas pluviais existentes ao longo da Rua Pinto Lira, no bairro Engenho do Porto, no 1º Distrito.