Audiência Pública discute sobre paisagismo em Caxias

Em 27, novembro, 2019
Audiência Pública discute sobre paisagismo em Caxias

Na manha desta quarta feira, 27, a Câmara Municipal de Duque de Caxias foi enfeitada por plantas, que deram um novo ar na entrada e no plenário da Casa. Era uma pequena amostra do que pode se tornar o município, com mais verde, mais cores, pela vontade do vereador Aquiciley, que realizou uma audiência pública sobre o tema “A situação do paisagismo no município de Duque de Caxias”. O encontro reuniu representantes do governo municipal e sociedade civil.

Aquiciley fez uma fala no início da audiência fazendo comparações de Caxias com outras cidades do Brasil e do exterior, como Holambra e Paris, por exemplo. E disse que sente muita tristeza em ver Caxias com tanto lixo nas ruas. Por isso, nasceu a ideia de se fazer um estudo e convidar pessoas para discutir a atual situação do município e o que pode ser feito para melhorar, mostrando a importância de um meio ambiente harmonioso, segundo o vereador. Ele mostrou fotos de vários pontos em diferentes bairros, onde existem verde mas não há um planejamento, um trabalho de paisagismo, mostrou também outros onde ele junto com moradores deram vida, cor e transformaram em canteiros floridos. “O meio ambiente é responsabilidade de todos nós. Aqui em Caxias temos 180 praças públicas, 178 escolas municipais, se começarmos por esses locais já teremos uma grande mudança”.

Todos os participantes deram apoio e se colocaram à disposição, para ajudar a levar adiante o projeto do vereador Aquiciley em mudar Caxias. Para a bióloga Silvia Regina e o biólogo Valdeque Rocha, da Secretaria de Meio Ambiente, este é um projeto muito difícil mas com certeza será um orgulho. “O grande problema é a falta de informação, as pessoas acham que árvore só serve para dar sombra”, alerta Silvia. Valdeque falou sobre o Parque Municipal da Taquara, onde com muito orgulho contou que saem de lá 25 mil mudas todos os anos. “Defendo muito, brigo muito pela Taquara. Lá ainda é saudável, temos espécies de árvores que só se acham ali. Podemos produzir mais mudas e com certeza vamos ajudar neste projeto”.

A Secretária Municipal de Educação Claudia de Araujo Viana apresentou o projeto “Mãos à horta” que leva a todas as escolas do município um trabalho voltado para crianças de creche ao 5º ano: o plantio, cultivo e colheita. O que já mudou o cenário de muitos colégios. Para Claudia a educação é o início desta mudança e as pessoas precisam respeitar. Eduardo Feital, Secretário Municipal de Serviços Públicos, também concorda com Claudia sobre a importância da educação para o sucesso deste projeto, e diz que sua pasta está pronta para ajudar no que for preciso.

Sergio Lobato da Secretaria de Urbanismo disse que trabalha em Caxias desde 2000 e esta foi a primeira vez que trata desse assunto no município, o que o deixa muito feliz. “Temos que refazer o plano diretor do município para que possamos abranger todos os aspectos, incluindo esse tema agora.”

Além destes, a mesa ainda contou com a presença de Edir Barreto (Ebenge) e do vereador Nivan Almeida, que parabenizaram o anfitrião e também se puseram a disposição para unir forças.

Aquiciley encerrou o evento muito feliz e prometeu marcar um próximo encontro para março do próximo, ano para um balanço do que já terá sido feito.