Instituto Histórico lança Revista Pilares com exposição e música

Em 05, dezembro, 2019
Instituto Histórico lança Revista Pilares com exposição e música

O lançamento da edição de dezembro da Revista Pilares da História aconteceu na tarde desta quinta, 5, no Salão de Exposições do Instituto Histórico Vereador Thomé Siqueira Barreto, na Câmara Municipal de Duque de Caxias. Ao mesmo tempo foi aberta uma exposição de pinturas e fotografia, e lançamento de livro, tudo regado a muita música.

A diretora do Instituto, Tania Maria da Silva Amaro abriu a cerimônia agradecendo a participação de todos na realização de mais um número da revista, falou da importância das parcerias culturais, principalmente, da Associação dos Amigos do Instituto, para que esse trabalho seja realizado. “É muito gratificante ver que Caxias é uma das poucas cidades que tem um trabalho como este, que mostra a força cultural de nosso município e o Instituto mantém essa tradição de portas abertas”, disse o vice presidente da Associação dos Amigos do Instituto, Antonio Augusto Braz.

Para este lançamento Tania Amaro convidou artistas que prepararam a exposição “Mostra Expontânea Reflexos de uma Década”, com pinturas dos alunos do Atelier InovArte, Fotografias de Renato Muniz com o tema – Trajetórias Femininas Negras em Duque de Caxias (Comissão da Verdade e Reparação da Escravidão Negra no Brasil – OAB Caxias). Para abrilhantar mais a festa também houve o lançamento do livro Lima Barreto: Diálogos Marginais e Identidades Periféricas, com direito a autógrafo do autor Idemburgo Frazão.
A música não ficou de fora do evento, a dupla Mário Muylaert e José Silva fizeram uma linda apresentação antes e após a cerimônia, com clássicos da música popular brasileira como, Dia Branco de Geraldo Azevedo, por exemplo.

“Estamos muito felizes em entregar mais uma edição recheada de carinho, de cada um que colaborou. Quero agradecer o presidente da Casa Legislativa, Sandro Lelis, que nos apoia para que mantenhamos esse trabalho que muito nos orgulha”, encerrou Tania.