Mulheres são homenageadas pelo vereador Alex Rosa

Em 09, março, 2020
Mulheres são homenageadas pelo vereador Alex Rosa

Na segunda-feira (9), a Câmara Municipal de Duque de Caxias prestou homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Por proposição do vereador Alex Rosa (SD), mulheres e membros da Associação de Mulheres de Duque de Caxias (AMAP), receberam moções de aplausos e de congratulações.

A presidente da AMAP, pastora Cleide Oliveira da Rocha, fez uma oração às mulheres, ressaltando a união e a valorização feminina na sociedade atual. A frase “Sozinhas somos pétalas, unidas somos rosa” foi repetida em vários momentos. Ela faz parte do projeto que começou com o “Mulheres Preciosas Curadas para Curar” que se transformou em livro, escrito pela pastora Cleide e lançado recentemente. “Temos que nos valorizar e passar isto à diante. Somos filhas, mães, avós, donas de casa… somos múltiplas”, disse a pastora Cleide, agradecendo também o apoio do vereador Alex Rosa.

A solenidade contou com integrantes da União Feminina das Assembleias de Deus do Estado do Rio de Janeiro (UFADERJ), coordenadoras da AMAP, coaches, familiares e amigos das agraciadas. As jovens Eisla Vycent e Carolina da Silva Fonseca entoaram cânticos de louvor que foram acompanhados pelos presentes.

Porém, para muitas mulheres, o dia 8 de março não é de comemoração. A conselheira tutelar e assistente social, Elizete Morabi, destacou a atual situação no município de Duque de Caxias, levando-se em conta o alto índice de violência e de feminicídio. “Não apenas com as mulheres adultas. Temos que ter atenção também com as nossas adolescentes que vivem relacionamentos abusivos. É um número que vem crescendo a cada dia”, alertou Elizete que, na ocasião, salientou a necessidade contínua de medidas preventivas e da luta contra a discriminação.

A diretora do Conselho da Mulher, Elisabeth Maia, fez uma dinâmica mostrando que um simples abraço pode ser o início para mudar a realidade de muitas mulheres que vivem com medo e/ou ameaçadas pelos seus parceiros e que, por isso, isolam-se na sociedade. O contato e a comunicação entre elas precisam ser reforçados para que se transforme em uma grande corrente de apoio.

Já o vereador Alex Rosa enfatizou o papel da mulher e a participação efetiva do Poder Público para a criação de políticas que possam garantir-lhes a segurança, seus direitos e deveres. “Temos muitos casos de violência e esta união é fundamental, assim como desenvolvermos políticas públicas para prevenção e proteção à mulher”, disse o vereador, honrado em ter proporcionado as homenagens.