Vereadores abordam sobre a pandemia e ações desenvolvidas no município

Em 30, abril, 2020
Vereadores abordam sobre a pandemia e ações desenvolvidas no município

A sessão online da Câmara Municipal de Duque de Caxias, realizada no dia 30 de abril, contou com diversas manifestações dos vereadores, a maioria relacionada à pandemia da Covid 19 e as medidas que vêm sendo tomadas pelo município. O vereador Cláudio Tomaz (DEM) presidiu a sessão e convidou o secretário Marcos Tavares (AVANTE) para fazer a leitura do Expediente do Dia.

Em seguida, abriu-se a palavra para os vereadores. Serginho Corrêa (MDB) falou sobre a força-tarefa realizada recentemente em conjunto com fiscais da Secretaria Municipal de Urbanismo, Departamento de Limpeza Urbana, voluntários e moradores do bairro Nova Campinas às margens do Rio Roncador.

Segundo ele, foram retirados do local ambulantes, descartes irregulares, entre outros materiais. “A gente tem feito um trabalho para manter tudo limpo. Hoje, parece ser um outro bairro. Colocamos placas de identificação e estamos acompanhando todo o trabalho”, disse o vereador, ressaltando que vários comércios foram notificados e, se as infrações continuarem, poderão ser geradas multas.

Serginho Corrêa ainda solicitou ao presidente que traga para discussão a mensagem 38 do prefeito que está na Casa desde 03/12/2019 e que altera o caput e o § 2º do art. 94 da Lei Orgânica do município e assegura o percentual mínimo de manutenção e desenvolvimento do ensino em 25%.

O vereador Júnior Reis (MDB) destacou o crescimento de casos da Covid 19 no estado do Rio de Janeiro e salientou que o momento é para trabalhar forte a fim de combater a pandemia. Citou o número cada dia mais alto de atestados médicos no município e a necessidade de fiscalização. Também mostrou-se indignado com a postura do secretário de Saúde de Petrópolis que, segundo ele, por meio de áudio nas redes sociais, disse que o município não atenderia moradores de Duque de Caxias. Júnior Reis disse que vai enviar moção de repúdio ao secretário e que, o município de Duque de Caxias, não vai fechar suas portas a nenhum outro que necessite.

A vereadora Juliana do Táxi (PSD) agradeceu ao prefeito Washington Reis e o deputado estadual Rosenverg Reis que estão providenciando uma câmara frigorífica para o Hospital Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo. Também agradeceu ao Executivo pelas medidas tomadas no cemitério do Tanque do Anil.

O vereador Júnior Uios falou sobre a reunião do Conselho de Saúde e Assistência Social, ocorrida durante à tarde, no plenário da Câmara, onde foram discutidas ações e propostas referentes à situação de emergência no município. Ele avaliou o encontro como produtivo e o resultado será encaminhado a cada vereador para conhecimento.

A utilização de campos de futebol e de quadras foi abordada pela vereadora Delza de Oliveira (PRP). Há várias reclamações de que, nestes espaços, têm ocorrido aglomerações e até treino de escolinha de futebol. Delza sugeriu que os responsáveis, em determinado horário, tranquei e desliguem as luzes como prevenção, não deixando de lado, a segurança dos moradores.

O vereador Feital (PATRIOTA), assim como Júnior Reis falou sobre o número de atestados e cobrou mais rigor e fiscalização da Prefeitura e dos médicos no momento de conceder as licenças, pois há relatos de pessoas que não estão cumprindo a quarentena. Ele também citou a desinfecção e a sanitização feitas pela Marinha na rodoviária Plínio Casado e solicitou que outros pontos do município sejam contemplados como medida de prevenção à Covid 19. Já o vereador Catiti (PTN) requereu informações dos caminhões pipa do município que podem ajudar neste momento com a limpeza.

O vereador Cowboy Beleza (PP) também fez uma breve manifestação. “Quero parabenizar meus colegas. Quero parabenizar a melhora do prefeito que realmente se recuperou desta doença maligna que está em nosso Brasil”, disse ele, apontando que aguarda, por parte da Prefeitura, a realização de serviços no Parque Paulista, pois é bastante cobrado.

Já a falta de notícias de pacientes internados no Hospital Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo foi questionada pelo vereador Kiko Xerém (PSL). As visitas estão suspensas devido à Covid 19 e os familiares estão apreensivo e os têm procurado para Encerrando a sessão, o presidente Cláudio Tomaz reiterou o papel dos legisladores que, como representantes do povo, têm a responsabilidade de, unidos, encaminhar demandas e fiscalizar as ações do Executivo visando a melhoria contínua da qualidade de vida da população e o desenvolvimento do município.